Ajuda para trocar lâmina da plaina elétrica

Fórum dedicado a máquinas e ferramentas: Hobby e Profissionais
Responder
Querido
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Luiz Carlos Querido
Data de Nascimento: 21 Dez 1962
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Tecnico
Localidade: Cosmopolis
Estado: SP
País: BR

Ajuda para trocar lâmina da plaina elétrica

Mensagem por Querido »

Descobri que marcenaria é coisa para macho, muito macho, tem que ter muita, mas muita força de vontade e persistência, senão...

Tudo começou com a minha esposa (sempre elas...) que me pediu para fazer uma estante simples de livro para minha filha. Minha intenção era comprar um compensado e...bem, mulher manda e me fez comprar cedrinho (é...)

Cortei as tábuas de 5 x 0,30 x 002 m de acordo com o projeto (estante de 1,80x0,70x0,30) na tico-tico (estou com dificuldades de usar a bancada pois ainda não fiz nenhum jig e as reguas dela não são confiáveis, não tenho mesa extensora, etc..), riscando com o maior cuidado (com esquadro Starret), fiz uma régua de madeira para servir de guia para a tico-tico e comecei a cortar. Não sabia que a tico-tico corta torto mesmo com uma régua ou então, sou muito navalha mesmo. Bem, como as prateleira estavam um pouco tortas, resolvi nivelar com a plaina elétrica, mas nivelar na espessura é um trabalho hercúleo e resolvi então buscar utra solução e me lembrei da crosscut sled aqui e resolvi montar uma. De material eu só tinha um compensado de 6mm e como não daria para comprar um mais espesso agora, resolvi fazer om este mesmo (calma que chego na plaina....). Cortei uns sarrafos para colocar na guia da serra, colei os compensados (semana passada) e hoje resolvi montar a crooscut para trabalhar as prateleiras. Como não tinha madeira para os batentes da crosscut, fui caçar alguns em construções e achei uma tabua de pinus grossa que estava com uma madeira pregada...

Peguei o martelo para sacar a madeira e plaft, quebrou o cabo do martelo. Bem, tinha uns retalhos de madeira e resolvi fazer o cabo. Quando pego para cortar na serra de bancada, plaft, um cavaco entrou no plástico (capa da serra) e tricou, ficando um degrau. Já ia pensando em fazer de madeira mas lembrei que a coisa estava preta e resolvi consertar a capa. Peguei minha micro retifica, tirei umas rebarbas, peguei dois pedaços de arame grossos e colei com araldite. Ficou ótimo e resistente. Como estava puto, resolvi não fazer um cabo para o martelo e peguei o quebrado mesmo, espirilhei (é...) e coloquei no dito cujo. Resolvi dar um tempo e lixar as prateleiras para relaxar um pouco. Peguei a treme-treme, uma lixa ferro de 60 e comecei. Madeirinha dura esta...

Virei a prateleira e vi que tinha umas falhas que seria impossível tirar na lixa sem perder muito tempo (muito mesmo). Vou tirar na plaina. Peguei a plaina ajustei para 0,5 e comecei. De cara vi que ficou um desnivel horrível. Lembrei que tempos atrás eu troquei as lâminas pois estavam meio dentadas (muitos eucaliptos....) e achei que deveria ser o ajuste.

Procurei na rede sobre o assunto e não achei nada. Ao ver o manual da mesma, vi que quando troquei, eu não só soltei os parafusos de fixação das lâminas mas também os de altura. Comecei a desenvolver um método para ajustar o paralelismo e o nivel das laminas que consistiu em usar a própria base do esquadro que é usinada e acertar. Bem, fiquei quase que três oras nesse ajusta testa, ajusta testa e só agora cheguei num resultado que creio estar satisfatório, mas não me lembro como era antes da troca da lâmina.

Gostaria então de saber se alguém aqui já fez este ajuste, se existe uma maneira mais fácil de fazê-lo pois preciso ter esta ferramenta funcionando corretamente.
Não tenho assistência técnica aqui perto
É isso

Redelease https://www.redelease.com.br/
Fabioreis
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Fabio Reis
Data de Nascimento: 22 Jun 1966
Profissão ou ocupação: Aposentado
Localidade: Cotia, SP

Re: Ajuda para trocar lâmina da plaina elétrica

Mensagem por Fabioreis »

:loll: :loll:

Quase morri de tanto rir com o seu post ! Verdadeira obra de humor !

Isso já aconteceu comigo diversas vezes: Começo a fazer uma coisa, mas aí preciso fazer uma outra coisa antes. Aí descubro que essa outra coisa requer ainda outra coisa, e por aí vai. O dia acaba, eu só andei para trás e nem comecei a fazer o que eu realmente queria. São muitos pré-requisitos.... :doh:

Bom, eu nunca troquei a faca da minha plaina elétrica e imaginava que iria ser fácil. Enfim...

Mas já tinha assistido esse vídeo onde o Marc Spagnuolo aborda o assunto da troca da faca de uma plaina de bancada (nossa Desempenadeira) com a utilização de jigs imantados, para que a faca fique suspensa e paralela com a base da mesa enquanto ele aperta os parafusos. .

No mesmo site tem também essa versão caseira .

Espero que sirva de inspiração para você.
Abraços,
Fábio Reis.

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
Chico Xavier

Fabioreis
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Fabio Reis
Data de Nascimento: 22 Jun 1966
Profissão ou ocupação: Aposentado
Localidade: Cotia, SP

Mensagem por Fabioreis »

Esqueci uma coisinha....

Cortar uma tábua na tico-tico (mesmo com guia) é quase impossível. A lâmina entorta para um lado que só ela sabe o motivo e o corte fica todo torto.

Se você tem uma Serra de Bancada, use-a. Ela é a ferramenta ideal para esse tipo de corte.

Você só vai ter que, ANTES, arranjar umas madeiras, construir uma mesa de apoio, ajustar a altura da mesa, fazer umas canaletas, lixar tudo, etc, etc, etc.... :loll:
Abraços,
Fábio Reis.

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
Chico Xavier

Querido
Ativo

Mensagem por Querido »

Obrigado Fabio, vou ver novamente este jig para ver se entendo o lance dos imãs....

E realmente, o texto seria trágico se não fosse cômico....ou quase isso....

Mas vejo isso amanhã (putz, onde vou achar imãs.....)

Lauro
Membro Mebista
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Lauro
Data de Nascimento: 08 Fev 1970
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: cartorário
Localidade: São Paulo

Mensagem por Lauro »

Caramba, que saga :loll: :loll: . Mas não esquenta, pois acho que isso é normal. Antes, ficava preocupado com essas situações. Depois, conversando com os amigos, percebi que não sou o único enrolado :Hk: . Não sei qual é a sua plaina, mas na minha B&D o suporte das lâminas tem três riscos horizontais. Os três têm que ficar perfeitamente alinhados com o rotor. A lâmina ficará retinha e a altura ajustada. Abraços!
Lauro.

Querido
Ativo

Mensagem por Querido »

Bem, são 06:50 e só vou poder ver se tem estes riscos após as 08:30. Quanto ao jig, não entendi nada e sem chances de comprar um reloginho desses...

Querido
Ativo

Mensagem por Querido »

Bem, não achei risco algum... Tentei regular com MUITA paciencia agora ha pouco e vou fazer um teste assim que terminar aqui, pois achei que já teriam respondido alguma coisa. Depois eu digo...

Marcos
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Marcos
Data de Nascimento: 15 Nov 1949
Profissão ou ocupação: Nenhuma
Localidade: Brasilia
Estado: DF
País: Br

Mensagem por Marcos »

Querido escreveu:Mas vejo isso amanhã (putz, onde vou achar imãs.....)
No som do seu carro tem um monte deles..... :loll:
Vá em uma loja que dá manutenção em Micro Ondas. Os imãs destes aparelhos são excelentes. Melhor que eles são os que tem dentro do seu HD...
Melhor eu para por aqui, senão você vai ficar malcriado comigo ....., :fio:

Querido
Ativo

Mensagem por Querido »

Marcos escreveu:
Querido escreveu:Mas vejo isso amanhã (putz, onde vou achar imãs.....)
No som do seu carro tem um monte deles..... :loll:
Vá em uma loja que dá manutenção em Micro Ondas. Os imãs destes aparelhos são excelentes. Melhor que eles são os que tem dentro do seu HD...
Melhor eu para por aqui, senão você vai ficar malcriado comigo ....., :fio:
:fio:

Bem, eu fiz o seguinte: coloquei oito pedaços de fita adesiva (durex) sobrepostas num ponto do gabarito de ajuste que montei, de modo que a somente a parte com o durex encostasse nas lâminas. Ajustei as laminas para encostar no durex e travei. Posicionei o gabarito sem os durex para ver o gap e vi que tinha abertura (um gap mas não tenho calibre, mas creio que de uns 0,3 mm). Testo na madeira e continua retirando material, so que agora menos do que antes. Vou adicionar mais uns 3 pedaços de durex e ver se melhora.

Com os imãs já vi que não daria certo pois, o ajuste seria com as lâminas encostando nos imãs, certo? Então, eu fiz este ajuste com as laminas encostando no gabarito e dá o problema que citei, comer madeira em zero. Talvez a força centrífuga devido à velocidade, cause alguma torção ou deslocamento no cilindro e o mesmo tenha sua tangente da mesa deslocada alguns mícrons, só pode.

Aguardem....( estantezinha cafona)

Responder

Voltar para “Máquinas, Ferramentas, Review, Hobby e Profissional”