Desengrosso x Drum Sander - opostos ou semelhantes ?

Fórum dedicado a máquinas e ferramentas: Hobby e Profissionais
Responder
Marcos
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Marcos
Data de Nascimento: 15 Nov 1949
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Nenhuma
Localidade: Brasilia
Estado: DF
País: Br

Desengrosso x Drum Sander - opostos ou semelhantes ?

Mensagem por Marcos »

Gostaria de tentar esclarecer uma dúvida sobre Desengrosso tipo plaina como são o Makita e o Delta dentre muitos e os equipamentos dotados com um rolo e lixa que servem para desbaste - Drum sander home made.

Eles são equipamentos com resultados equivalentes ou máquinas com finalidade completamente diferente? Eu sei que um faz o desbaste com lâminas e o outro com lixa, mas os finalmente me parecem ser a mesma coisa, guardadas as proporções quanto ao item eficiência de um e outro.

Resumindo: Quem tem um Desengrosso precisaria de Drum Sander? Considere que ambos tem a mesma capacidade de "boca" e a maior espessura do material não passaria de 18 cm de altura.

Redelease https://www.redelease.com.br/
Mila
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Artur
Data de Nascimento: 19 Set 1969
Hobby: Artesanato
Profissão ou ocupação: Marcenaria
Localidade: Campo Belo
Estado: MG
País: BR

Re: Desengrosso x Drum Sander - opostos ou semelhantes ?

Mensagem por Mila »

Marcos.
Esta pergunta sua é muito interessante.
O que vou te falar é com base em conhecimentos práticos que já observei no dia-a-dia ao trabalhar com meu desengrosso da makita.
O Drum-sander eu nunca tive um, mas já tive oportunidade de experimentar um de um colega marceneiro que o possui.
Apesar de ter uma semelhança entre o desengrosso e a lixadeira de rolo, ambas tem algumas diferenças.
No que se refere à semelhança, você mesmo já sabe: é que as duas servem para desbastes da madeira.
Agora no que se refere à diferença é o seguinte:
O desengrosso leva vantagem no quesito maior capacidade de desbaste da madeira, ou seja este da Makita e acredito que também qualquer outro de outra marca é capaz de desbastar até 3 mm de madeira por passadas. Já no de lixadeira o desbaste já é bem menor.
Uma outra diferença é que no desengrosso você precisa se preocupar em passar a madeira no sentido à favor dos veios da madeira, pois principalmente se as lâminas estiverem mais gastas irá acontecer da madeira ficar mais áspera. Já no de lixadeira independe do sentido dos veios (das fibras) da madeira. Nisto o de lixadeira já leva mais vantagem. Agora se as lâminas estiverem bem afiadas e se passar o desengrosso no sentido a favor dos veios, aí neste caso dispensa até o lixamento posterior da madeira.
Abraços
Há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia. - XEIKISPIR

Fabioreis
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Fabio Reis
Data de Nascimento: 22 Jun 1966
Profissão ou ocupação: Aposentado
Localidade: Cotia, SP
Estado: SP

Mensagem por Fabioreis »

Marcos,

O Mila já falou tudo: a diferença está na quantidade de material que você consegue retirar por passada.

Um outro aspecto que pode ser levado em consideração: Um Drum Sander dá para construir, um desengrosso é bem mais complicado.

Eu também só tenho o desengrosso da Makita e faço o lixamento com orbital/roto-orbital.
Abraços,
Fábio Reis.

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
Chico Xavier

Marcos
Ativo

Mensagem por Marcos »

Amigo Fabio e Mila, é que entrei no Walmart hoje para comprar um metro de velcro - R$ 10,90 - autoadesivo para usar na lixadeira e claro passei na seção ferramentas. Lá esta um desengrosso Makita e só de brincadeira perguntei o preço para compara com a loja do japa... R$ 1.850,00 em seis vezes... sem frete, pois estava na mão: comprei, mas ainda nem liguei o dito cujo, mas a pergunta é porque estava no meio do projeto de uma Drum ... acho que vou abortar.... pois parece que não vou precisar, certo?

Agora uma coisa que li lá no outro Fórum é que a madeira precisa estar livre de cimento, pregos e etc. - estas partes é fácil de entender, mas foi comentado que deveria estar desempenada e poderia usar uma plaina manual ou estacionária ... esta parte fiquei boiando ??? Pensei que serviria também para desempenar/acertar a madeira.

Mila
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Artur
Data de Nascimento: 19 Set 1969
Hobby: Artesanato
Profissão ou ocupação: Marcenaria
Localidade: Campo Belo
Estado: MG

Mensagem por Mila »

Marcos.
Quem tem um desengrosso com uma lâmina afiada dispensa muitas das vezes até lixamento. E estando nesta situação, fazer um Drum-sander é até desnecessário. Puro capricho. Uma coisa de fato que é preciso se atentar é não passar a madeira suja de cimento ou com prego no desengrosso. Já acertei lâmina do meu desengrosso com prego e deu um pequeno dente na lâmina. O que acontece depois é que, quando passamos a madeira depois, onde deu um dente na lâmina vai criar uma estradinha em alto relevo na madeira de fora a fora, deixando-a com um aspecto feio na textura da madeira. Aí é só corrigindo mesmo na lixa depois.
uma outra coisa que você deve observar com o passar do tempo é o seguinte: quando você começa a usar o desengrosso novo, toda madeira corre leve e solto. Com o passar do tempo acaba um pouco a afiação da lâmina e aí acaba você tendo que dar uma ajudinha pros rolos que puxam a madeira e empurrar a madeira um pouco. Agora quando você chegar a ter que fazer esforço para a madeira correr no desengrosso, a verdade é que não tem nada a ver com enceramento da mesa de metal do desengrosso. Você tem que virar as lâminas (elas são dupla-face) ou ter que amolar as que já estão gastas.
Uma outra observação é que o desengrosso ajuda muito no desempeno, mas se a madeira original já estiver bem empenada , acaba que o desengrosso vai tirar uma casquinha da madeira, mas ao mesmo tempo irá trabalhar a madeira no seu seu contorno, ou seja, o desengrosso vai fazer a madeira que estiver empenada correr empenada, e a mesma continuará empenada no final.
Taí o motivo pelo qual algumas pessoas passam plaina na madeira para desempená-la primeiro. Pelo menos desempenar por um pouco, caso esteja muito empenada. Aí sim, o desengrosso tira o casqueirinho e desempena a madeira.
Há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia. - XEIKISPIR

VANGODIAS
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Vanderley
Data de Nascimento: 09 Jan 1962
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: Contador
Localidade: Senador Canedo
Estado: Go

Mensagem por VANGODIAS »

Caro Marcos se já estava na metade da montagem de uma lixadeira de rolo, acho que deve terminar, o desengrosso vai "comer" a madeira e você vai fazer o acabamento na lixadeira, você vai poder lixar madeira em espessura muito fina, coisa que não irá conseguir no desengrosso, mesmo que coloque uma outra madeira por baixo pra dar a altura mínina, pode acontecer da madeira rachar, quando a espessura dela é muito fina, na lixadeira ela não vai rachar, pois a pressão/impacto sobre ela é menor.
"Na vida, não vale tanto o que temos, nem tanto importa o que somos.
Vale o que realizamos com aquilo que possuímos e, acima de tudo, importa o que fazemos de nós!"
(Chico Xavier)

Fabioreis
Ativo

Mensagem por Fabioreis »

Marcos,

À rigor, o Desengrosso desengrossa e a Desempenadeira desempena. O ideal é ter a duas máquinas.

Isso porque quando você coloca uma madeira empenada no Desengrosso, roletes prensam a madeira contra a mesa e quando a madeira chega na faca, ela já está desempenada.

No entanto, se o empenamento não for exagerado e você der vários passes bem leves, você consegue resultados razoáveis.

Mas como disse o Vango, se você já está com seu Drum Sander quase pronto, não deixe de terminá-lo pois vai ser útil (apesar de que se o empeno for exagerado, nem ele vai conseguir resultados perfeitos - aí só na Desempenadeira mesmo).
Abraços,
Fábio Reis.

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
Chico Xavier

Marcos
Ativo

Mensagem por Marcos »

Vango, tudo bem entendido meu amigo e Cicerone para as faxinas de Goiânia... desta vez viramos a cidade de pernas para o ar hei?

Fabio, me aconteceu uma coisa aqui semana passada. Estou construindo um jig para Tenon Mortise com tupia e par isto precisei de dois pedaços de madeira de 50 cm de altura e usei uma sobra de vigota 10 x 15, que cortei ao meio, justamente para ter certeza que estaria usando materiais da mesma espessura. A bandida de um empeno mínimo, coisa de 1 ou 2 mm, mas para o fim a que se destinava não faria diferença: seriam as duas laterais de subida e descida do carrinho para tupia.

Como disse, cortei ao meio - dentro do esquadro, conferi na pedra de mármore... nem uma gretinha, tudo certo. Fiz o sulco em uma e depois na outra... Me lasquei.
Não prestei atenção e ao invés de fazer o sulco onde fiz o tal corte no centro, fiz do outro lado... resumo, 1 mm de desvio de cada lado = 2 mm de empeno... Quando se juntam as duas peças, fica aquela barriguinha safada bem no meio... coisa de principiante, mas já sei como acertar: Vou fazer um regime na guias, com a serra circular de bancada.

andreguerra
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Andre Guerra
Data de Nascimento: 02 Out 1984
Hobby: Design
Profissão ou ocupação: Designer de Produto
Localidade: Rio de Janeiro
Estado: RJ

Mensagem por andreguerra »

VANGODIAS escreveu:Caro Marcos se já estava na metade da montagem de uma lixadeira de rolo, acho que deve terminar, o desengrosso vai "comer" a madeira e você vai fazer o acabamento na lixadeira, você vai poder lixar madeira em espessura muito fina, coisa que não irá conseguir no desengrosso, mesmo que coloque uma outra madeira por baixo pra dar a altura mínina, pode acontecer da madeira rachar, quando a espessura dela é muito fina, na lixadeira ela não vai rachar, pois a pressão/impacto sobre ela é menor.

Vangorias. Como funciona isso de colocar uma Madeira em baixo. Êh só passar junto ou tem que colar? Com uma dupla face por exemplo?

Testei e minha plaina esta com altura limite de 8 mm. E precisava chegar em 6 mm nas madeiras que eu to fazendo.

Grande abraço.

Fabioreis
Ativo

Mensagem por Fabioreis »

André,

A suporte é para você aumentar a altura da mesas (consequentemente diminuindo a altura mínima do corte).

Você coloca o suporte por dentro da máquina, cobrindo as duas mesas e travando na entrada com um calço para ela não deslizar quando você alimentar a máquina. O calço fica do lado de fora, abaixo da linha da mesa de entrada e a tábua cobre as duas mesas por dentro da máquina.

Fiz um desenho meio tosco, mas acho que você vai entender (Arquivo em Sketchup).
Abraços,
Fábio Reis.

Chico Xavier

Marcos
Ativo

Mensagem por Marcos »

Fábio, bom dia. ão tenho o programa instalado. Tem como ver o arquivo do Sketchup via algum site???
andreguerra escreveu: Êh só passar junto ou tem que colar? Com uma dupla face por exemplo?
André vi um vídeo do outro Fórum onde diz exatamente o que o Fábio citou e sugiro que faça uma peça de mdf SEM REVESTIMENTO com calços na entra e outra na saída - tipo mesa complementar. Manda uma boa lixada (220 depois 320 pelo menos), limpa e depois seladora para deixar a face do mdf lisa que nem quiabo para facilitar o deslize da peça. NÃO ESQUECE que tem que ser tudo com cola. Nada de metal ou revestimento do MDF, para preservar a sua lâmina...

strada
In Memoriam
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): strada
Data de Nascimento: 17 Fev 1955
Hobby: plantas
Profissão ou ocupação: marceneiro estofados
Localidade: cotia
Estado: sp
País: br
Contato:

Mensagem por strada »

Apenas minha opiniao discordando dos colegas em alguns pontos

1- desengrosso de facas ou de lixas nao desempena nada, nao endireita nada , apenas aparelha .

2- é possivel fazer um gabarito onde voce tem uma peça maçica, firme como face na parte de baixo e prende a sua peça para que a face de cima saia alinhada

3- Madeiras bem serradas e de boa qualidade pode ir direto em qualquer uma delas
4 A quantidade de desbaste depende do modelo , porte da maquina, uma makita para hobby maximo 3mm , uma desengrosso 60 invicta até 1cm, conforme velocidade de avanço mais ou menos .

5- A de lixa sendo de maior porte come ate mais de 3mm da makita hobby e fará o mesmo serviço
6- Diferença no acabamento , com facas afiadas, madeiras boas , sai praticamente lixada e na de lixa a lixa sairá mais riscado pois a grana é alta para desbastar mais
7- Mesmo saindo bem aparelhado , apenas facilita o trabalho mas tem de lixar .
8-O ideal assim como desempenadeira mais desengrosso é ter as duas , de faca e de lixas
lixar é a parte mais chata e facilita em muito
9-O apoio de madeira embaixo como suporte serve para que voce consiga aparelhar espesura muito finas pois sem o apoio os roletes acabam mordendo a peça
10- nao coloque peças menores do que o comprimento entre rolos , diminua a velocidade e vá colocando uma atras da outra porque mesmo pequenas as peças vai morder nas ponmtas
11- nao marque bobeira , nao fique com a cara , o corpo na frente da maquina, fique ao lado , ocorre com frequencia a madeira lascar, virar, etc... e se estraçalhar no rolete lançando no cidadao

strada
In Memoriam
Contato:

Mensagem por strada »

já se passaram dez minutos para editar ?
OOOO vida!!!

mais um detalhe , na lixadeira da mesma forma tem de olhar os veios da madeira sim ,e madeira peluda , pega um cedro peludo , nao tem o que salva
Aqui algumas dicas simples que ajudam para desempenar , no caso ele tem a desempenadeira mas a largura nao dá ou o tipo de empenamento dificulta

http://www.youtube.com/watch?feature=pl ... 0AL3GdKfxw
Editado pela última vez por Lauro em Qui Ago 29, 2013 1:18 am, em um total de 1 vez.
Razão: Exibição do vídeo diretamente no tópico.

Fabioreis
Ativo

Mensagem por Fabioreis »

Trouxe o desenho para cá:
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Abraços,
Fábio Reis.

Chico Xavier

VANGODIAS
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Vanderley
Data de Nascimento: 09 Jan 1962
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: Contador
Localidade: Senador Canedo
Estado: Go

Mensagem por VANGODIAS »

Andre, peço desculpas, só agora vi sua indagação, como o Fábio, Strada e o Marcos, já disseram tudo,
é isso mesmo, boa sorte nas madeiras finas.
"Na vida, não vale tanto o que temos, nem tanto importa o que somos.
Vale o que realizamos com aquilo que possuímos e, acima de tudo, importa o que fazemos de nós!"
(Chico Xavier)

Vespasiano
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Luiz Carlos
Data de Nascimento: 13 Ago 1963
Profissão ou ocupação: Telecomunicações
Localidade: Agora em Peruíbe

Mensagem por Vespasiano »

Muito interessante esse tópico!!!
Boas dicas.

Gostei do vídeo de como desempenar.

As técnicas eu estou adquirindo, só estão faltando as máquinas... :doh:

Valeu pessoal! :up:

Abraço,
Vespa

Marcos
Ativo

Mensagem por Marcos »

Dependendo do tipo e tamanho (peças menores) do material uma solução muito interessante é o Taper jig.
Dos muitos vídeos e produtos comerciais que vi, gostei e estou construindo um similar ao do vídeo.
Me faltavam os grampos ( Toogle Clamp ) que por coincidência chegaram hoje.

fabriciomr
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Fabrício
Data de Nascimento: 19 Jan 1983
Profissão ou ocupação: Funcionário Público
Contato:

Mensagem por fabriciomr »

Olha só, em minhas pesquisas li relatos de perigo com a desengrossadeira de laminas na hora de se trabalhar com segmentados, causando descolamento e arremesso da peça.

Dê uma lida nisso também: http://www.thewoodwhisperer.com/article ... he-planer/

Acredito que você deva terminar a drum Sander também.
Aprendendo sempre!
Às vezes a necessidade de ter uma ferramenta melhor é puramente vontade de satisfazer o nosso ego
http://diadesseslaemcasa.blogspot.com.br/

silvio56
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): silvio
Data de Nascimento: 29 Set 1956
Hobby: Tornearia
Profissão ou ocupação: aposentado
Localidade: Sao Paulo
Contato:

Mensagem por silvio56 »

Meus amigos, em se tratando de desengrosso de pequenos filetes ou ripas para segmentados ou até marchetaria, eu não dispenso um desengrosso de rolo. Nunca trabalhei com maquinas de laminas, aliás nem sei trabalhar com elas, acredito até que sejam mais praticas e com acabamentos melhores, até sem a necessidade da lixa. Porém em matéria de segurança e economia sou mais uma de rolo, até a minha Estrovenga da de 10.. É só uma opinião de quem só utiliza para pequenas peças.
Este tópico é ótimo, e o tema esta abrangendo todos os problemas.
Muito bom Marcão :up: :up:
Silvio
Nada sei, observo muito, quase tudo aprendo, tudo que posso ensino

Web site

Marcos
Ativo

Mensagem por Marcos »

Fabricio, muito interessante e até estressante ver os comentários e fotos, mas acredito sinceramente que estes problemas são originados pela forma de uso do equipamento, que não foi projetado para aquele fim.
Nos comentários tem este: do user IAN
..." My solution is to clean up the end grain boards as much as possible with a scraper or hand plane. Then solve the first 2 problems by gluing 2 co-planer sacrificial rails 2-3 feet long to the sides of the board and take ultra light passes."

Ele começa dizendo que tenta ao máximo usar ferramentas manuais, como a plaina. Além disto ele faz várias recomendações sobre não inserir peças pequenas e nem material empenado. Aliás, isto foi dito também pelo Strada. No caso de peças pequenas, elas vão acompanhadas de "peças de sacrifício" coladas e regular para o mínimo possível de contato com as lâminas, além de outras recomendações.

Agora, quando abri o post, não tinha dúvidas que deveria continuar com o meu desengrosso de rolo ( se o Silvio usa, é bom ), mas gosto de colocar lenha na fogueira para ver a opinião dos amigos e aprender um pouco mais. Pena que não consegui as medidas do desengrosso do Miranda - pois fiquei muito impressionado com aquele projeto e com a parte da elevação da mesa. Aqui vai ser mais tabajara, mas vai dar para o gasto, espero.

Fabioreis
Ativo

Mensagem por Fabioreis »

fabriciomr escreveu:Olha só, em minhas pesquisas li relatos de perigo com a desengrossadeira de laminas na hora de se trabalhar com segmentados, causando descolamento e arremesso da peça.

Dê uma lida nisso também: http://www.thewoodwhisperer.com/article ... he-planer/

Acredito que você deva terminar a drum Sander também.

Esse caso citado pelo Fabrício aborda outro aspecto do Desengrosso, mas não menos importante: O Marc Spagnuolo orienta para que nunca se alimente o desengrosso para que a operação de desbaste seja feita no topo da madeira.

Eu nunca tive a necessidade de fazer esse tipo de desbaste, e é ótimo saber que não deve ser feito.
Abraços,
Fábio Reis.

Chico Xavier

Redbaron
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Carlos Eduardo
Data de Nascimento: 27 Nov 1957
Hobby: tornearia
Profissão ou ocupação: Técnico mecânico
Localidade: São Paulo

Mensagem por Redbaron »

Na minha opinião os dois são complementares, mas a lixadeira de rolo leva vantagem em muitos casos, pois esta pode ser usada em qualquer tipo de madeira, principalmente se tiver nós, o que no desengrosso pode ser um perigo, o mesmo acontece com pregos e outras surpresas. Não tenho certeza, mas parece que no desengrosso (tipo makita) não se deve usar madeiras resinosas e nem verdes. Para pequenas peças coladas, geralmente o desengrosso não é recomendado, pois num caso de descolagem o estrago pode ser grande. Se tiver que optar eu preferencialmente faria primeiro uma lixadeira de rolo e se tivesse o dim dim sobrando optaria por comprar o desengrosso.
Pedro
"O impossível foi criado em seis dias "
"Errar é humano, acertar é divino"

Marcos
Ativo

Mensagem por Marcos »

Redbaron escreveu:Na minha opinião os dois são complementares, mas a lixadeira de rolo leva vantagem em muitos casos...
Opinião interessante... vamos ver no que dá.

Vespasiano
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Luiz Carlos
Data de Nascimento: 13 Ago 1963
Profissão ou ocupação: Telecomunicações
Localidade: Agora em Peruíbe

Mensagem por Vespasiano »

Redbaron escreveu: mas parece que no desengrosso (tipo makita) não se deve usar madeiras resinosas e nem verdes.
Pois é, apesar de eu particularmente gostar do pinus resinoso, aquele que cola na mão ao manusear, posso imaginar como ficariam as lâminas de um desengrosso em apenas 5 passadas dessa madeira...

Abraço a todos,
Vespa

strada
In Memoriam
Contato:

Mensagem por strada »

A questao de madeira resinosa
pode passar sim , sem problemas
O que ocorre é falta de limpeza.manutençao.
a madeira é resinosa, tem de usar um produto na mesa tipo silicone, sebo, parafina, e no final do serviço , do dia, como os japoneses,

limpeza :Brv:
Usar a maquina ate a resina colar os rolamentos dá chabu mesmo.
O mesmo vale para madeira molhadas .

A questao dos nós se ele esticvver soltoou quase vai dar chabu tambem
E na frente da maquina nao é para ficar admirando

Cada maquina tem a sua função
a lixadeira é mais para acabamento final e a desengrosso o nome diz desengrossar

Responder

Voltar para “Máquinas, Ferramentas, Review, Hobby e Profissional”