Ontem a noite (levei dura da patroa fiquei até meia noite ma oficina e esta super frio aqui uns 12 graus) por fim consegui testar meu jig para furo quadrado ou como chamam os primos ricos, atachment mortizing for drill press.
impressões:
1. Embalagem do Jig.
Apesar de eu quase nunca considerar este quesito na compra de uma ferramenta neste caso acho interessante fazer algumas observações, pois como é um jig relativamente pesado, deve chegar próximo a 10 kg, e vai ficar guardado por tempo considerável, e apos uso deverá voltar ao armário, e, por conter peças pequenas, bem como suas brocas especificas, achei muito bom que viesse em um case de plástico duro onde as peças se encaixam e fiquem firmes para ser armazenado devidamente em seu local na oficina.
Assim neste quesito acredito que a Delta acertou perfeitamente em fazer um case de qualidade.
2. Montagem do Jig.
O manual, que está em inglês, por suposto né, é suficientemente ilustrado para que vendo as figuras o peão consiga montar. Foi o que eu fiz. fui vendo figurinhas e seguindo o passo a passo. funcionou perfeitamente. Confesso que antes de ontem tentei fazer uma montagem rápida sem nem olhar no manual, até consegui mas me deu muito mais trabalho.
Seguindo o manual não demorei mais que 5 minutos para montar o jig todo na furadeira. Tempo que considero rápido.
Uma vez o Jig montado, demorei um pouco mais para poder fazer o setup para poder realmente utilizar. Ou seja, alinhar formão, colocar a guarda no esquadro, em suma, desde o inicio até começar o furo demorei uns 10 a 15 minutos.
3. O uso do Jig.
O trabalho com o JIg depois de feito o setup é relativamente fácil, e funciona perfeitamente, lembrando que fiz o teste com madeira dura, corta perfeitamente. faz o furo no esquadro não empena o formão. A força aplicada no eixo da furadeira não é tão grande assim que possa dar problemas no mesmo.
Corta perfeitamente.
Bom vamos aos "PORÉNS"...
Porém tenho que fazer umas observações para o uso do mesmo, para nós simples mortais tupiniquins né.. rs.
1. A furadeira
faz toda a diferença no uso do jig. Se vc não tem pelo menos uma FB16 nem pensar. Salvo se vc fizer uma adaptação como a do Mattias Wendel.
A minha furadeira é uma FB16 da Somar, que é exatamente a mesma Pratika ou a motomil ou qualquer fb 16 do mercado hoje.
Ela tem um pequeno jogo no eixo então quando o formão encosta na madeira ela da um pequeno desvio tirando o mesmo do esquadro, por isso é necessário descer devagar e quando encostar forçar ele para voltar ao esquadro.
A mesa dela é muito pequena, quando vc faz o setup do jig o espaço entre a guarda e a broca acaba ficando muito pequeno, então se o seu fura for mais para o centro de uma peça larga vc não conseguiria fazer. Porém tentei fazer o trabalho sem a guarda, usando uma guarda de madeira, funcionou razoavelmente bem, mas sofre-se com a dificuldade de voltar a broca/formão, que levanta toda a peça.
A mesa não tem firmeza suficiente e ao forçar a broca ela tente a empenar para baixo, o que faz com que o furo saia do esquadro, o que foi resolvido com um suporte de madeira debaixo da mesa.
Ou seja, a furadeira faz toda a diferença no uso do JIG.
Com a FB 16 é possível usar mas sabendo que vai ter certas limitações.
2. Necessidade de cuidados
As brocas e formões necessitam de um cuidado especial ao ser manuseados, pois fazem toda a diferença no uso do JIg. são pontas muito afiadas, e consequentemente finas, se estas ficarem batendo acabariam por amassar e consequentemente maior dificuldade com os cortes.
Conclusão.
O Jig funciona perfeitamente. Tendo uma dificuldade em sua montagem e setup que só justifica seu uso se for fazer de 4 furas para cima, menos que isso não vale a pena montá-lo.
A furadeira faz toda a diferença no exito da aplicação do mesmo, sendo possível usar com uma fb16 mas reconhecendo suas limitações. Limitações estas que podem ser agravadas ainda mais se o manuseio do jig não for cuidadoso, causando nas brocas e formões amassados nos cortes.
Recomendo o uso do mesmo com toda certeza, principalmente para quem tem uma furadeira de qualidade.