Velocidade variável em tupia

Fórum dedicado a máquinas e ferramentas: Hobby e Profissionais
Responder
psored
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Edmilson
Data de Nascimento: 28 Out 1979
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Técnico Informática
Localidade: Presidente Prudente
Estado: SP
País: BR

Velocidade variável em tupia

Mensagem por psored »

Boa Noite, Pessoal

Estou para comprar uma tupia de coluna e gostaria de saber se a velocidade variável é indispensável, ou posso comprar uma com velocidade fixa e vou poder trabalhar com todo tipo de madeira? Modelos que estou querendo comprar rp0900 ou mrp 102 da makita.

Desde já agradeço
Edmilson

Redelease https://www.redelease.com.br/
microscheme
In Memoriam
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): João Batista de Oliv
Data de Nascimento: 01 Jan 1963
Hobby: Marcenaria e Tornearia
Profissão ou ocupação: aeroportuario
Localidade: Guarulhos

Re: Velocidade variável em tupia

Mensagem por microscheme »

. . .

mano

tupias sempre funcionam com velocidade cheia; sem controle de rotação

se nunca trabalhou com uma, cuidado com a segurança, pois além das tupias, todos os equipamentos
elétricos manuais são 100% perigosos; esteja sempre alerta
blz . . .

abraços

. . .
MicroScheme
I'm Going Slow . . . Forever Sloooooooooooow

Adenilson
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Adenilson
Data de Nascimento: 25 Mai 1968
Profissão ou ocupação: Vendas
Localidade: Tanabi
País: Br

Mensagem por Adenilson »

se for fresar somente madeira acho que vai de boa, mas se quiser fresar plastico ou sintéticos ai a variação seria interessante.
Adenilson Salmo da Silva
------------------------------------------------------------

Deus é Amor - Apóstolo João
Tudo o que se faz por amor acontece além do bem e do mal - Nietzsche
Ame e faça tudo o demais - Santo Agostinho

MSoares
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Marlon
Data de Nascimento: 15 Set 1965
Profissão ou ocupação: professor
Localidade: Guarapuava
Estado: PR
País: Br

Mensagem por MSoares »

Psored, é um visão equivocada a de que "tupias sempre funcionam com velocidade cheia; sem controle de rotação".

Controle da velocidade é interessante em qualquer ferramenta, em especial numa tupia. Vou citar algumas razões:

1. Quanto maior o diâmetro de corte da fresa, mais baixa deve ser a rotação. Pois, não apenas em termos funcionais, mas principalmente por questão de segurança, a velocidade que de fato interessa não é o r.p.m., mas a velocidade periférica, que aumenta conforme aumenta o diâmetro de corte da fresa.

2. Fresas de qualidade inferior, por questão de segurança, devem sempre ser usadas na menor velocidades possível. (A bem da verdade, devemos evitar ao máximo o uso de fresas de baixa qualidade.)

3. Para madeiras mais duras são indicadas velocidades menores. Até porque, se você não tem prática, velocidade maiores facilitam a "queima" da madeira.

4. Com o uso, mesmo fresas de ótima qualidade, perdem a capacidade de corte e, com a redução da velocidade, é possível utilizá-las por um bom tempo sem "queimar" a madeira.

5. O controle de velocidade permite que você dite o ritmo de avanço da tupia sobre a madeira, sem tal controle, quem dita a velocidade é o conjunto tupia/fresa. O que, para alguns, trás desconforto e/ou insegurança.

6. Velocidades menores implicam em menor ruído, o que, em determinados horários e/ou lugares, é altamente recomendável.

7. Velocidades maiores, principalmente em fresas maiores, causam maior vibração (principalmente se forem fresas de qualidade inferior), causando um desgaste prematuro na ferramenta.

8. Ferramentas com controle de velocidade, muitas vezes, têm partida suave, por isso não dão tranco forte quando ligadas.

9. Possibilidade de fresar outros materiais além de madeira. (O que já foi bem lembrado pelo Adenilson.)

Lauro
Membro Mebista
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Lauro
Data de Nascimento: 08 Fev 1970
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: cartorário
Localidade: São Paulo

Mensagem por Lauro »

Não sou um usuário assíduo da tupia, mas a minha B&D tem controle de velocidade e uso muito, principalmente para madeiras maciças. Quanto mais dura, menor a velocidade aplicada. Mesmo para MDF, que odeio passar na tupia, mas de vez em quando acabo fazendo, não uso a velocidade mais alta, pois cega a fresa rapidinho. Abraços!
Lauro.

Fabioreis
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Fabio Reis
Data de Nascimento: 22 Jun 1966
Profissão ou ocupação: Aposentado
Localidade: Cotia, SP

Mensagem por Fabioreis »

Eu tenho a mesma B&D do amigo Lauro e sempre ajusto a velocidade da tupia de acordo com o que estou fresando.

Se a fresa é grande e/ou a madeira é dura, tem que reduzir a velocidade para não queimar a madeira.

Eu acho que o controle de velocidade é opção interessante e uso sempre que necessário.
Abraços,
Fábio Reis.

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
Chico Xavier

Dagoonun
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Dagoberto
Data de Nascimento: 03 Nov 1959
Profissão ou ocupação: Ex Analista
Localidade: Sao Paulo

Mensagem por Dagoonun »

Ola Pessoal!!! só acrescentando um pitaco que, com ou sem controle de velocidade, é importante lembrar que deve-se fazer varias "passadas" e ir aumentado a area de corte, preserva a fresa, não queima a madeira.... e reforçando, é um equipo para se usar com o maximo de cuidado e segurança!!!!

Dagoberto.

...o importante é tentar, as vezes não dá certo, tenta de novo com outra tecnica, enfim tentar,... quem não tenta, não faz!!!!, aprender sempre!!!!!

psored
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Edmilson
Data de Nascimento: 28 Out 1979
Profissão ou ocupação: Técnico Informática
Localidade: Presidente Prudente

Mensagem por psored »

Muito obrigado pela ajuda pessoal, acho que vou acabar ficando com uma q tenha controle de velocidade mesmo entao, tanto pela questao da seguranca qto pela possibilidade de trabalhar com outros materiais....queria comprar uma makita mas acho q vou acabar ficando com a black decker mesmo......a makita com controle de velocidade ta passando dos 1000.......ai o bolso reclama......kkkkk

Grande abraco a todos,
Edmilson

Responder

Voltar para “Máquinas, Ferramentas, Review, Hobby e Profissional”