Pessoal,
A régua de pedreiro apresenta alguns inconvenientes:
1 - Como já disseram, é alta demais. Somada à altura do grampo limita um pouco a profundidade do corte. Mas esse não é o maior problema, pois normalmente estamos serrando chapas de no máximo 18 mm.
2 - Ela é oca e acaba amassando com a colocação dos grampos. Quando ela amassa cria uma barriga na face que deveria ser plana.
3 - Essas réguas costumam ter 2 metros. Aí é que o bicho pega: uma chapa de MDF, por exemplo, tem 2,75. Não dá para cortar.
4 - As réguas são mais fáceis de guardar do que os gabaritos de madeira que eu já andei vendo por aí.
Eu comprei uma barra de alumínio de 1 1/4 x 3/16. Essa barra tem 6 metros de comprimento. Cortei em 3 pedaços, fazendo 3 réguas: uma de 3 metros (dá para serrar uma chapa), uma de 2 metros (é a que mais uso) e uma de 1 metro. Uso de acordo com o tamanho da madeira que estou cortando, evitando que sobre muita régua para fora da madeira, o que acaba empenando a régua.
Quanto ao gabarito, Mauro, eu fiz o risco tem que ser feito com a própria serra circular, regulando a altura da lâmina para cortar apenas uns 3 mm (podia ser até a metade da peça). É importante fazer o gabarito com o próprio disco que você vai usar, pois as lâminas têm espessuras que podem variar. Fazendo o gabarito com o próprio disco você tem a noção correta de onde a serra vai passar e pode ajustar o gabarito para deixar o pedaço a ser cortado na medida correta. Um erro muito comum é não levar em conta a espessura da serra e a madeira sai com cerca de 2 a 3 mm a menos.
Você pode observar na foto que o gabarito foi posicionado deixando a serra passar à esquerda da linha de corte.
Isso significa que o pedaço da direita vai ficar na medida correta.
Quanto à facilidade de compra você tem razão. Esses perfis só são vendidos em lojas especializadas. Eu não estou com o nome da loja onde eu comprei o meu, mas se alguém tiver interesse eu posso procurar. Fica em São Paulo, na saída para a Via Anchieta. Eu pedi para eles cortarem a barra ao meio para eu poder trazer. Custa em torno de R$ 45,00 (não me lembro ao certo, pois comprei mais coisas).