MLT100 ou DW745?

Fórum dedicado a máquinas e ferramentas: Hobby e Profissionais
Responder
arnaldo
Ativo
Mensagens: 66
Registrado em: Qui Fev 07, 2013 1:01 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Arnaldo
Data de Nascimento: 21 Dez 1970
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Analista
Localidade: Sao Paulo
Estado: SP
País: BR

MLT100 ou DW745?

Mensagem por arnaldo »

bom dia amigos!!


ja tive uma excelente skill 3610 há uns anos atrás... vendi pois fiquei uma temporada fora do país.. voltei, e para não ficar parado, acabei montando uma bosch invertida, o que tem me atendido razoavelmente bem, porém, como eventualmente preciso desmonta-la , para desdobrar chapas, penso em adquirir uma serra de mesa "definitiva", e deixar a bosch para a função correta :lol:

MLT100 ou DW745 ?

O que me seduz na MLT100 é o tamanho e a mesa deslizante na esquerda. O site da Makita diz que o motor tem partida suave, e pelo que tenho visto nos videos na internet, a parada é rapida, o que conta muitos pontos pra mim. De pontos negativos, já ouvi falarem que não é muito precisa!

Já na DW745, o que me seduz é a guia paralela, bastante robusta e precisa. Porém, dizem que ela é barulhenta, e o controle de poeira é muito ruim. E não conta nem com partida suave e parada rapida. O pequeno tamanho até dá para compensar fazendo extensões.

Meu uso: hobby... pretendo fazer, no máximo, um guarda roupa, estante, mesinhas, etc.

Estou pendendo para a MLT... Parece-me ser mais confortável de usar. Fico apenas com receio dela apresentar folgas ou imprecisão.

Redelease https://www.redelease.com.br/
Avatar do usuário
XISLAIR
Ativo
Mensagens: 2152
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 6:21 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): XISLAIR
Data de Nascimento: 24 Jul 1978
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Militar
Localidade: Brasília
Estado: DF
País: BR
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: MLT100 ou DW745?

Mensagem por XISLAIR »

Arnaldo vou ser bem sincero com vc, esquece a MLT100, a mesa deslizante é uma das únicas coisas, digamos "interessante" , no mais vai precisar de muitos ajustes para deixar redondinha, o PC já teve uma é tem um tópico em que ele enumera os problemas da MLT100 e o que ele fez para corrigir, te digo que dá um trabalhão... agora se vc se diverte regulando máquinas, a MLT100 é a máquina ideal para sua diversão... Já a DW745 é tudo de bom, já vem reguladinha e pronta para uso, o único senão dela é o goniômetro de "prástico" mas dá para resolver com pequenos ajustes ou mesmo comprando um da China que é show de bola, e resolverá de vez o problema. Qt ao barulho, todas elas são barulhentas, para resolver isso só protetor de ouvido mesmo!! Meu conselho e ir sem medo na DW745, é a queridinha de 9 entre 10 marceneiros, uma segunda opção seria a Bosch GTS 10J, que em minha opinião é a única que se aproxima da DW745 !!! Att, Xislair!!!


"Dormientibus non succurrit jus"
(O Direito não socorre aos que dormem)
(...as tuas vitórias comemore abrindo uma garrafa de vinho não a boca \_/ )

Brasília - Distrito Federal

Avatar do usuário
PC64
Membro Mebista
Mensagens: 10777
Registrado em: Dom Fev 17, 2013 9:39 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Estado: SP
País: BR
Localização: São Paulo / SP
Contato:

Re: MLT100 ou DW745?

Mensagem por PC64 »

Arnaldo,

Eu já tive um MLT100 e acabei vendendo (troquei por uma Colt). Eu comprei a MLT 100 porque na época ela era a melhor, pois os modelos concorrentes eram a Black & Decker BT 1800 e a Skil 3610. A Makita tinha a 2704, mas era MUITO cara. Para se ter uma ideia eu paguer R$ 1.200 na MLT100 enquanto a B&D e Skil custavam na faixa de R$ 800. A 2704 custava mais de R$ 2.000.


Realmente a MLT tem coisas boas, como a mesa grande (com extensões), mesa deslizante, partida suave, etc... mas o que conta em uma serra é a precisão e nesse ponto a 745 é imbatível. Se você comprar a 745 vai tirar da caixa e usar. Se comprar uma MLT100 vai ter um grande trabalho e ela nunca chegará a uma 745.

Vamos analisar se vale a pena a MLT100.
Vantagens:

- Tem mesa deslizante, mas um croscut sled resolve o problema (usei pouco a minha);

- Tem mesa grande, mas não dispensa uma extensão adicional, principalmente na saída caso você vá serrar alguma chapa comprida (até as cabinet saw precisam - basta assistir qualquer vídeo no Youtube que você vai ver que todo mundo faz uma extensão de mesa na saída);

- Soft-start: não faz a menor diferença. Soft-star é bom em ferramentas manuais para não dar tranco. Em uma máquina estacionária isso não é problema.

- Ruído: não creio que seja mais silenciosa que as demais. Serras de bancada e com motor universal são mais barulhentas. Motores universais (com escova) são mais barulhentos que os motores de indução. Serras de bancada são mais barulhentas porque vibram mais (eu coloco uma moeda de pé na minha Colt, ligo e desligo e a moeda não cai - duvido que alguém faça isso em uma serra de bancada).


Desvantagens

- A máquina vem toda desregulada. Tem que desmontar e colocar calços para fazer um bom alinhamento, principalmente da mesa deslizante.

- O goniômetro tem folga (isso você pode ver na loja - experimenta dar uma balançada nele que você vai ver que o runner fica folgado no trilho). Eu acabei trocando o runner original por um de alumínio, mas aí ele não entrava na mesa deslizante. O t-track da mesa deslizante é um pouco mais estreito do que o da mesa da serra!

- A guia paralela é ruim. É curta e não prende na parte da frente devido à extensão da mesa.
Quanto à aspiração não posso dizer nada. Já vi gente reclamando, mas não sei como é o da MLT100 porque eu modifiquei o sistema e ficou ótimo.

Não sei qual o espaço que você tem, mas dá para fazer uma mesa e embutir a 745 nela. Fica ótimo. Os gringos fazem isso direto. Aliás, vejo muitos gringos usando a 745; nunca os vi usando a MLT100.

Hoje, entre a MLT100 e a 745 eu iria de 745!
Abs,
Paulo Celso
________________________________
Na minha oficina sigo a máxima me meu avô:
"UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."


Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

arnaldo
Ativo
Mensagens: 66
Registrado em: Qui Fev 07, 2013 1:01 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Arnaldo
Data de Nascimento: 21 Dez 1970
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Analista
Localidade: Sao Paulo
Estado: SP
País: BR

Re: MLT100 ou DW745?

Mensagem por arnaldo »

obrigado pelo feedback!! Eu acho que confundi a MLT100 com a 2704 ! Vi um video no youtube de uma 2704 achando que fosse a MLT.. :doh: Essa 2704 até seria interessante, se o preço estivesse proximo da DW745... me interesso muito pela partida suave e parada instantanea! Mas o preço é deveras coibitivo!! Quanto ao DW745... Já analisei formas de desenvolver uma mesa deslizante no lado esquerdo... e uma extensão traseira... Então colegas, vocês me convenceram! vou de DW745 !!! Muitissimo obrigado pelas dicas!! :clap1:

arnaldo
Ativo
Mensagens: 66
Registrado em: Qui Fev 07, 2013 1:01 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Arnaldo
Data de Nascimento: 21 Dez 1970
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Analista
Localidade: Sao Paulo
Estado: SP
País: BR

Re: MLT100 ou DW745?

Mensagem por arnaldo »

em tempo: ontem havia mandado à Makita Brasil informações sobre os produtos deste nicho, e eles responderam:
Bom Dia Sr. Arnaldo;


Agradecemos seu contato com a Makita do Brasil, temos dois outros modelos de Serra Circular de Bancada que são superiores à MLT100, abaixo segue imagem ilustrativa com as especificações e modelos desses produtos.
Esclarecemos que o modelo MLT100 nossa Serra de Bancada, confirmamos que o ele não é vendido pela Makita como equipamento de precisão, para isso a Makita oferece 3 opções de qualidade e preço nessa categoria, e que os modelos de Serras de Bancada, MLT100, 2703 e 2704 são modelos totalmente diferentes, mesmo prestando o mesmo tipo de serviço.
O modelo MLT100 se enquadra num equipamento mais para Hobbystas, já o modelo 2703 para um profissional e o modelo 2704 para a industria, porém os únicos modelos que possuem maior precisão no corte são os modelos 2703 e 2704, no caso a própria revenda deve instruir os consumidores na hora da compra.
Tinha uma ideia bem equivocada a respeito da MLT... Ainda bem q temos o forum para elucidar as duvidas!

Avatar do usuário
XISLAIR
Ativo
Mensagens: 2152
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 6:21 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): XISLAIR
Data de Nascimento: 24 Jul 1978
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Militar
Localidade: Brasília
Estado: DF
País: BR
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: MLT100 ou DW745?

Mensagem por XISLAIR »

arnaldo escreveu:...Então colegas, vocês me convenceram! vou de DW745 !!! Muitíssimo obrigado pelas dicas!! :clap1:
Excelente escolha, não vai se arrepender!! :up:


Att,
Xislair!!!


"Dormientibus non succurrit jus"
(O Direito não socorre aos que dormem)
(...as tuas vitórias comemore abrindo uma garrafa de vinho não a boca \_/ )

Brasília - Distrito Federal

Avatar do usuário
PC64
Membro Mebista
Mensagens: 10777
Registrado em: Dom Fev 17, 2013 9:39 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Estado: SP
País: BR
Localização: São Paulo / SP
Contato:

Re: MLT100 ou DW745?

Mensagem por PC64 »

arnaldo escreveu:em tempo: ontem havia mandado à Makita Brasil informações sobre os produtos deste nicho, e eles responderam:
Bom Dia Sr. Arnaldo;


Agradecemos seu contato com a Makita do Brasil, temos dois outros modelos de Serra Circular de Bancada que são superiores à MLT100, abaixo segue imagem ilustrativa com as especificações e modelos desses produtos.
Esclarecemos que o modelo MLT100 nossa Serra de Bancada, confirmamos que o ele não é vendido pela Makita como equipamento de precisão, para isso a Makita oferece 3 opções de qualidade e preço nessa categoria, e que os modelos de Serras de Bancada, MLT100, 2703 e 2704 são modelos totalmente diferentes, mesmo prestando o mesmo tipo de serviço.
O modelo MLT100 se enquadra num equipamento mais para Hobbystas, já o modelo 2703 para um profissional e o modelo 2704 para a industria, porém os únicos modelos que possuem maior precisão no corte são os modelos 2703 e 2704, no caso a própria revenda deve instruir os consumidores na hora da compra.
Tinha uma ideia bem equivocada a respeito da MLT... Ainda bem q temos o forum para elucidar as duvidas!
Arnaldo,

Há mais uma coisa que você deve saber: serras de bancada, todas elas independentemente do modelo, são máquinas feitas para carpintaria. São feitas para serem levadas à obra. Lá fora são conhecidas como contractor saw ou "serra de empreiteiro" (em tradução livre).

Serviços de carpintaria, como o madeiramento de um telhado, uma cerca ou um portão, exigem uma precisão bem menor do que um gaveteiro, por exemplo. A MLT 100 se encaixa no segmento dela, mas não é precisa o suficiente para marcenaria. Daí a necessidade de uma série de ajustes...

Dentre todas as serras de bancada disponíveis no mercado nacional a melhor é, sem sombra de dúvidas, a DW 745. Ela é uma unanimidade nesse segmento. Acima dela você vai ter que colocar mais grana e comprar uma cabinet saw, como a Harvey, Razi Colt ou outra.

Uma boa opção é comprar uma serra de gabinete usada. Há modelos antigos muito bons, com motor de indução, mesa em ferro fundido e uma guia paralela decente. Esses detalhes fazem muita diferença. Você vai gastar um pouco mais, mas terá uma serra para toda a vida. Pense nisso. No meu blog eu dou dicas de como comprar uma máquina usada.

Caso você opte por comprar uma 745, na internet há dezenas de modelos de mesa para você colocar ela.

Essa é a minha opinião. Espero ter ajudado
Abs,
Paulo Celso
________________________________
Na minha oficina sigo a máxima me meu avô:
"UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."


Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

Avatar do usuário
Giulliano
Ativo
Mensagens: 4605
Registrado em: Sex Set 11, 2015 7:27 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Giulliano Morais Pir
Data de Nascimento: 18 Jan 1972
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Técnico de Mecânica
Localidade: Volta Redonda
Estado: RJ
País: BR
Localização: Volta Redonda RJ

Re: MLT100 ou DW745?

Mensagem por Giulliano »

Assino em baixo o que disse o PC! Abraço.
Att;
Giulliano.

"A vida é muito simples, nós que a complicamos"

"O que somos é consequência do que pensamos"

Alguns

Pasqualotto
Ativo
Mensagens: 10
Registrado em: Sex Out 16, 2015 5:07 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Amós Pasqualotto
Data de Nascimento: 28 Out 1972
sexo: Masculino
Hobby: Cutelaria
Profissão ou ocupação: Analista Judiciário
Localidade: Florianópolis
Estado: SC
País: BR

Re: MLT100 ou DW745?

Mensagem por Pasqualotto »

Prezados, vi que entre a MLT100 e a DW745 a grande maioria prefere a última. A DW745, pelo que pesquisei, possui capacidade de corte lateral máxima, com a mesa extensora, de 58cm. Alguém que tenha informa aí, faz favor, qual capacidade máxima de corte lateral da MLT100 e da 2704 com a mesa extensora. Não acho essa informação em lugar nenhum. Obrigado!
Amós Pasqualotto

Avatar do usuário
PC64
Membro Mebista
Mensagens: 10777
Registrado em: Dom Fev 17, 2013 9:39 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Estado: SP
País: BR
Localização: São Paulo / SP
Contato:

Re: MLT100 ou DW745?

Mensagem por PC64 »

Não se prenda muito à capacidade máxima de corte. Você pode fazer, como muita gente faz, uma mesa maior e embutir a máquina dentro. Aí você pode colocar uma guia lateral mais profissional.
Abs,
Paulo Celso
________________________________
Na minha oficina sigo a máxima me meu avô:
"UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."


Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

Avatar do usuário
XISLAIR
Ativo
Mensagens: 2152
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 6:21 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): XISLAIR
Data de Nascimento: 24 Jul 1978
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Militar
Localidade: Brasília
Estado: DF
País: BR
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: MLT100 ou DW745?

Mensagem por XISLAIR »

Como o PC disse, o que importa é ter uma máquina confiável e ajustada, o resto é fácil de fazer, para guia lateral e mesa de corte olhe esses projetos:







att,
Xislair!!!


"Dormientibus non succurrit jus"
(O Direito não socorre aos que dormem)
(...as tuas vitórias comemore abrindo uma garrafa de vinho não a boca \_/ )

Brasília - Distrito Federal

arnaldo
Ativo
Mensagens: 66
Registrado em: Qui Fev 07, 2013 1:01 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Arnaldo
Data de Nascimento: 21 Dez 1970
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Analista
Localidade: Sao Paulo
Estado: SP
País: BR

Re: MLT100 ou DW745?

Mensagem por arnaldo »

nao poderia deixar de compartilhar minha satisfação e agradecer novamente a ajuda de voces!

depois de muita enrolação, acabei pegando a sonhada maquina!

e ainda, um jogo de sargentos da irwin, quick grip... extremamente bons (porque não comprei isso antes???)

rapaz, pensa numa pessoa feliz... era eu na sexta, quando cheguei do trampo.. dois pacotões embrulhados na sala me esperando...

final de semana brinquei um pouco na dw745... pude fazer uns cortes, e me surpreendi na facilidade de uso.. tirei da caixa, coloquei no quintal, cortei uma chapa de compensado, chequei esquadro, tudo ok... cortei uma chapa de quase 2 metros, isso com a serra no chão, e me equilibrando precariamente para fazer a chapa correr sobre a pequena mesa, e surpreendentemente os cortes estavam perfeitos, perfeitíssimos, acho q foi a primeira vez q cortei algo reto na vida kkkkk usei tanto a guia paralela (fantástico), quando o goniometro (não achei tão ruim assim)...

Quando montei o projetinho (um painel dobrável em 3 para conter poeira durante corte e esmerilhamento de metal), a peça ficou perfeitamente alinhada... Estou bastante seguro agora para encarar os grandes projetos pela frente..

agora, proxima aquisição: furadeira de coluna :doh: haja carteira!!

Avatar do usuário
Edu
Administrador
Mensagens: 7685
Registrado em: Qui Nov 08, 2012 5:18 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): José Eduardo
Data de Nascimento: 30 Out 1960
sexo: Masculino
Hobby: Áudio, Marcenaria e Bricolagem
Profissão ou ocupação: Professor de TI PEB1
Localidade: Bady Bassitt
Estado: SP
País: BR
Localização: SJRP - SP

Re: MLT100 ou DW745?

Mensagem por Edu »

Arnaldo você pegou o Supra-Sumo das serras de bancada, a DW745, ela vale o quanto produz, quanto ao sargentos são excelentes, aguardo fotos do Painel de pó e também de suas futuras Criações.

Parabéns pelos brinquedos novos :clap1:
Abraços
Edú

Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!

-

-


Avatar do usuário
PC64
Membro Mebista
Mensagens: 10777
Registrado em: Dom Fev 17, 2013 9:39 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Estado: SP
País: BR
Localização: São Paulo / SP
Contato:

Re: MLT100 ou DW745?

Mensagem por PC64 »

Arnaldo,

PARABÉNS :clap1: :clap1: :clap1:

Bela aquisição. Como disse o Edu, a Top das Tops.

Agora você precisa fazer uma bancada para ela, pois trabalhar no chão é muito desconfortável, além de perigoso. Depois da bancada você vai precisar de um crosscut sled.

Não sei qual o espaço que você tem, portanto fica difícil dar palpite na bancada.
Abs,
Paulo Celso
________________________________
Na minha oficina sigo a máxima me meu avô:
"UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."


Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

Avatar do usuário
XISLAIR
Ativo
Mensagens: 2152
Registrado em: Ter Dez 11, 2012 6:21 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): XISLAIR
Data de Nascimento: 24 Jul 1978
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Militar
Localidade: Brasília
Estado: DF
País: BR
Localização: Brasília - DF
Contato:

Re: MLT100 ou DW745?

Mensagem por XISLAIR »

Fez a melhor escolha, a DW745 vai lhe trazer muitas alegrias, é uma boa serra, use com moderação e compartilhe os projetos conosco, parabéns pelo brinquedo novo!!

Att,
Xislair!!!


"Dormientibus non succurrit jus"
(O Direito não socorre aos que dormem)
(...as tuas vitórias comemore abrindo uma garrafa de vinho não a boca \_/ )

Brasília - Distrito Federal

Avatar do usuário
algcorrea
iniciado
Mensagens: 2
Registrado em: Sex Nov 01, 2019 5:36 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Alisson Livio
Data de Nascimento: 31 Out 1972
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Advocacia
Localidade: São João Evangelista
Estado: MG
País: BR

Re: MLT100 ou DW745?

Mensagem por algcorrea »

Lendo os comentários, adquiri também a Dw745.
Estava lendo que realmente é precisa. Só que nos EUA está máquina (que é mais acessível que no Brasil) é utilizada para construção (telhado e as estruturas de lá). Assim, a precisão é relativa. Se for para "marcenaria fina", como dizia o comentário, Os equipamentos seriam outros e os preços, claro, bem diferentes. Mas, para meu uso, considero uma Ferrari, ainda mais porque sou hobbista e iniciante.
Uma dúvida. A saída do coletor de pó é para mangueira de 1 1/2 (algo entre 40 mm)?
Marcenaria é um hobby bacana. Permite transformar a matéria bruta em algo útil e belo, além de aliviar o stress e ampliar e exercer a criatividade!

Avatar do usuário
PC64
Membro Mebista
Mensagens: 10777
Registrado em: Dom Fev 17, 2013 9:39 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Estado: SP
País: BR
Localização: São Paulo / SP
Contato:

Re: MLT100 ou DW745?

Mensagem por PC64 »

Alisson,

PARABÉNS pela aquisição. Você comprou a melhor serra que daria para ser comprada nessa faixa de preço. Fez valer cada centavo!!!

Realmente nos EUA esse tipo de serra é chamada de "contractor saw". Lá eles utilizam muita madeira na construção civil e essas serras são portáteis e fáceis de serem instaladas em um canteiro de obras. A principal característica de uma máquina dessas é exatamente essa: portabilidade, tendo em vista que para fazer um painel de vedação ou um telhado não se necessita precisão milimétrica. Mesmo assim, pelo que tenho visto (eu não tenho uma), essa máquina surpreende. Está bem acima das suas principais concorrentes.

Como aqui no Brasil as coisas são muito caras as 'contractor saws' (ou serras de bancada como são conhecidas aqui) esse tipo de serra é usado por hobistas para serviços de marcenaria. Lá fora eles usam as 'cabinet saws', mas que no Brasil são poucos os modelos e custam na faixa de R$ 6 mil.

Quanto a coletor de pó, os industriais têm saída de 4" (10,2 cm). Você vai precisar fazer uma adaptação. Muitos aqui no fórum fizeram ciclones adaptados ao aspirador de pó ao invés de comprar um coletor de pó. Tem funcionado, mas conheço muita gente que depois de fazer o ciclone acaba comprando o coletor, pois o preço desses equipamentos tem caído e as vezes encontra-se bons negócios.
Abs,
Paulo Celso
________________________________
Na minha oficina sigo a máxima me meu avô:
"UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."


Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

Responder

Voltar para “Máquinas, Ferramentas, Review, Hobby e Profissional”