Página 1 de 1

Esquadrejadeira de Bancada Bosch

Enviado: Ter Nov 13, 2018 1:55 am
por MPFerreira
Amigos, Inspirado num excelente projeto, cujo link mostro no vídeo abaixo, resolvi construir algo parecido, porém, compatível com os recursos de que disponho. Não é grande coisa, mas atendeu minhas expectativas nos quesitos segurança, facilidade e conforto no trabalho. Obrigado. Abraços, Mauricio. [youtube]Is6ItzIc6Po[/youtube]

Re: Esquadrejadeira de Bancada Bosch

Enviado: Ter Nov 13, 2018 7:00 am
por PC64
Maurício, Sua mesa móvel ficou excelente! Eu já vi alguns videos com projetos semelhantes, mas nunca conheci alguém que tivessse feito uma. Fiquei com a impressão que a mesa não ficou alinhada com a mesa da serra. Ela parece estar mais alta, ou a madeira que você corta no início do vídeo esta empenada, pois percebe-se uma fresta entre a madeira e a mesa da serra. Para aferição da precisão com relação ao prependicularismo entre a guia e o disco da serra a gente costuma fazer o teste dos 5 cortes. Não sei se você colocou, mas uma trava que impeça o movimento da mesa móvel é interessante, pois evita que ela se mova quando a gente está ripando (cortando usando a guia lateral). Você usou o T-track Tabajara para fazer o trilho por onde corre o stop block?

Re: Esquadrejadeira de Bancada Bosch

Enviado: Ter Nov 13, 2018 11:30 am
por MPFerreira
Paulo Celso, Tuas observações são pertinentes e nos move sempre no sentido de aprimoramento. Realmente a mesa está um tantinho mais alta, mas foi agravada pelo empenamento da madeira e pela sombra dela projetada, nada que impeça um corte razoável. No entanto, farei algum ajuste, há espaço para isso. A perpendicularidade com o disco deve ser encarada com bastante critério. Ainda incrementarei alguns detalhes, inclusive para permitir cortes em graus diferenciados. Como primeiro teste, não vi problema de monta. Quanto à trava para impedir o movimento do carro móvel não entendi bem sua funcionalidade. Usei o T-track Tabajara, que tu me enviaste, para fazer o trilho por onde corre o stop block; tens, por isso, participação neste projeto. Obrigado. Abraços, Mauricio.

Re: Esquadrejadeira de Bancada Bosch

Enviado: Ter Nov 13, 2018 6:21 pm
por PC64
Maurício, Realmente o ajuste da mesa deslizante pode ser feito deixando-a um pouquinho mais alta que a fixa, mas esse pouquinho é algo como um cartão de visitas. Se a diferença for muito grande pode influenciar no corte. A sua, pelo que vi no vídeo, está com um pouco mais que isso (a menos que a sombra tenha aumentado a minha percepção). Empenamento em equipamentos de precisão é um problema. Eu tenho a mesa deslizante da Harvey acoplada à minha Colt. Nessa mesa há uma trava que impede o movimento da mesa quando ela não está sendo utilizada, como por exemplo, quando estamos cortando longitudinalmente usando a guia paralela. Com a trava a mesa fica fixa, uma vez que não está sendo usada. As esquadrejadeiras também possuem essa trava. Nessa situação a mesa deslizante funciona como uma extensão da mesa fixa.

Re: Esquadrejadeira de Bancada Bosch

Enviado: Ter Nov 13, 2018 7:44 pm
por Giulliano
Maravilha de projeto e execução Maurício! :clap1: :clap1: :clap1: Fez a calibração dos 5 cortes? Lembre-se que quanto maior a peça a ser cortada, maior será a diferença (no caso de não estar 100% no esquadro/90º). Outra coisa: Um coletor de pó se faz necessário, pois percebi que sua oficina é fechada. Abraço.

Re: Esquadrejadeira de Bancada Bosch

Enviado: Qua Nov 14, 2018 6:40 pm
por Lauro
Gostei muito, Maurício! Parabéns :clap1: :clap1: :clap1:

Re: Esquadrejadeira de Bancada Bosch

Enviado: Dom Nov 18, 2018 8:42 pm
por MPFerreira
Paulo Celso, Tua sugestão sobre a trava da mesa deslizante irá contribuir para melhoria deste projeto. O ajuste da altura entre as mesas também será corrigido. Obrigado. Giulliano, Não havia dado a importância devida sobre a “calibração dos 5 cortes”; após os ajustes definitivos farei isso. Há algum tempo atrás usava um aspirador doméstico à guisa de improvisação, quando tu me advertiste sobre sua incapacidade para o fim em tela. Não deu outra: o “danado” acabou queimando! Tomarei as devidas providências que o caso requer, pois afinal: nossa saúde em primeiro lugar. Obrigado. Lauro, Teu incentivo me anima muito. Obrigado. Abraços, Mauricio.