Esquadrejadeira de Bancada Bosch

Fórum dedicado a máquinas e ferramentas: Hobby e Profissionais
Responder
Avatar do usuário
MPFerreira
Ativo
Mensagens: 685
Registrado em: Ter Jan 13, 2015 10:50 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Mauricio
Data de Nascimento: 06 Ago 1937
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Contador
Localidade: Araguaina
Estado: TO
País: BR

Esquadrejadeira de Bancada Bosch

Mensagem por MPFerreira »

Amigos, Inspirado num excelente projeto, cujo link mostro no vídeo abaixo, resolvi construir algo parecido, porém, compatível com os recursos de que disponho. Não é grande coisa, mas atendeu minhas expectativas nos quesitos segurança, facilidade e conforto no trabalho. Obrigado. Abraços, Mauricio. [youtube]Is6ItzIc6Po[/youtube]

Redelease https://www.redelease.com.br/
Avatar do usuário
PC64
Membro Mebista
Mensagens: 10777
Registrado em: Dom Fev 17, 2013 9:39 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Estado: SP
País: BR
Localização: São Paulo / SP
Contato:

Re: Esquadrejadeira de Bancada Bosch

Mensagem por PC64 »

Maurício, Sua mesa móvel ficou excelente! Eu já vi alguns videos com projetos semelhantes, mas nunca conheci alguém que tivessse feito uma. Fiquei com a impressão que a mesa não ficou alinhada com a mesa da serra. Ela parece estar mais alta, ou a madeira que você corta no início do vídeo esta empenada, pois percebe-se uma fresta entre a madeira e a mesa da serra. Para aferição da precisão com relação ao prependicularismo entre a guia e o disco da serra a gente costuma fazer o teste dos 5 cortes. Não sei se você colocou, mas uma trava que impeça o movimento da mesa móvel é interessante, pois evita que ela se mova quando a gente está ripando (cortando usando a guia lateral). Você usou o T-track Tabajara para fazer o trilho por onde corre o stop block?
Abs,
Paulo Celso
________________________________
Na minha oficina sigo a máxima me meu avô:
"UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."


Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

Avatar do usuário
MPFerreira
Ativo
Mensagens: 685
Registrado em: Ter Jan 13, 2015 10:50 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Mauricio
Data de Nascimento: 06 Ago 1937
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Contador
Localidade: Araguaina
Estado: TO
País: BR

Re: Esquadrejadeira de Bancada Bosch

Mensagem por MPFerreira »

Paulo Celso, Tuas observações são pertinentes e nos move sempre no sentido de aprimoramento. Realmente a mesa está um tantinho mais alta, mas foi agravada pelo empenamento da madeira e pela sombra dela projetada, nada que impeça um corte razoável. No entanto, farei algum ajuste, há espaço para isso. A perpendicularidade com o disco deve ser encarada com bastante critério. Ainda incrementarei alguns detalhes, inclusive para permitir cortes em graus diferenciados. Como primeiro teste, não vi problema de monta. Quanto à trava para impedir o movimento do carro móvel não entendi bem sua funcionalidade. Usei o T-track Tabajara, que tu me enviaste, para fazer o trilho por onde corre o stop block; tens, por isso, participação neste projeto. Obrigado. Abraços, Mauricio.

Avatar do usuário
PC64
Membro Mebista
Mensagens: 10777
Registrado em: Dom Fev 17, 2013 9:39 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Estado: SP
País: BR
Localização: São Paulo / SP
Contato:

Re: Esquadrejadeira de Bancada Bosch

Mensagem por PC64 »

Maurício, Realmente o ajuste da mesa deslizante pode ser feito deixando-a um pouquinho mais alta que a fixa, mas esse pouquinho é algo como um cartão de visitas. Se a diferença for muito grande pode influenciar no corte. A sua, pelo que vi no vídeo, está com um pouco mais que isso (a menos que a sombra tenha aumentado a minha percepção). Empenamento em equipamentos de precisão é um problema. Eu tenho a mesa deslizante da Harvey acoplada à minha Colt. Nessa mesa há uma trava que impede o movimento da mesa quando ela não está sendo utilizada, como por exemplo, quando estamos cortando longitudinalmente usando a guia paralela. Com a trava a mesa fica fixa, uma vez que não está sendo usada. As esquadrejadeiras também possuem essa trava. Nessa situação a mesa deslizante funciona como uma extensão da mesa fixa.
Abs,
Paulo Celso
________________________________
Na minha oficina sigo a máxima me meu avô:
"UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."


Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

Avatar do usuário
Giulliano
Ativo
Mensagens: 4605
Registrado em: Sex Set 11, 2015 7:27 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Giulliano Morais Pir
Data de Nascimento: 18 Jan 1972
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Técnico de Mecânica
Localidade: Volta Redonda
Estado: RJ
País: BR
Localização: Volta Redonda RJ

Re: Esquadrejadeira de Bancada Bosch

Mensagem por Giulliano »

Maravilha de projeto e execução Maurício! :clap1: :clap1: :clap1: Fez a calibração dos 5 cortes? Lembre-se que quanto maior a peça a ser cortada, maior será a diferença (no caso de não estar 100% no esquadro/90º). Outra coisa: Um coletor de pó se faz necessário, pois percebi que sua oficina é fechada. Abraço.
Att;
Giulliano.

"A vida é muito simples, nós que a complicamos"

"O que somos é consequência do que pensamos"

Alguns

Avatar do usuário
Lauro
Membro Mebista
Mensagens: 6180
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 3:18 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Lauro
Data de Nascimento: 08 Fev 1970
sexo: Masculino
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: cartorário
Localidade: São Paulo
Estado: SP
País: BR
Localização: São Paulo-SP

Re: Esquadrejadeira de Bancada Bosch

Mensagem por Lauro »

Gostei muito, Maurício! Parabéns :clap1: :clap1: :clap1:
Lauro.

Avatar do usuário
MPFerreira
Ativo
Mensagens: 685
Registrado em: Ter Jan 13, 2015 10:50 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Mauricio
Data de Nascimento: 06 Ago 1937
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Contador
Localidade: Araguaina
Estado: TO
País: BR

Re: Esquadrejadeira de Bancada Bosch

Mensagem por MPFerreira »

Paulo Celso, Tua sugestão sobre a trava da mesa deslizante irá contribuir para melhoria deste projeto. O ajuste da altura entre as mesas também será corrigido. Obrigado. Giulliano, Não havia dado a importância devida sobre a “calibração dos 5 cortes”; após os ajustes definitivos farei isso. Há algum tempo atrás usava um aspirador doméstico à guisa de improvisação, quando tu me advertiste sobre sua incapacidade para o fim em tela. Não deu outra: o “danado” acabou queimando! Tomarei as devidas providências que o caso requer, pois afinal: nossa saúde em primeiro lugar. Obrigado. Lauro, Teu incentivo me anima muito. Obrigado. Abraços, Mauricio.

Responder

Voltar para “Máquinas, Ferramentas, Review, Hobby e Profissional”