Orientação para compra de serra esquadrejadeira

Fórum dedicado a máquinas e ferramentas: Hobby e Profissionais
Responder
Apabreu
iniciado
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo
Data de Nascimento: 08 Dez 1962
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Professor
Localidade: Campo Grande
Estado: MS
País: BR

Orientação para compra de serra esquadrejadeira

Mensagem por Apabreu »

Boa noite: Estou querendo comprar uma esquadrejadeira de preferência da Baldan para ter uma máquina por muitos anos sem pensar em trocar. Então estava querendo comprar uma SEC 2 i, com inclinação de 45º e sem riscador com 2.900 mm de deslocamento do carrinho, nova, que na minha opinião me atenderia pois poderia cortar o MDF na sua medida original em longitudinal (já que compro em larguras especificadas cortadas longitudinalmente). Estive na loja e o vendedor quis por todo custo me convencer de que a SEC 3 ir, com riscador é melhor, é o TOP de linha, etc. Primeiro ponto, acho a SEC 3 um pouco grande, com motor de 5 CV e todo o espaço que ela requer. Segundo: Tenho receio de usar o riscador e marcar bobeira e acabar me machucando... sabemos que isso é um risco que pode acontecer. No meu entender, se eu usar um disco Freud 80 dentes para MDF, e só usar para isso, conseguirei bons resultados, sem estourar as lasquinhas e com bom resultado final. O que podem me aconselhar? Eu acredito que essa SEC 2 i que me referi seja a máquina adequada para minhas necessidades, onde o carrinho se desloca 2900 mm. Acredito que posso fazer bom trabalho sem usar esse riscador e pagar bem mais caro e ter uma máquina enorme como a tal SEC 3 ir que o vendedor tenta me convencer das suas qualidades. Hoje vale a pena comprar uma máquina sem riscador?

Redelease https://www.redelease.com.br/
Giulliano
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Giulliano Morais Pir
Data de Nascimento: 18 Jan 1972
Profissão ou ocupação: Técnico de Mecânica
Localidade: Volta Redonda
Estado: RJ

Re: Orientação para compra de serra esquadrejadeira

Mensagem por Giulliano »

Paulo, vc fez o correto, ou seja, já foi a loja sabendo do que queria. Não tenho esquadrejadeira (nem tenho espaço para isso), mas um amigo daqui de minha cidade tem uma e sei que é um monstro de máquina. Eu ficaria com a SEC 2 mesmo, pois um disco da freud, da conta do recado. Segurança em primeiro, segundo e terceiro lugar! Quem tem uma esquadrejadeira é o Pedro (Fritsch), mas ele anda meio sumido. Se vc conseguisse testar esta SEC 3 e a 2, poderia tomar sua melhor decisão. Abraço.
Att;
Giulliano.

"A vida é muito simples, nós que a complicamos"

"O que somos é consequência do que pensamos"

Alguns

PC64
Colaborador Master
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Estado: SP
Contato:

Mensagem por PC64 »

Paulo, Eu nao entendo nada de esquadrejadeira. Trata-se de uma máquina muito grande para minha pequena oficina. Temos que ter em mente que uma esquadrejadeira precisa de um espaço de 2 vezes o comprimento da chapa + o diâmetro do disco + a barriga da pessoa que está empurrando a chapa! Tudo isso somado da quase 7 metros... Além disso tem aqueles varões enormes que ocupam muito espaço, mesmo quando a máquina não está sendo usada. Eu tenho uma Colt com mesa deslizante. É bem menor e mais limitada do que uma esquadrejadeira para trabalhar com paineis, mas é bem mais versátil quando se trabalha com madeira maciça. Seu tampo de ferro fundido possui 2 t-tracks para adaptação de acessórios e jigs. Essa é a minha eterna discussão com o Pedro Fritsch. Ele defende a esquadrejadeira, mas ele tem uma oficina profissional e a minha é hobby, instalada na garagem e dividindo espaço com 2 carros (para desespero da minha esposa). Quanto ao acabamento, usando um disco apropriado de qualidade (os da Freud são excelentes) e um zero clearance insert, o corte fica bom.
Abs,
Paulo Celso

Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

chicodo15
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Francisco
Data de Nascimento: 08 Fev 1980
Profissão ou ocupação: comerciante
Localidade: Belford Roxo
Estado: RJ

Mensagem por chicodo15 »

Paulo, Vc está certo. Não tenho uma esquadrejadeira, mas utilizo uma no curso (inclusive é a sec ii, mas sem eixo inclinável) mas já conversei com alguns marceneiros e, pelo menos aqui no Rio, o Riscador é pouco utilizado. Se vc tem uma serra boa para laminados o "extra" que você paga pelo riscador é supérfluo e até perigoso. Vc tem uma serrinha cortando em sentido oposto muito mais veloz que a serra que tá cortando a chapa, e pior, ela joga as impurezas e os cavacos pra cima da serra que joga pra cima de você.... no curso mesmo a Sec II tem o riscador mas o mesmo está desativado... é uma senhora máquina apesar de 3 turnos de curso e uma instalação meio duvidosa (um dos varões dela está totalmente "cambeta") ela é muito precisa, sua escala do paralelo é perfeita.. te falo ainda que apesar de ter uma seccionadora bem mais nova automática e mais cara, me atrevo dizer que a esquadrejadeira é mais precisa do que ela!
E Vamo Fazendo ;)

Apabreu
iniciado

Mensagem por Apabreu »

Olá pessoal, obrigado pelas opiniões e pelas dicas, vou comprar essa SEC2 i de 2.900 mm e eixo inclinável a 45º da Baldan. Já tinha uma opinião a respeito do riscador e os senhores só vieram reforçar meu pensamento. Essa máquina vai atender minhas necessidades, com certeza, além de ser muito mais segura. Fico agradecido a todos e vamos produzindo... Abçs

PC64
Colaborador Master
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Contato:

Mensagem por PC64 »

Não esqueça de postar suas impressões sobre a máquina. Servirá para ajudar outros a tomarem a decisão de comprar ou não.
Abs,
Paulo Celso

Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

Metzger
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Edson Luiz Metzger
Data de Nascimento: 17 Abr 1988
Profissão ou ocupação: Marceneiro
Localidade: Santa Cruz do Sul
Estado: RS

Mensagem por Metzger »

Tenho uma SEC-3 sem riscador. O acabamento fica bom mesmo sem o riscador, só usar uma lâmina boa. Eu uso Frezite.
Edson Metzger [b][color=#0000FF]forumfuscabrasil.com[/color][/b]

omgalof
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Tibor Otto Dettruz
Data de Nascimento: 19 Mar 1992
Hobby: Modelismo
Profissão ou ocupação: Informatica
Localidade: Joinville
Estado: SC

Mensagem por omgalof »

eu tenho uma maksiwa 2900 BLACK EDITION, e eu uso ela de forma itinerante, ou seja monto e desmonto por falta de espaço, e tenho algumas recomendações, você vai ver logo logo que bem difícil fazer o primeiro corte de uma chapa com ela pois a chapa flexiona muito e ira precisar de apoio para a chapa na saída da serra, eu tenho 4 mesas de apoio da altura da mesa da serra, uma a direita da messa moveu, nessa posição você usa muito para poder passar peças longas usando a guia a direita da lamina(saw fence), 1 a esquerda da mesa moveu para apoio da chapa, 1 logo depois da mesa da serra a direita da da lamina para servir como apoio para as peças a sim que saem da lamina, e uma apos a comprimento do trilho da mesa moveu para apoiar a chapa na saída, essa não é necessário se a mesa moveu da sua tiver um extensor frontal o que não é o caso da minha.Para mover ela eu coloco um quadrado de madeira com 4 rodas de silicone sob cada pé. e por fim de decidir fazer ligação com plug, use um plug industrial tipo esse: [spoiler][img]https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/4c/Mated-16A-Plug-And-Socket.jpg[/img][/spoiler] pois essas maquinas normalmente usam neutro aterrado em vez de um fio terra exclusivo, o que é um perigo caso o neutro seja ligado na fase com o uso de um pluge comum de 2 pinos, fora que um plug industrial precisa de uma força razoável para ser desconectado.

Apabreu
iniciado

Mensagem por Apabreu »

Ok. Obrigado pela dica. Estou negociando a SEC 2 i 2900 mm aqui na Leo madeiras de minha cidade, mas creio que devo montar definitivo daqui a uns 6 meses, pois estou providenciando um espaço adequado para ela. Vou observar suas recomendações.

OCoisa
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Renato
Data de Nascimento: 29 Jun 1971
Hobby: Marcenaria, serralheria, games
Profissão ou ocupação: Analista de Sistemas
Localidade: Peruíbe
Contato:

Mensagem por OCoisa »

Comprei uma Maksiwa Esq2900i c/ um ano de uso e NF. Não tenho do que reclamar a não ser o espaço que ocupa.

Meu nunca e meu sempre coincidem na duração: até hoje. Em nome da ciência, da razão e da ética, amém.
http://construindoalgumacoisa.blogspot.com/

alexand
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): reginaldo
Data de Nascimento: 08 Dez 1978
Hobby: miniaturas
Profissão ou ocupação: op.maquinas
Localidade: santa adelia
Estado: sp
País: br

Mensagem por alexand »

Tambem pretendo comprar uma , porem meu espaço é limitado e no maximo vou poder adquirir a sec 1 i baldan , mas ainda estou em dúvida sobre a baldan ou a makisiwa
reginaldo a carrero

abç.

Responder

Voltar para “Máquinas, Ferramentas, Review, Hobby e Profissional”