joaotex escreveu:Todo sistema de distribuição de baixa potência (uso residencial) é de quatro fios, portanto estrela. Os sistemas de distribuição de média e alta potência, entre a subestação e o transformador do bairro, ou entre cidades e subestações, com três fios é delta (ou triângulo).
Caro João, sinto discordar de você, não sei na sua residência, e até onde eu sei, a entrada da rede de energia residencial, é de 3 fios sim, composto de 2 fases e 1 neutro. Salvo se for pedido um sistema trifásico, composto de 4 fios, sendo 3 fases e um neutro.
Posso estar equivocado, mas estou quase afirmando que o que o Adenilson disse não procede, ou seja, no sistema brasileiro, NÃO EXISTE FASE 220v, as fases são sempre 110 v.
Se a entrada da rede na residência é de 2 fios, isso corresponde a somente 2 situações:
- Composto de 1 fase (110v) e um neutro = 110v.
- Composto de 2 fases (110v) = 220v.
Nada que um multimetro não possa comprovar.
Enfim, sería interessante abrir um tópico sobre o assunto, pois este está fugindo do tópico em questão, até mesmo para elucidar todas as dúvidas.
Amigo PC, você teve sorte de sua entrada ser trifásica, e o fato da entrada da rede ser delta ou estrela é questionável, até onde eu sei, isso se aplica somente na ligação do equipamento, e não como vem da rede, ou seja, 3 fases (110v), sempre será um sistema trifásico.
Abraço a todos
Vespa