Sugestões sobre Fixação de Serra Circular de Bancada.
-
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Rodrigo
- Data de Nascimento: 30 Dez 1988
- Hobby: Marcenaria
- Profissão ou ocupação: Supervisor Administrativo
- Localidade: Sao Bento do Sul
- Estado: SC
- País: BR
Sugestões sobre Fixação de Serra Circular de Bancada.
Bom dia amigos.
Hoje eu gostaria de ter a atenção de vocês para uma coisa que esta me deixando encabulado e quanto mais dicas e comentários melhor.
A Cerra circular de bancada que eu tenho é uma Skill e ela vem com a base montável por parafusos e 4 pés de borracha baixos, troquei eles por pés ajustaveis (barra roscada com uma borracha cilindrica que se ajusta a altura) más ficou ainda pior.
O problema é que toda vez que vou cortar algo maior como abrir uma ripa de eucalipto por ex. eu tenho que ficar com o pé na travesa dos pés pra que a cerra não incline e possivelmente tombe. Já pensei em chumbar ela no chão já que tenho piso de concreto na minha oficina, o problema é que não pode ficar pinos la por que de vez em quando meu pai guarda a caminhonete la e tmb por que iria atrapalhar.
Alguém tem alguma sugestão de como posso fixar no chão ou algo que deixe ela mais estável?
Um forte abraço.
Rodrigo
Hoje eu gostaria de ter a atenção de vocês para uma coisa que esta me deixando encabulado e quanto mais dicas e comentários melhor.
A Cerra circular de bancada que eu tenho é uma Skill e ela vem com a base montável por parafusos e 4 pés de borracha baixos, troquei eles por pés ajustaveis (barra roscada com uma borracha cilindrica que se ajusta a altura) más ficou ainda pior.
O problema é que toda vez que vou cortar algo maior como abrir uma ripa de eucalipto por ex. eu tenho que ficar com o pé na travesa dos pés pra que a cerra não incline e possivelmente tombe. Já pensei em chumbar ela no chão já que tenho piso de concreto na minha oficina, o problema é que não pode ficar pinos la por que de vez em quando meu pai guarda a caminhonete la e tmb por que iria atrapalhar.
Alguém tem alguma sugestão de como posso fixar no chão ou algo que deixe ela mais estável?
Um forte abraço.
Rodrigo
Redelease https://www.redelease.com.br/
- Yudi
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Romualdo
- Data de Nascimento: 02 Dez 1965
- Hobby: marcenaria
- Profissão ou ocupação: Farmacêutico
- Localidade: Londrina
- Estado: Pr
- País: Br
Re: Sugestões sobre Fixação de Serra Circular de Bancada.
acho melhor você deixar com a base do jeito que veio com a serra, eu tenho essa serra da Skil e ela nunca inclinou ao cortar alguma coisa.
- Adenilson
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Adenilson
- Data de Nascimento: 25 Mai 1968
- Profissão ou ocupação: Vendas
- Localidade: Tanabi
- Estado: SP
- País: Br
falta um aparador do outro lado da serra para receber a peça mais longa, assim ela se apoia no aparador e não "tomba" a maquina. acho isso mais simples que fixar a maquina
Adenilson Salmo da Silva
------------------------------------------------------------
Deus é Amor - Apóstolo João
Tudo o que se faz por amor acontece além do bem e do mal - Nietzsche
Ame e faça tudo o demais - Santo Agostinho
------------------------------------------------------------
Deus é Amor - Apóstolo João
Tudo o que se faz por amor acontece além do bem e do mal - Nietzsche
Ame e faça tudo o demais - Santo Agostinho
- rafa0173
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Rafael
- Data de Nascimento: 02 Set 1976
- Hobby: Natação
- Profissão ou ocupação: Administrador
- Localidade: Niteroi
- Estado: RJ
Você pode fazer uma base de madeira, digamos que com 1,00 x 1,00, colocar rodízios nessa base e fixar a Skill nessa base. Com uma área de apoio maior, vai ser mais difícil da serra tombar e com os rodízios você pode movê-la quando necessário.
Abraços,
Rafael.
Rafael.
- cecs1202
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Carlos Eduardo
- Data de Nascimento: 12 Fev 1966
- Profissão ou ocupação: profissional de informatica
- Localidade: Rio de Janeiro
acho que a melhor solução foi a que o Rafa comentou mesmo, facil de montar e barato. Uma opção é colocar tanto a Skill quanto a mesa extensora em uma única base com rodízios com freios. Assim fica fácil movimentar todo o conjunto de uma única vez.
Outra opção mais sofisticada e bem mais cara é o uso de roletes de apoio. Talvez dê para montar um destes, mas não sei se é facil achar estes roletes no mercado...
Abaixo tem um video sobre este tipo de apoio:
Outra opção mais sofisticada e bem mais cara é o uso de roletes de apoio. Talvez dê para montar um destes, mas não sei se é facil achar estes roletes no mercado...
Abaixo tem um video sobre este tipo de apoio:
Abraços,
Carlos E. C. Santos
Carlos E. C. Santos
-
- Ativo
Caros amigos Adenilson, cecs1202 e rafa0173.
O problema não tem a ver com o apoio no final da mesa por que as peças que cortei em eucalipto tinham 50x80x1300mm, porem meu pai estava segurando no outro lado da mesa, entao podemos eliminar este fator. Mais sim, vou precisar de apoio para cortar peças maiores quando meu pai nao estiver por perto. Obrigado as dicas a esse respeito.
Acredito que o problema esta em outro lugar, alem dos pés nao serem muito estaveis acredito ter um problema na minha guia, quando preciso abrir uma ripa como a sitada acima com 1300mm, quando termino o corte percebo que a guia estava sendo empurrada e por consequencia prensando a madeira contra a serra, dai a necessidade de força pra empurrar a ripa e a necessidade de fixar a serra melhor.
Acredito que vou acabar achando uma forma de trocar ou melhorar a guia, não gosto da moleza e muito menos do esquadro defeituoso em relação a lamina.
Mais agora pensando com meus botoes acho que sei o que da pra fazer e gostaria da opinião de vocês.
Fazer 4 furos nas posições dos pés da maquina, Soldar duas "Porcas União" e chumbar dentro dos furos, depois é só pegar um parafuso e parafusar de cima para baixo para fixar (Os pés da serra tem furos para passar parafuso). Como não tenho necessidade de movimentar com frequência, farei os cortes sempre no mesmo lugar, não necessito de rodinhas.
O que acham da ideia? de qualquer forma não tenho nem material para base de madeira e nem para a minha ideia terei que comprar de qq forma.
Abraço.
Rodrigo
Porca União:

O problema não tem a ver com o apoio no final da mesa por que as peças que cortei em eucalipto tinham 50x80x1300mm, porem meu pai estava segurando no outro lado da mesa, entao podemos eliminar este fator. Mais sim, vou precisar de apoio para cortar peças maiores quando meu pai nao estiver por perto. Obrigado as dicas a esse respeito.
Acredito que o problema esta em outro lugar, alem dos pés nao serem muito estaveis acredito ter um problema na minha guia, quando preciso abrir uma ripa como a sitada acima com 1300mm, quando termino o corte percebo que a guia estava sendo empurrada e por consequencia prensando a madeira contra a serra, dai a necessidade de força pra empurrar a ripa e a necessidade de fixar a serra melhor.
Acredito que vou acabar achando uma forma de trocar ou melhorar a guia, não gosto da moleza e muito menos do esquadro defeituoso em relação a lamina.
Mais agora pensando com meus botoes acho que sei o que da pra fazer e gostaria da opinião de vocês.
Fazer 4 furos nas posições dos pés da maquina, Soldar duas "Porcas União" e chumbar dentro dos furos, depois é só pegar um parafuso e parafusar de cima para baixo para fixar (Os pés da serra tem furos para passar parafuso). Como não tenho necessidade de movimentar com frequência, farei os cortes sempre no mesmo lugar, não necessito de rodinhas.
O que acham da ideia? de qualquer forma não tenho nem material para base de madeira e nem para a minha ideia terei que comprar de qq forma.
Abraço.
Rodrigo
Porca União:
- Vespasiano
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Luiz Carlos
- Data de Nascimento: 13 Ago 1963
- Profissão ou ocupação: Telecomunicações
- Localidade: Agora em Peruíbe
Rodrigo, estranho você dizer que a Skill tende a tombar, talvez o problema seja outro, procure no fórum relatos sobre essa serra, que eu me lembre ninguém reclamou sobre esse aspecto, o Yudi mesmo tem uma dessas, inclusive fez vários jig's para essa serra, e dicas de ajuste.
Agora se o problema for fixar no chão e ter que remover depois, conforme sua descrição, essa sua opção é bem válida.
Eu só soldaria uma pequena chapa de ferro na ponta de baixo das porcas, ou algo que evite que ela se movimente mesmo depois de chumbada, pois se chumbar só as porcas, com o tempo ela pode tender a girar com o aperto.
É isso, espero ter ajudado.
Abraço,
Vespa
Agora se o problema for fixar no chão e ter que remover depois, conforme sua descrição, essa sua opção é bem válida.
Eu só soldaria uma pequena chapa de ferro na ponta de baixo das porcas, ou algo que evite que ela se movimente mesmo depois de chumbada, pois se chumbar só as porcas, com o tempo ela pode tender a girar com o aperto.
É isso, espero ter ajudado.
Abraço,
Vespa
- Edu
- Administrador
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): José Eduardo
- Data de Nascimento: 30 Out 1960
- Hobby: Áudio, Marcenaria e Bricolagem
- Profissão ou ocupação: Professor de TI PEB1
- Localidade: Bady Bassitt
Resolvi o meu problema fazendo uma guia maior e ela prende no lado oposto da serra, depois vou bater uma foto e posto aquiHerarkes escreveu:... acredito ter um problema na minha guia...

Abraços
Edú
Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!
-
-
Edú
Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!
-
-
- Lauro
- Membro Mebista
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Lauro
- Data de Nascimento: 08 Fev 1970
- Profissão ou ocupação: cartorário
- Localidade: São Paulo
Rodrigo, pelo que entendi a serra está inclinando porque você está precisando empurrar a madeira com muita força para fazer o corte. O fato da guia estar prensando a madeira contra o disco pode ocasionar esse problema, além de gerar um risco imenso de kick-back. O ideal é que a guia fique um pouco aberta na saída. Tente regular uma abertura de meio milímetro na guia e reduzirá o problema e o risco. Outra coisa importante é que o disco da Skil é de 40 dentes, que melhora o acabamento do corte, mas torna-o mais lento. Evite forçar o corte para ir mais rápido. Respeite o limite da máquina, pois o corte deve ser suave. Se quiser um corte mais rápido, troque o disco por um de 24 dentes. Verifique, também, se a lâmina está bem afiada. Se começar a queimar a madeira, está na hora de afiar. Isso também obriga você a fazer mais força para cortar. A lâmina também não pode ficar muito acima da altura da madeira. Meio centímetro, no máximo. Abraços!
Lauro.
- robertoguz
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Roberto
- Data de Nascimento: 06 Mar 1953
- Profissão ou ocupação: Médico
- Localidade: Marilia
Penso como o Lauro. Possivelmente sua guia está afunilando a saída da madeira por não estar exatamente paralela ao disco ou até 1 mm aberta como foi dito para evitar acidentes com cavacos voando em sua direção. Acho que se regular adequadamente a guia e trabalhar na velocidade que a serra te pede(sem empurrar a madeira goela abaixo) acho que seu problema se resolve.
Abraços
Roberto
Em filmes de suspense o vilão é sempre o mordomo... já na marcenaria é o esquadro!!
Roberto
Em filmes de suspense o vilão é sempre o mordomo... já na marcenaria é o esquadro!!
-
- Ativo
Com relação a Força que tenho que fazer para empurrar, nao estou querendo cortar rapido, e mesmo empurrado com muita força esta indo bem devagar, a serragem sai só pó, e a serra é nova, fiz no maximo 30 cortes com ela, nao esta queimando.
Vou tentar fazer uma gravação amanha de como eu corto e o que acontece, talvez possamos visualizar o problema dessa forma, quero muito resolver isso e deixar a maquina zeradinha pra começar uns projetos mais ousados.
Um forte abraço.
Rodrigo
Vou tentar fazer uma gravação amanha de como eu corto e o que acontece, talvez possamos visualizar o problema dessa forma, quero muito resolver isso e deixar a maquina zeradinha pra começar uns projetos mais ousados.
Um forte abraço.
Rodrigo
- Fabioreis
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Fabio Reis
- Data de Nascimento: 22 Jun 1966
- Profissão ou ocupação: Aposentado
- Localidade: Cotia, SP
Rodrigo,
Se a mesa está ameaçando tombar, só consigo imaginar duas coisas:
1) O peso da madeira é maior que o da mesa: nesse caso, você precisa de roletes/mesa de apoio na entrada e/ou saída do corte - ou chumbar a mesa.
2) A guia não está paralela ao disco.
Repare se você está fazendo mais força ao final do corte do que no início. Se você tem que fazer mais e mais força ao longo do corte, ele está afunilando como disse o Roberto.
Nesse caso, verifique o paralelismo da cerca em relação ao disco. O Brian Grella fez um jig interessante para conferir isso:
Eu construí um desses e funciona perfeitamente.
Se a mesa está ameaçando tombar, só consigo imaginar duas coisas:
1) O peso da madeira é maior que o da mesa: nesse caso, você precisa de roletes/mesa de apoio na entrada e/ou saída do corte - ou chumbar a mesa.
2) A guia não está paralela ao disco.
Repare se você está fazendo mais força ao final do corte do que no início. Se você tem que fazer mais e mais força ao longo do corte, ele está afunilando como disse o Roberto.
Nesse caso, verifique o paralelismo da cerca em relação ao disco. O Brian Grella fez um jig interessante para conferir isso:
Eu construí um desses e funciona perfeitamente.
Abraços,
Fábio Reis.
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
Chico Xavier
Fábio Reis.
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
Chico Xavier
- RobertoPV
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Roberto Vieira
- Data de Nascimento: 22 Mai 1964
- Profissão ou ocupação: Func. Público
- Localidade: Viamão - RS
- Estado: RS
Eu tenho uma skill e algumas vezes ela "quiz" tombar, mas foi por excesso de força na hora de cortar.
Eu já peguei o jeito, mas com algumas tábuas mais duras, esqueço e empurro com mais força.
Para acabar com isso, coloquei uma tábua e uma pedra de gres nas tavessas das pernar, fica esquisito, mas funciona.
Eu já peguei o jeito, mas com algumas tábuas mais duras, esqueço e empurro com mais força.
Para acabar com isso, coloquei uma tábua e uma pedra de gres nas tavessas das pernar, fica esquisito, mas funciona.
- rafa0173
- Ativo
Carlos, eu tenho dois destes roletes e não os recomendo, o uso deles é pouco prático e o custo x benefício não compensa, na minha opinião. Onde o espaço não é problema, acredito que a melhor opção seja uma mesa que complemente a mesa da serra de bancada.cecs1202 escreveu:Outra opção mais sofisticada e bem mais cara é o uso de roletes de apoio. Talvez dê para montar um destes, mas não sei se é facil achar estes roletes no mercado...
Abraços,
Rafael.
Rafael.
- cecs1202
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Carlos Eduardo
- Data de Nascimento: 12 Fev 1966
- Profissão ou ocupação: profissional de informatica
- Localidade: Rio de Janeiro
Rafa,
Valeu pelo depoimento, eu sempre ouvi falar bem destes roletes, mas realmente nunca os tinha usado pessoalmente ! Sei que o custo é muito alto, mas tem algum outro problema que o torna não muito "confiável" ? Ex: será que o modelo maior não tem maior estabilidade por estar apoiado em uma mesa, ao contrário dos outros que tem apenas uma haste de apoio ? Por este motivo não vale a pena montar um mesa em madeira e instalar os roletes na mesma ?
É só uma ideia... Isso se compensar o custo dos roletes...

Valeu pelo depoimento, eu sempre ouvi falar bem destes roletes, mas realmente nunca os tinha usado pessoalmente ! Sei que o custo é muito alto, mas tem algum outro problema que o torna não muito "confiável" ? Ex: será que o modelo maior não tem maior estabilidade por estar apoiado em uma mesa, ao contrário dos outros que tem apenas uma haste de apoio ? Por este motivo não vale a pena montar um mesa em madeira e instalar os roletes na mesma ?
É só uma ideia... Isso se compensar o custo dos roletes...

Abraços,
Carlos E. C. Santos
Carlos E. C. Santos
- robertoguz
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Roberto
- Data de Nascimento: 06 Mar 1953
- Profissão ou ocupação: Médico
- Localidade: Marilia
Eu acho que se a gente conseguir unir o útil ao agradável e barato, fica de bom tamanho, Quando construi a minha bancada para tupia/plaina invertida, a fiz com a altura exata da bancada da minha circular. Quando preciso uso a bancada como extensão da mesa da serra.
Abraços
Roberto
Roberto
- rafa0173
- Ativo
Na minha opinião, o problema com os roletes é a falta de estabilidade deles. Eles foram projetados para serem movidos livremente de um lado pro outro, por isso eles não são lá muito pesados, o que os torna instáveis.cecs1202 escreveu:Sei que o custo é muito alto, mas tem algum outro problema que o torna não muito "confiável" ?
Abraços,
Rafael.
Rafael.
- PC64
- Colaborador Master
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
- Data de Nascimento: 24 Mar 1964
- Profissão ou ocupação: Engenheiro
- Localidade: Sāo Paulo
- Contato:
Fábio,Fabioreis escreveu:Eu construí um desses e funciona perfeitamente.
Gostei do sistema de ajuste fino domrunner no trilho....
Quanto ao "tombamento" da serra, eu nunca tive problema com a minha. Estou achando estranha a força que está sendo necessária para serrar. Concordo com omque foi já foimdito: ou é problema do disco ou de alinhamento.
Abs,
Paulo Celso
Paulo Celso
-
- Ativo
Pessoal, só para não abandonar o assunto, eu não tive tempo de fazer o video mostrando a minha dificuldade por falta de tempo, meu trabalho anda muito puxado nos últimos dias.
Hoje chegou o Tampo pra minha bancada fixa, 2,60x85x4cm Tauari, então irei mexer na oficina, amanha faço o video e documento o máximo possível pra vocês terem uma noção melhor do que está acontecendo...
Grato pela atenção e compreensão de todos.
Att.
Rodrigo
Hoje chegou o Tampo pra minha bancada fixa, 2,60x85x4cm Tauari, então irei mexer na oficina, amanha faço o video e documento o máximo possível pra vocês terem uma noção melhor do que está acontecendo...
Grato pela atenção e compreensão de todos.
Att.
Rodrigo
-
- Ativo
Bueno pessoal,
Não terminei o vídeo pq não precisava dele pra saber que estava tudo errado. Depois de algumas horas olhando, desmontando, montando, medindo e verificando esquadros e paralelismo cheguei as seguintes conclusões.
* A guia estava fora de paralelismo em relação a lamina e não era pouco.
- Para consertar este problema levei o dispositivo que prende a guia em uma metalúrgica para conferir o esquadro e acertar o que precisava, e realmente teve que dar um passe pra acertar o esquadro.
* Quando desmontei a serra pra levar a mesa com a guia na metalurgica descobri que havia diversos parafusos soltos no interior da serra, o que me deixou MUITO preocupado, ja que ela vem montada pensamos que esta tudo 100%?!
- Apertei tudo e parece que esta tudo certo.
* A guia que veio com a maquina alem de ser curta achei mole.
- Substitui por uma Cantoneira de aluminio de 2,5" x 2,5" x 1m.
* Descobri que agora a guia por ser maior da impressão de que esta mais mole, e na verdade o que torce é a estrutura do mecanismo que prende na mesa.
- Acho que vou bolar um esquema pra prender no final da mesa tmb.
Resumindo, o problema era a Guia que estava pressionando a madeira contra a lamina, o que inclinava a serra devido a força aplicada para efetuar o corte.
Agora pergunto qual o certo:
1 - Guia 100% paralela a lamina?
2 - Guia ?,??mm aberta em relação a Lamina?
3 - Guia ?,??mm fechada em relação a Lamina?
Por que fiz um teste ontem, coloquei a cantoneira presa com sargentos e conferi com o paquímetro digital e ficou 0,7mm aberto e quando fis alguns testes os pedaços de madeira que cortavam eram arremessados para traz com tanta força que podiam machucar alguém...
Desde já agradeço a paciência de todos.
Um forte abraço
Rodrigo
Não terminei o vídeo pq não precisava dele pra saber que estava tudo errado. Depois de algumas horas olhando, desmontando, montando, medindo e verificando esquadros e paralelismo cheguei as seguintes conclusões.
* A guia estava fora de paralelismo em relação a lamina e não era pouco.

- Para consertar este problema levei o dispositivo que prende a guia em uma metalúrgica para conferir o esquadro e acertar o que precisava, e realmente teve que dar um passe pra acertar o esquadro.

* Quando desmontei a serra pra levar a mesa com a guia na metalurgica descobri que havia diversos parafusos soltos no interior da serra, o que me deixou MUITO preocupado, ja que ela vem montada pensamos que esta tudo 100%?!

- Apertei tudo e parece que esta tudo certo.

* A guia que veio com a maquina alem de ser curta achei mole.

- Substitui por uma Cantoneira de aluminio de 2,5" x 2,5" x 1m.

* Descobri que agora a guia por ser maior da impressão de que esta mais mole, e na verdade o que torce é a estrutura do mecanismo que prende na mesa.

- Acho que vou bolar um esquema pra prender no final da mesa tmb.

Resumindo, o problema era a Guia que estava pressionando a madeira contra a lamina, o que inclinava a serra devido a força aplicada para efetuar o corte.

Agora pergunto qual o certo:
1 - Guia 100% paralela a lamina?
2 - Guia ?,??mm aberta em relação a Lamina?
3 - Guia ?,??mm fechada em relação a Lamina?
Por que fiz um teste ontem, coloquei a cantoneira presa com sargentos e conferi com o paquímetro digital e ficou 0,7mm aberto e quando fis alguns testes os pedaços de madeira que cortavam eram arremessados para traz com tanta força que podiam machucar alguém...

Desde já agradeço a paciência de todos.
Um forte abraço
Rodrigo
- Lauro
- Membro Mebista
Eu procuro usar a guia aproximadamente meio milímetro aberta exatamente para evitar esses arremessos de madeira. Você diz que está arremessando para trás? É isso mesmo? Não é para a frente da máquina? Você tirou algum dos dispositivos de segurança da máquina (lâmina separadora, coifa, anti kickback)? Abraços!
Lauro.
-
- Ativo
Lauro,
Na realidade nao tem nada ainda, pq quero acertar a serra e a guia antes de colocar todo aparato de seguranca, ate la estou cuidando muito pra nao me machucar.
Esta arremessando para traz sim, mesmo q a peca nao chegue ate os dentes de traz, vou abrir meio milimetro pra ver como se comporta.
Att Rodrigo
Na realidade nao tem nada ainda, pq quero acertar a serra e a guia antes de colocar todo aparato de seguranca, ate la estou cuidando muito pra nao me machucar.
Esta arremessando para traz sim, mesmo q a peca nao chegue ate os dentes de traz, vou abrir meio milimetro pra ver como se comporta.
Att Rodrigo
- Lauro
- Membro Mebista
Sem os equipamentos tem risco mesmo, mas nunca vi arremessar para trás. O kickback é o arremesso da madeira contra o operador, ou seja, para a frente da máquina. É isso que está acontecendo? Abraços!
Lauro.
-
- Ativo
A sim, vendo por esse lado, para frente da maquina e para traz do operador.
Abraco
Abraco
- Lauro
- Membro Mebista
Ah tá, então está dando kickback mesmo. Depois que colocar os equipamentos, isso deve acabar. Mas o ideal é deixar a guia um pouco aberta mesmo. Desligue a máquina da tomada e eleve o disco ao máximo. Pegue um paquímetro e ajuste a guia a uma distância qualquer da lâmina, tirando a medida pelo dente que estiver mais próximo da mesa, na frente. Marque esse dente e gire o disco até que ele chegue na parte de trás. Ajuste a guia um pouco aberta com relação a esse dente. Os parafusos que ficam próximos ao fixador da guia servem exatamente para esse ajuste de esquadro. Boa sorte e abraços!
Lauro.
- Fabioreis
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Fabio Reis
- Data de Nascimento: 22 Jun 1966
- Profissão ou ocupação: Aposentado
- Localidade: Cotia, SP
Rodrigo,
Esse arremesso de madeira para frente (em direção ao operador) é o famoso kick-back (ou coice).
Para resolver esse problema, duas ações:
1) Afaste a ponta da guia para fora da lâmina em aproximadamente 1mm (ou menos que já resolve);
2) Coloque o spliter (aquela placa de metal que fica atrás da lâmina, "separando" as peças cortadas) de volta no lugar dela.
Que bom que você descobriu que o problema do tombamento da serra estava na guia, como suspeitávamos. Agora é só colocar o spliter de volta e produzir muita serragem
!
Esse arremesso de madeira para frente (em direção ao operador) é o famoso kick-back (ou coice).
Para resolver esse problema, duas ações:
1) Afaste a ponta da guia para fora da lâmina em aproximadamente 1mm (ou menos que já resolve);
2) Coloque o spliter (aquela placa de metal que fica atrás da lâmina, "separando" as peças cortadas) de volta no lugar dela.
Que bom que você descobriu que o problema do tombamento da serra estava na guia, como suspeitávamos. Agora é só colocar o spliter de volta e produzir muita serragem

Abraços,
Fábio Reis.
Chico Xavier
Fábio Reis.
Chico Xavier