Pessoal, bom dia !
Pretendo fazer molduras, e queria saber qual seria a serra de disco que fizesse um corte perfeito !
Trabalho com serra de bancada da BLACK & DECKER.
Para fazer os rebaixos na moldura vi na internet a ferramenta Dremel serie 3000 e achei que seria de bom proveito para os trabalhos que desejo fazer, mas não sei se ela faz os rebaixos na moldura !
Desde agradeço
João Mario
Serra de Disco de Bancada
-
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): JOAO MARIO
- Data de Nascimento: 24 Jun 1940
- Hobby: MARCENARIA
- Profissão ou ocupação: APOSENTADO
- Localidade: CAMPINA GRANDE
- Estado: PB
- País: BR
Redelease https://www.redelease.com.br/
- Vespasiano
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Luiz Carlos
- Data de Nascimento: 13 Ago 1963
- Hobby: Marcenaria
- Profissão ou ocupação: Telecomunicações
- Localidade: Agora em Peruíbe
- Estado: SP
Re: Serra de Disco de Bancada
Caro João,
no caso de corte perfeito, a quantidade de dentes influi muito, quanto mais dentes, melhor o acabamento de corte, existem discos desde 18 até 100 dentes ou mais. Também vai depender da madeira a ser utilizada, exemplo, se você for trabalhar com pinus não seria conveniente utilizar um disco com muitos dentes, ainda mais se o punus estiver resinoso, pode queimar a peça e vai te dar muito trabalho pra limpar o disco.
Com relação ao rebaixo das molduras, acredito que uma tupia seria a melhor opção. A micro retifica Dremel é uma excelente ferramenta, mas sua aplicação é para trabalhos pequenos e mais delicados.
Enfim, essa é a minha opinião, vamos esperar a opinião dos amigos.
Abraço,
Vespa
no caso de corte perfeito, a quantidade de dentes influi muito, quanto mais dentes, melhor o acabamento de corte, existem discos desde 18 até 100 dentes ou mais. Também vai depender da madeira a ser utilizada, exemplo, se você for trabalhar com pinus não seria conveniente utilizar um disco com muitos dentes, ainda mais se o punus estiver resinoso, pode queimar a peça e vai te dar muito trabalho pra limpar o disco.
Com relação ao rebaixo das molduras, acredito que uma tupia seria a melhor opção. A micro retifica Dremel é uma excelente ferramenta, mas sua aplicação é para trabalhos pequenos e mais delicados.
Enfim, essa é a minha opinião, vamos esperar a opinião dos amigos.
Abraço,
Vespa
- Dagoonun
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Dagoberto
- Data de Nascimento: 03 Nov 1959
- Profissão ou ocupação: Ex Analista
- Localidade: Sao Paulo
Ola João, faça uma pesquisa sobre o Mestre Fabio Reis e o post - Vamos fazer molduras - , que vai te dar uma luz "legal" ...
Abraços
Dagoberto.
...o importante é tentar, as vezes não dá certo, tenta de novo com outra tecnica, enfim tentar,... quem não tenta, não faz!!!!, aprender sempre!!!!!
- PC64
- Colaborador Master
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
- Data de Nascimento: 24 Mar 1964
- Profissão ou ocupação: Engenheiro
- Localidade: Sāo Paulo
- Contato:
Joāo,
O post que o Dagoberto falou é esse: .
O post que o Dagoberto falou é esse: .
Abs,
Paulo Celso
Paulo Celso
- Fabioreis
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Fabio Reis
- Data de Nascimento: 22 Jun 1966
- Profissão ou ocupação: Aposentado
- Localidade: Cotia, SP
João,
Eu andei me aventurando na construção de algumas molduras e gostei muito dos resultados.
Nos primeiros testes eu usei um disco Makita de 60 dentes, mas ele lascava a madeira na saída do corte. (Bom, pelo menos lascou comigo). Como é um disco para cortar "ao longo" dos veios da madeira, era compreensível que eu tivesse esse resultado
.
Então usei um Freud Combination Blade de 50 dentes.
Como ele é feito para fazer também o corte transversal ao veio da madeira, não tive mais problemas. Os cortes ficam perfeitos, sem lascas e com um acabamento perfeito para fazer a colagem.
Para fazer o rebaixo, eu utilizei o mesmo disco.
Tenho a impressão de que usar uma Dremel para fazer o rebaixo vai fazer você perder muito tempo. A Dremel é uma ótima ferramenta, mas pouco potente para essa tarefa, sendo então indicada para trabalhos menores.
Por favor, dê uma olhada o meu tópico sobre o assunto (O Paulo colocou o link logo acima).
Se eu puder ajudar, estarei a disposição.
Eu andei me aventurando na construção de algumas molduras e gostei muito dos resultados.
Nos primeiros testes eu usei um disco Makita de 60 dentes, mas ele lascava a madeira na saída do corte. (Bom, pelo menos lascou comigo). Como é um disco para cortar "ao longo" dos veios da madeira, era compreensível que eu tivesse esse resultado

Então usei um Freud Combination Blade de 50 dentes.
Como ele é feito para fazer também o corte transversal ao veio da madeira, não tive mais problemas. Os cortes ficam perfeitos, sem lascas e com um acabamento perfeito para fazer a colagem.
Para fazer o rebaixo, eu utilizei o mesmo disco.
Tenho a impressão de que usar uma Dremel para fazer o rebaixo vai fazer você perder muito tempo. A Dremel é uma ótima ferramenta, mas pouco potente para essa tarefa, sendo então indicada para trabalhos menores.
Por favor, dê uma olhada o meu tópico sobre o assunto (O Paulo colocou o link logo acima).
Se eu puder ajudar, estarei a disposição.
Abraços,
Fábio Reis.
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
Chico Xavier
Fábio Reis.
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
Chico Xavier
- paulosena
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Senna
- Data de Nascimento: 15 Mar 1914
- Hobby: Pescaria
- Profissão ou ocupação: Pescador
- Localidade: medford
- Estado: MA
- País: US
os amigos acima falaram quase tudo , porem etendo q o disco sozinho nao faz o trabalho , se vc tem o disco top de linha mas tem uma maquina paraguaia vc nunca ira conseguir perfeicao ao olho de um profissional ela certamente gera vibracoes q reduz o acabamento do disco gerando imperfeicoes q o hobbysta nem sempre vê
Se quiser ir rápido vá sozinho mas se quiser ir longe va acompanhado