Ontem fiz mais um "investimento". Digamos que foi uma "oportunidade no mercado de futuros".
Tenho o costume de olhar a OLX e Mercado Livre para ver se há algum bom negócio. Há tempos estou querendo uma plaina de mesa. O problema é o preço: uma nova custa R$ 2.500 (linda!); uma usada não sai por menos de R$ 1.200! Como acabei de "fazer aplicações em outros ativos" só mesmo um bom negócio para eu mudar a minha "carteira". Isso ocorreu na quinta-feira a noite:
.
Não resisti. O preço estava muito bom. Na sexta-feira (ontem) entrei em contato com o corretor, digo vendedor, e fui ver a bichinha (não dá para comprar ferramenta usada sem vê-la pessoalmente).
O vendedor não sabia dar informações precisas sobre a máquina porque ele não é do ramo. Estava apenas vendendo um lote de máquinas que ele mal conhecia. Tinha um desengrosso enorme, do tamanho de uma máquina de lavar roupa, mas estava sem motor e também precisava de restauração (mais do que a plaina).
Ao ver a plaina de perto eu dei uma desanimada

O cara aceitou os R$ 500. Trouxe ela pra casa.
Não achei nenhuma placa ou inscrição que identificasse a marca da plaina. Acho que é Acerbi. Ela era daquelas que tinham uma furadeira horizontal conjugada. É uma pena que a furadeira não tenha vindo. Achei um cara vendendo uma igualzinha por R$ 1.500, mas aparentemente estava bem mais conservada. Essa ficou parada muito tempo.
Ela tem 3 facas de 150 mm e mesa de 80 cm.
Vou ter que dar uma bela recondicionada nela, e vou precisar de ajuda. Eis as fotos:
1 - Por esse ângulo ela está perfeita 2 - Mas olhando de perto, a mesa está um pouco enferrujada. Nada que comprometa 3 - As facas aparentemente estão novas, sem dentes. Só um pouco enferrujadas 4 - O sistema de ajuste da guia funciona. Só está um pouquinho enferrujado 5 - Observem o motor instalado do outro lado: é que essa plaina era um modelo conjugado com furadeira horzontal 6 - O motor está funcionando. Só precisa de um trato. 7 - Observem a marca: Craftsman (embora um pouco fraco (3/4HP) 8 - O protetor de correia não é o original 9 10 - Observem os parafusos: eram para fixação da furadeira horizontal 11 12 13 14 - A ligação elétrica precisa ser refeita. Olha a gambiarra 15 16 17 18 19 20 - A ponta do eixo, onde seria instalado o mandril da furadeira, está desgastado Vou desmontá-la para ver o real estado de tudo. Aparentemente não há parafusos quebrados. O sistema de elevação da mesa e de movimentação da guia funcionam, mas estão precisando de manutenção, pois a máquina está um pouco enferrujada. Também preciso fazer um guarda-lâminas.
Nunca tive uma máquina dessas. Vou precisar de ajuda e conto com vocês.
Sugestões de onde pode haver problemas são bem vindas.