Fórum com assuntos sobre marcenaria e bricolagem em geral
Ad blocker detected: Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker on our website.
Como alguns devem saber, sou, antes de tudo, um cuteleiro artesanal. Gosto muito de desenvolver JIGs e ferramentas para facilitar o trabalho na oficina.
Apresento a vocês o meu JIG para furar toquinhos para cabos de integrais. Confeccionado em cantoneira de 4,5 cm. Ainda está na fase de acabamento, mas falta somente uma boa lixada, acabamento nas soldas e pintura:
Recortes na "prensa" permitem regulagem ao tamanho do toquinho:
A furação do toquinho requer uma broca mais longa. Primeiro utilizo uma broca curta, para a primeira furação, que vai servir de guia para a mais longa:
Excelente explicação! Obrigado por compartilhar conosco! Presumo que você irá complementar o "tutorial" com a finalização de uma de suas belas facas...
Abraços
Marco
Mais vale uma tentativa fracassada do que o fracasso de não ter tentado...
Grande Togun!!! Gratissimo por compartilhar o tutorial do jig!!!! Beleza de trabalho pra facilitar outros trabalhos!!!! como disse o Marco, fico tambem no aguardo de mais!!!!!
Sou Carlos TOGUN e sou cuteleiro artesanal, embora versado também em outras artes da madeira.
Apresento a vocês o meu JIG para furar toquinhos para cabos de integrais. Confeccionado em cantoneira de 4,5 cm. Ainda está na fase de acabamento, mas falta somente uma boa lixada, acabamento nas soldas e pintura:
Recortes na "prensa" permitem regulagem ao tamanho do toquinho:
A furação do toquinho requer uma broca mais longa. Primeiro utilizo uma broca curta, para a primeira furação, que vai servir de guia para a mais longa:
Lembrando: o JIG por si só não fura corretamente. É preciso alinhá-lo perfeitamente.
Obs: brocas longas são vendidas nas lojas de ferramentas. Existem umas brocas para furação de mourões de cerca. Eu cortei uma de 30 cm, deixando-a no tamanho que achei apropriado ao tamanho médio dos toquinhos - 13 cm aproximadamente.
Espero que gostem! A clonagem está em aberto! Abraços.
Obrigado pessoal pelos comentários elogiosos. Quanto à faca, prometo que no início de 2013 ela será mostrada aqui. Já está "engatilhada". Inclusive o toquinho mostrado no tópico [de roxinho] é o destinado ao seu cabo.
Abraços! Aproveito a oportunidade para desejar a todos um feliz Natal e um novo ano cheio de boas realizações!
Puxa, Amigos, relaxei com todos vocês! Prometi uma faca e não mostrei! Minha desculpa é que iniciei uma obra em casa, que seria apenas um telhado, e acabei "fazendo" outra casa! Foram 14 meses de trabalho, quando então parei quase que completamente de fazer facas.
Togun, esse seu jig me deu uma ideia do que pretendo fazer.
Tenho que furar uma peça (na realidade um cilindro de madeira) de 230 mm, e 37 mm de diâmetro. O furo será de de 25 mm no centro do cilindro de ponta a ponta. Se me permite vou aproveitar sua ideia!