Fórum com assuntos sobre marcenaria e bricolagem em geral
Ad blocker detected: Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker on our website.
Abs,
Paulo Celso
________________________________ Na minha oficina sigo a máxima me meu avô: "UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."
Vou esperar o vídeo para entender o funcionamento. Nem o contador de voltas que o PC falou em consegui enxergar...
Mas o Bruno deu uma bela "engenherada" neste jig.
uma pergunta, pq que a regua onde esta apoiada a peca q ta sendo trabalhada tem aquele corte por onde se pode ver a peca , tipo assim , foi retirada a parte inferior da regua do lado esquerdo da lamina
Se quiser ir rápido vá sozinho mas se quiser ir longe va acompanhado
Bruno
Estava quebrando a cabeça para fazer um dispositivo para fazer cortes paralelos, cai na besteira de prometer a um cliente que eu faria uma caixa para ele guardar laminas de microscópio, a caixa é moleza, o duro seria como fazer as divisões para encaixe das laminas, agora você me deu o caminho.
Obrigado
Pedro
"O impossível foi criado em seis dias "
"Errar é humano, acertar é divino"
Marcos escreveu:Vou esperar o vídeo para entender o funcionamento. Nem o contador de voltas que o PC falou em consegui enxergar...
Mas o Bruno deu uma bela "engenherada" neste jig.
Marcos,
O dispositivo ao qual me referi é aquele semi-círculo. Quando você gira a manivela do outro lado do fuso aquela peça de madeira que tem o elástico faz com que o disco pare sempre na mesma posiçao, dando uma volta perfeita.
Abs,
Paulo Celso
________________________________ Na minha oficina sigo a máxima me meu avô: "UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."
Certo. Agora é que peguei o fio da meada. Quando a parte reta do semi-circulo "encosta" na peça vertical, não te mais como continuar girando a barra roscada e a peça está na posição de fazer o novo corte.
Valeu pela ajuda no entendimento.
Eu já vi alguns jigs para o mesmo objetivo, mas o que é usado normalmente é uma peça da mesma largura do corte que se quer fazer. Esta peça é usada como index...
bruno eu nao acho q tenha sido apenas um pequeno erro de execuçao, pelo fato de alterar em muito a qualidade do trabalho, acredito que aquela regua deve ser completa e na pior das hipotes ela deveria ter pelo menos uns 3 cm do lado esquerdo da lamina
Marcos escreveu:Certo. Agora é que peguei o fio da meada. Quando a parte reta do semi-circulo "encosta" na peça vertical, não te mais como continuar girando a barra roscada e a peça está na posição de fazer o novo corte.
Valeu pela ajuda no entendimento.
Eu já vi alguns jigs para o mesmo objetivo, mas o que é usado normalmente é uma peça da mesma largura do corte que se quer fazer. Esta peça é usada como index...
Marcos,
Não é necessariamente uma volta. A quantidade exata de voltas vai depender da espessura do disco da serra e do passo da rosca do fuso. Talvez seja necessário dar duas ou três voltas para o fuso avançar a distância equivalente à espessura do disco e fazer novo corte.
Seria legal utilizar um Dado Blade, pois aí o corte já sairia da largura do encaixe, evitando ter que dar diversas passadas.
Abs,
Paulo Celso
PC falou tudo marcos, normalmente essas laminas sao full kerf = 1-8 ,entao o ideal seria um avançco de 3-32, entao deve se contar qntas voltas daria 3-32 e bimba. porem ideal mesmo seria uso de dado se vc tiver uma boa circular (nao recomendo o dado pra a maioria dessas vendidas como profissional tipo skill, bt1800, makita nao sei o que 100) e pra quem tem dado eu aconselharia outro modelo de box joint q inclusive e bem mais simples
paulosena escreveu:... ideal mesmo seria uso de dado se vc tiver uma boa circular (nao recomendo o dado pra a maioria dessas vendidas como profissional tipo skill, bt1800, makita nao sei o que 100) ...
Ok Paulo. A minha é desta família, só que dewalt, então o dado blade está fora de cogitação - consta até do manual esta recomendação.
Meu objeto do desejo é uma serra melhor e estou aguardando uma chance de achar uma de preferencia usada. , Fui na casa do Fabio e ele tem uma muito legal da Harvey. Queria uma parecida.
marcos eu nao disse q vc nao pode usar o dado nela , vc pode sim porem vc ta espondo a maquina principalmente na arrancada o trabalha em si nao eh o problema pq vc pode administrar isso nao alimentando a maquina muito rapido ,depois dela ta girando vc so precisa empurrar a madeira deixando a maquina trabalhar , porem na partida vc nao tem como evitar o tranco principalmente nos rolamentos, eu tenho algumas circulares dessa familia sao as bosch 4100 uma delas dei pau por 5 anos usando dado e so precisei trocar um rolamento mas ja vi pessoas estourar a maquina com pouco uso
Entendi PS, mas quem falou que não pode usar na Dewalt fui eu lendo o manual que diz isto com todas as letras e informa do tipo de problema ou perigo advindo desta prática, no caso do meu modelo DW745,
Está certo então, obrigado por detalhar o uso de "dado" em serras portáteis.
paulosena escreveu:marcos eu nao disse q vc nao pode usar o dado nela , vc pode sim porem vc ta espondo a maquina principalmente na arrancada o trabalha em si nao eh o problema pq vc pode administrar isso nao alimentando a maquina muito rapido ,depois dela ta girando vc so precisa empurrar a madeira deixando a maquina trabalhar , porem na partida vc nao tem como evitar o tranco principalmente nos rolamentos, eu tenho algumas circulares dessa familia sao as bosch 4100 uma delas dei pau por 5 anos usando dado e so precisei trocar um rolamento mas ja vi pessoas estourar a maquina com pouco uso
Paulo,
Eu tenho uma Makita nāo sei o que 100.
Você disse que a restriçāo do uso do dado é o esforço provocado pelo tranco que dá na paetida, pois o conjuto de discos é mais pesado. Acontece que minha serra dá a partida suavemente, partindo bem devagar e acelerando. Ela nāo dá tranco.
Eu dei uma olhada no manual e nāo achei nada a respeito de dado blade (preciso olhar mais atentamente, pois dei aquela lida na diagonal). Nesse caso você acha que haveria muito perigo?
Abs,
Paulo Celso
PC vou tentar me explicar melhor , eu sou um orelha seca q nao sou superior a ninguem em nada a unica vantagem q tenho em relacao aos amigos do forum eh morar nun lugar q tem um poder aquisitivo um pouco melhor e as ferramentas sao super em conta , to falando isso pra nao pensarem q quero me aparecer qnd eu falar q aqui nao nos importamos de comprar uma maquina hj e ela queimar amanha,
mas a nivel brasil esta opçao nem pensar.
quando eu disse pra o marcos q eu nao recomendo eu nao queria dizer que nao deve usar , se vc nao se preoculpar de eventualmente ter q trocar os rolamentos do eixo , a sua maquina parte macio com um disco 400 gramas mas qnd vc colocar 1.5 kg e ligar a maquina o eixo vai querer ir mas o disco ira demorar na resposta ,nao sou entendido em eletrica mas acho q o esforço sera so no rolamento ate por experiencia pq as duas bosch 4100 q tenho dei muito pau em uma por 5 anos e a outra por 2 anos antes de enviar ao brasil e apenas a primeira quemou rolamento, quanto a queimar o motor creio q ocorrera se vc forçar muito , muito mesmo no mais minha preoculpacao maior eh so no rolamento do eixo
pessoal, aí não é só o rolamento!!! a questão é o conjunto todo, é um esforço muito grande ,por causa desse disco que e´mais pesado que o comum,e se sofrer esforço lateral, vai fatigando o eixo,e a qualquer momento vai se romper, aí já viu o estrago!!!! Deve ser usado em serras estacionária onde o eixo é mais grosso.
abss
Chatara
São paulo-Capital
o importante não é saber das coisas e sim o telefone de quem sabe.
Eu pedi sua opinião porque você tem mais experiência. Trabalha com isso e já utilizou diversas máquinas. Minha única experiência é com a minha MLT 100. Eu nunca vi um dado blade ao vivo, só em vídeos.
Meu medo não é do eixo não aguentar; é dos suportes quebrarem. Um dado é muito mais pesado que um disco comum.
Não creio haver problema com a partida do motor. Ele parte macio. Se estiver rodando o dado ele vai forçar um pouquinho mais, mas o motor deve ter potência para isso. Está rodando vazio e ele é dimensionado para cortar madeira.
Outro ponto importante é que somos hobistas. Não usaria o dado todos os dias. Seria de vez em quando!
Chatara,
Quanto à fadiga do eixo, como disse ao Paulo Sena, o nosso uso é para hobby. Não é um uso intenso. Não tenho uma marcenaria!
Quanto ao diâmetro, minha máquina tem eixo de 5/8", igual ao da Harvey do Fábio Reis.
Abs,
Paulo Celso
eu tb nao acredito na fadiga do eixo pq tenho uma jet industrial com motor externo mas o eixo eh a mesma bitola , como disse antes minha preoculpacao maior eh com os rolamentos por experiencia propria
Valeu Bruno.
O vídeo ficou muito bom e esclareceu legal o funcionamento do jig. Parabéns pela sua criatividade e desenvoltura com a arte da madeira.
Grande abraço.
Carlos José
Curitiba-PR
A ferramenta ou a máquina mais perigosa é a que você está utilizando!