Boa noite a todos.
Este final de semana foi muito proveitoso pois como havia terminado algumas restaurações encomendadas pela patroa, resolvi fazer alguns jigs para facilitar a minha vida.
Fiz um taper jig copiado de uma postagem aqui no M&B, não me ocorrendo no momento o autor.
Algumas fotos
Taper jig
Regras do fórum
"Gabaritos" definição:
Modelo que serve para traçar, verificar ou controlar o perfil ou as dimensões que devem ter os objetos, pode ser Industrializado ou Diy.
Também é medida padrão que regula a confecção de peças, a distância entre os trilhos de máquinas, Instrumento destinado a verificar medidas padrão.
"Gabaritos" definição:
Modelo que serve para traçar, verificar ou controlar o perfil ou as dimensões que devem ter os objetos, pode ser Industrializado ou Diy.
Também é medida padrão que regula a confecção de peças, a distância entre os trilhos de máquinas, Instrumento destinado a verificar medidas padrão.
- robertoguz
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Roberto
- Data de Nascimento: 06 Mar 1953
- Hobby: Marcenaria
- Profissão ou ocupação: Médico
- Localidade: Marilia
- Estado: SP
- País: BR
Redelease https://www.redelease.com.br/
- Fabioreis
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Fabio Reis
- Data de Nascimento: 22 Jun 1966
- Profissão ou ocupação: Aposentado
- Localidade: Cotia, SP
Re: Taper jig
Taí um jig que eu conheço faz um tempão, mas nunca tive a necessidade de construir....
Talvez quando eu ficar mais "abusado" e inventar de construir umas cadeiras, mesas... Sei que o pessoal também usa para alinhar laterais de tábuas, mas também nunca precisei.
Parabéns, Roberto. O seu ficou muito legal !
Talvez quando eu ficar mais "abusado" e inventar de construir umas cadeiras, mesas... Sei que o pessoal também usa para alinhar laterais de tábuas, mas também nunca precisei.
Parabéns, Roberto. O seu ficou muito legal !
Abraços,
Fábio Reis.
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
Chico Xavier
Fábio Reis.
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
Chico Xavier
- Dagoonun
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Dagoberto
- Data de Nascimento: 03 Nov 1959
- Profissão ou ocupação: Ex Analista
- Localidade: Sao Paulo
Grande Roberto!!! PARABENS!!! Todos muito Caprichados!!!!! Muito Uteis!!!! gratissimo por compartilhar!!!

Abraços
Dagoberto.
...o importante é tentar, as vezes não dá certo, tenta de novo com outra tecnica, enfim tentar,... quem não tenta, não faz!!!!, aprender sempre!!!!!
- Lauro
- Membro Mebista
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Lauro
- Data de Nascimento: 08 Fev 1970
- Hobby: marcenaria
- Profissão ou ocupação: cartorário
- Localidade: São Paulo
- janc
- Moderador Master
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Juarez
- Data de Nascimento: 12 Abr 1954
- Localidade: Rio de Janeiro
- Estado: RJ
Parabéns pela execução do seu jig.
- Mila
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Artur
- Data de Nascimento: 19 Set 1969
- Hobby: Artesanato
- Profissão ou ocupação: Marcenaria
- Localidade: Campo Belo
- Estado: MG
Roberto.
Seu Jig ficou bem bacana. Legal!
Taí mais uma das mil e uma utilidades do que fazer com aqueles manípulos da alliance.
Parabéns Roberto.
Seu Jig ficou bem bacana. Legal!
Taí mais uma das mil e uma utilidades do que fazer com aqueles manípulos da alliance.
Parabéns Roberto.
Há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia. - XEIKISPIR
- rafa0173
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Rafael
- Data de Nascimento: 02 Set 1976
- Hobby: Natação
- Profissão ou ocupação: Administrador
- Localidade: Niteroi
- Estado: RJ
Parabéns pelo seu jig Roberto, ficou muito bom!
Eu, na minha santa ignorância, não sabia exatamente para que servia esse jig. Então fui pesquisar na internet e achei um vídeo bem legal mostrando como usar um jig desses. O do vídeo é bem diferente do que você fez, mas o propósito é o mesmo. A parte onde o autor mostra como filetar dos dois lados eu achei especialmente interessante.
Eu, na minha santa ignorância, não sabia exatamente para que servia esse jig. Então fui pesquisar na internet e achei um vídeo bem legal mostrando como usar um jig desses. O do vídeo é bem diferente do que você fez, mas o propósito é o mesmo. A parte onde o autor mostra como filetar dos dois lados eu achei especialmente interessante.

Abraços,
Rafael.
Rafael.
- robertoguz
- Ativo
- Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Roberto
- Data de Nascimento: 06 Mar 1953
- Localidade: Marilia
Obrigado pelos comentários Fabio, Lauro,Dago Janc e Mila.
Rafa, o que eu fiz também permite filetar dos 2 lados. Optei por fazer um jig sobre "runner" pois a qualidade das "fences" das maquinetas que temos não ajuda muito nos ajustes. Estou usando inclusive para sulcar laterais de gavetas para inserir o fundo.
Acho mais seguro que trabalhar diretamente na mesa empurrando a madeira.
Rafa, o que eu fiz também permite filetar dos 2 lados. Optei por fazer um jig sobre "runner" pois a qualidade das "fences" das maquinetas que temos não ajuda muito nos ajustes. Estou usando inclusive para sulcar laterais de gavetas para inserir o fundo.
Acho mais seguro que trabalhar diretamente na mesa empurrando a madeira.
Abraços
Roberto
Em filmes de suspense o vilão é sempre o mordomo... já na marcenaria é o esquadro!!
Roberto
Em filmes de suspense o vilão é sempre o mordomo... já na marcenaria é o esquadro!!