Macaco Hidráulico para Motocicleta.

Imagem
Espaço dedicado aos amantes do motociclismos.
Postar fotos de nossas queridas Motos
Dicas de reparo, competições, adaptações, Tuning, etc.

Responder
Edu
Administrador
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): José Eduardo
Data de Nascimento: 30 Out 1960
Hobby: Áudio, Marcenaria e Bricolagem
Profissão ou ocupação: Professor de TI PEB1
Localidade: Bady Bassitt
Estado: SP
País: BR

Macaco Hidráulico para Motocicleta.

Mensagem por Edu » Sáb Nov 24, 2018 4:22 pm

Por necessidade, e eu inaugurando minha volta as atividades, resolvi fazer um macaco para fazer os serviços de manutenção de minhas 2 paixões(motos), minha 3ª que era meu furgão tive de vender: A agua chegou na cintura :oops: Aqui um mecânico cobra para trocar o óleo das bengalas da moto R$ 250,00, material gasto: óleo Lubrax ATF 10W 1 Litro custa R$ 18,00, então eles ganham R$ 234,00 de lucro. Este é um trabalho simples. Troca óleo do motor com óleo Motul 3000 R$ 100,00, custo 1,5lt de óleo a R$ 27,00 o litro, total R$ 40,50, lucro de R$ 59,50, trabalho super simples apenas 1 parafuso, e sem trocar o filtro. A semana passada aprendi a limpar o carburador da Twister economizei R$ 80,00, usei apenas gasolina na limpesa, 2 dias depois apareceu um outro defeito, quando estava na rodovia acima de 100km ela falhava a ignição, perguntei pro mecânico, ele me disse que era defeito na parte elétrica, e que eu ia gastar uns R$ 100,00, cheguei em casa, pensei... pensei... e deduzi falha a faisca em alta chegando a morrer. Desparafusei o tanque de combustível e removi ele, o defeito era: mau contato no conector da bobina de alta tensão, economizei 100 Jair$. Vou trocar o cabo do afogador, o mecânico disse que dá trabalho pois tem de tirar o tanque, blá, blá, enfim seriam mais 100 Jair$ :doh: Ontem comprar o cabo do afogador R$ 22,00, como minha moto tem 11 anos acho que estes problemas são normais ainda mais que é um veiculo que uso todo dia. Bom amigos, depois desta introdução vamos ao principal da postagem "Macaco Hidráulico para Motocicleta", eu vi vários vídeos no YouTube antes de fazer o meu, como eu tinha um macaco hidráulico nunca antes usado, destes mini macaco para 2 toneladas, pensei é tu que vou Frankensteiniar :loll: Tirei os apoios que devem fixar em embaixo dos carros, tirei os rodízios e como apoio no piso usei 2 cantoneiras (1/4" x 1" x 1") de 40cm cada, 2 barra de ferra 1/4" x 1" por 21cm, uma base em u para apoiar o chassis da moto de 40cm por 3mm x 1" x 4" x 1", e parafusos de 1/2" com porcas e arruelas únicos objetos que comprei, manta de borracha de 4mm eu tinha aqui uns retalhos. Fiz as soldas, como soldador de 1ª viajem até que não está :saint: Seguem as fotos: Eu me guiei por este aqui: [attachment=9]1090b77e36eabb8fd0d6f0e3280e8116o.jpg[/attachment] Tirei aquela peça que encaixa nos carros, e soldei um barra de 1/2" de aço 1025 por 9,5cm. [attachment=8]macaco1.jpg[/attachment] [attachment=7]macaco2.jpg[/attachment] Segue agora ele pronto sem pintura e mantas de borrachas: [attachment=6]10.54.23.jpeg[/attachment] [attachment=5]10.54.16(1).jpeg[/attachment] Sistemas anti-stress usei 2 pedacinhos de cantoneiras soldadas para fixação na alavanco do hidráulico: [attachment=4]10.54.19.jpeg[/attachment] Seguem fotos da pintura e colagem da manta de borracha nos pés e na base: [attachment=3]10.54.15.jpeg[/attachment] [attachment=2]10.54.14.jpeg[/attachment] [attachment=1]10.54.16.jpeg[/attachment] O Macaco Hidráulico para Motocicleta finalizado: [attachment=0]10.54.18.jpeg[/attachment] Deixe seu [b]Like[/b] ou [b]Des-Like[/b] :up:
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Abraços
Edú

Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!

Ferramix https://www.ferramix.com.br
Edu
Administrador

Re: Macaco Hidráulico para Motocicleta.

Mensagem por Edu » Sáb Nov 24, 2018 4:31 pm

[attachment=0]10.54.23.jpeg[/attachment] Alguns poderão me perguntar: porque ao descer ele está abaixando mais um lado que o outro e ao ficar elevado ele fica nivelado com o piso :?: . Eu calculei isso para colocar o macaco pela lado direito, nisso a moto esta no descanso lateral, e levanto a moto estando eu a direita da moto. Ao descer o macaco, ele começa e tombar a moto para a esquerda, nisso ela apoia em seu descanso lateral, assim apenas uma pessoa pode manusear o macaco, e erguer a moto. Pensei nisso porque faço estes serviços sozinho. :up:
Abraços
Edú

Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!

PC64
Conselheiro Senior
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Contato:

Mensagem por PC64 » Dom Nov 25, 2018 6:44 pm

Edu, Gostei desse macaco. É bastante interessante. Depois poste fotos dele em funcionamento!
Abs,
Paulo Celso

"É melhor tentar e falhar, que preocupar-se e ver a vida passar;
é melhor tentar, ainda que em vão, que sentar-se fazendo nada até o final.
..."

Martin Luther King

Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

Ilton
Conselheiro Senior
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Ilton
Data de Nascimento: 27 Out 1965
Profissão ou ocupação: Gráfico / CNC
Localidade: Sorocaba

Mensagem por Ilton » Seg Nov 26, 2018 9:39 am

Edu, gostei bastante da ideia... como sabe também tenho uma moto Custom, e sempre precisamos erguer a danada... parabéns pelo projeto... :up:
Grande abraço - Ilton

João 3:16 / Isaías 55:6

ESSanches
Ativo
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Emerson Sanches
Data de Nascimento: 01 Dez 1970
Profissão ou ocupação: Analista Sistemas
Localidade: ZN - São Paulo

Mensagem por ESSanches » Seg Nov 26, 2018 1:16 pm

Pode ser interessante para colocar armários suspensos tb...........
Emerson

Edu
Administrador

Mensagem por Edu » Seg Nov 26, 2018 6:32 pm

[quote="ESSanches"]Pode ser interessante para colocar armários suspensos tb...........[/quote] Também pode usar sim :up:
Abraços
Edú

Edu
Administrador

Mensagem por Edu » Seg Nov 26, 2018 6:59 pm

[quote="Ilton"]Edu, gostei bastante da ideia... como sabe também tenho uma moto Custom, e sempre precisamos erguer a danada... parabéns pelo projeto... :up:[/quote] Meu irmão também tem uma relíquia, CB450DXII ela é pesadinha 177klg, já a Twister pesa 170Klg, mas perto da minha gorducha que pesa quase 300 Klg com tanque cheio :doh: . Pensando nisso ele me aconselhou a por um sistema de trava, para quando o macaco estiver erguido com a moto, e por falta de terminar o serviço tiver de deixar a moto sobre o macaco, então bolei uma trava que incrementei ontem a noite, foi apenas 2 furos e um pedaço de eixo com 8mm de diâmetro, aço inox 1045 e com +/- 12cm de comprimento. Depois vou postar ele trabalhando, hoje fui no correio buscar o pneu dianteiro da Twister, farei serviço completo na dianteira, troca do pneu, troca de pastilha do freio, óleo das bengalas, óleo do freio com a troca do cabo, depois de 11 anos o cabo está com fadiga.
Abraços
Edú

Edu
Administrador

Mensagem por Edu » Seg Nov 26, 2018 8:16 pm

Amigos eu deixei aflorar em mim o amor que sempre tive pelas duas rodas, após passar pelos problemas de saúde que passei, e ver que daqui não levamos nada, hoje sinto prazer em fazer esse serviços nas minhas princesas. [b]Levamos apenas nossas boas lembranças e as Amizades que fizemos.[/b] [attachment=0]malucospormotos.jpg[/attachment]
Abraços
Edú

Responder

Voltar para “Moto, Motoqueiro & Motociclista”