Falei com Monrod e falaram para fazer o ajuste da castanha do carro transversal, se ajustava ela ficava dura, volta sim , volta não, ontem eu desmontei tudo, e parti para testes, enviei um e-mail para a Monrod, o e-mail explica tudo.
1º) Tirei o carro porta ferramentas e a peça que prende o carro no transversal, e através do buraco pude ver o fuso oscilar ao girar com uma parafusadeira a bateria.
Obs: Filmei está etapa 2 no vídeo: https://youtu.be/zaD_SRCjXEA
Resultado: Fuso empenado.
2º) Retirei o fuso e prendi no mandril da furadeira de bancada, coloquei o relógio comparador e comprovei que ele se o ponteiro oscila muito, eu prendi a parte no mandril que vai o manipulo deixando a rosca livre, foi nela que fiz a medição.
Resultado: Fuso empenado.
3º) Prendi o fuso na placa do torno, coloquei uma contra ponta rotativa, e no relógio comparador pude ver que ele forma uma barriga, já que as pontas estão alinhadas com o eixo imaginário do torno, fiz o mesmo teste próximo a ponta roscada e continuou a oscilação, um pouco menor já que esta mais próxima da contra ponta rotativa..
Obs: Fiz um pequeno vídeo mostrando esta fase, coloquei no inicio do vídeo um teste que fiz da flange de 100mm instalada, para você ver que meu torno está com giro da placa zerado: https://youtu.be/zaD_SRCjXEA
Resultado: Fuso empenado.
4º) Teste de medição visual com régua de aço inox de precisão, alinhada ao corpo do fuso e visualmente comprovei o empenamento.
Resultado: Fuso empenado.
Aguardo instruções, sobre a garantia do mesmo, segue nota fiscal em anexo.