Transformação de Mini Torno de Bancada em Mini Torno CNC.

Tornos dos Membros do Fórum - Tornos Mecânico e Tornos para Madeira - Homemade ou Comerciais. Acessórios para Tornos de Madeira ou Metal.

Responder
Avatar do usuário
Edu
Administrador
Mensagens: 7686
Registrado em: Qui Nov 08, 2012 5:18 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): José Eduardo
Data de Nascimento: 30 Out 1960
sexo: Masculino
Hobby: Áudio, Marcenaria e Bricolagem
Profissão ou ocupação: Professor de TI PEB1
Localidade: Bady Bassitt
Estado: SP
País: BR
Localização: SJRP - SP

Transformação de Mini Torno de Bancada em Mini Torno CNC.

Mensagem por Edu »

Estive vendo um vídeo de nosso Amigo Wanderson (Wadjo) e me deu uma coceira que aumenta a cada vez que penso nisso :loll:

Tenho uma placa CNC 3X aqui parada e 3 motores de passo, acho que são de 9kls, usados mas funcionando, peguei no ferro velho.

Com esta eletrônica consigo está proeza, e quais software são usados para torno, seriam os mesmos de CNC Router.

Segue vídeos do Wadjo:



https://www.youtube.com/watch?v=y9-Q5m8-Km0



https://www.youtube.com/watch?v=drIU-Z_Ax-c
Abraços
Edú

Temos de respeitar nossas máquinas, excesso de confiança nunca foi boa compania!

-

-


Redelease https://www.redelease.com.br/
Avatar do usuário
MPFerreira
Ativo
Mensagens: 685
Registrado em: Ter Jan 13, 2015 10:50 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Mauricio
Data de Nascimento: 06 Ago 1937
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Contador
Localidade: Araguaina
Estado: TO
País: BR

Re: Transformação de Mini Torno de Bancada em Mini Torno CNC

Mensagem por MPFerreira »

Edú,
São muitas as possibilidades de conversão de tornos para CNC.

Sua placa CNC 3X e os motores de passo são indicados, mas quanto à capacidade de torque nada posso dizer sem conhecer seu torninho.

O soft é o Mach3 via porta paralela.

No meu torno vou utilizar motor trifásico de 1/2 ou 3/4 HP para o ajuste de rotação através de um inversor de frequência.

Quanto aos fusos tenho que substitui-los por outros de esferas circulantes, acho que você também deverá fazer isso.

Aqui em minha cidade não tenho acompanhamento técnico, estou há mais de mil km de qualquer coisa!

Já fiz algumas experiências em protótipo utilizando os componentes citados por você com resultados promissores.

Na sua região não será difícil atingir seu objetivo, vai depender apenas de sua vontade.
Boa sorte,
Mauricio.

Avatar do usuário
ssgarbi
Ativo
Mensagens: 393
Registrado em: Ter Jul 30, 2013 9:13 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Sergio
Data de Nascimento: 19 Fev 1964
sexo: Masculino
Hobby: Automaçao
Profissão ou ocupação: Tecnico em Eletronica
Localidade: Sao Jose dos Campos
Estado: SP
País: BR
Localização: Sao jose dos campos

Re: Transformação de Mini Torno de Bancada em Mini Torno CNC

Mensagem por ssgarbi »

Boa tarde a todos, boa tarde Edu

Edu, meu torno ja foi embora a uns meses, mas usava motores de passo de 5 kgf com a CNC3AX modular (minha fabricaçao) e iam muito bem.
Quanto ao software voce sabe, abomino terminantemente qualquer coisa relacionada a Windows, pelo menos pra controle da CNC, por isso uso Linux Emc2 axis, tanto na CNC quanto usava no torno, até pra cortar isopor para as minhas asas (aeromodelo) uso o linux, e corto com tres eixos, e nao com 4 como a maioria faz, e mesmo com 3 eixso corto todo tipo de asa a fuselagem sem problemas, ok. Enfim CNC3AX motores de passo de 9 Kgf e Linux.... e estará bem apetrechado.


Favor desconsiderarem a mensagem anterior, erro de teclado, kkkkkk
____________
Abraços
Sérgio Sgarbi

___________________________________________________
"A mente que se abre a uma nova ideia jamais volta ao seu tamanho original." Albert Einstein

Responder

Voltar para “Meu Torno Para Metal ou Madeira, Tornearia Mecânica e Metalurgia”