Página 1 de 1

Grau de Afiação de Ferramentas

Enviado: Dom Mai 29, 2016 9:40 am
por microscheme
. . .

Saca só o grau exagerado e o corte das ferramentas desse japa

phpBB [media]


. . .

Re: Grau de Afiação de Ferramentas

Enviado: Dom Mai 29, 2016 9:54 am
por spzoom
Meu avô dizia que valia muito o tempo gasto na afiação, porque você economiza no trabalho, mas o que me impressionou mesmo foi a precisão e habilidade do Japa

Re: Grau de Afiação de Ferramentas

Enviado: Dom Mai 29, 2016 2:54 pm
por julioferr
Micro, sempre vejo os vídeos dos japas e já salvei esse vídeo para fazer uns experimentos com esse ângulo de afiação que deve ser de 25 graus.

Re: Grau de Afiação de Ferramentas

Enviado: Dom Mai 29, 2016 8:18 pm
por agra500
Muito bom mesmo o Japa...

Como citou o spzoom..a habilidade do cabra é de impressionar mesmo. As ferramentas que o mesmo utiliza, aparece umas que não vemos normalmente nos torneamentos por aqui, o que diz disso meu amigo Julio ?

Abraços...

Fernando Agra

Re: Grau de Afiação de Ferramentas

Enviado: Dom Mai 29, 2016 8:53 pm
por julioferr
Fernando, os japoneses usam umas ferramentas diferentes para tornear.
Tem uma que parece um cabo de guarda-chuva.
A ferramenta diferente no vídeo deve ser esse formão que utiliza a ponta de baixo.
Acho que o tipo de torneados japoneses também são diferentes dos nossos, talvez por isso ferramentas diferentes.

Re: Grau de Afiação de Ferramentas

Enviado: Dom Mai 29, 2016 9:46 pm
por Giulliano
Pelo cavaco/serragem, podemos observar que as ferramentas estão/estavam afiadíssimas.

Sensacional :clap1:

Re: Grau de Afiação de Ferramentas

Enviado: Seg Mai 30, 2016 1:11 am
por Redbaron
O japa é bom mesmo, mas vale a pena ressaltar alguns detalhes, o suporte está acima do centro de corte, segundo a madeira é bastante homogênea e macia, a qualidade do aço que foram feitos as ferramentas, sem falar na afiação da ferramenta. Somando todos os detalhes mais a habilidade do japa dá um video incrível. Mas caindo na real, usamos madeiras que na maioria das vezes são abrasivas, fibrosas, que acabam com o fio da ferramenta, nem sempre temos o aço ideal, o que reflete na afiação, sem falar do torno em si.
Pedro

Re: Grau de Afiação de Ferramentas

Enviado: Seg Mai 30, 2016 3:58 pm
por Lauro
Ferramentas muito afiadas e torneiro habilidoso, embora concorde com o Pedro em relação à madeira utilizada, que parece bem macia. Independentemente disso, sem dúvida um vídeo admirável :clap1: :clap1: :clap1: .

Julio, a ferramenta a que se refere é a "hook tool" ou ferramenta gancho. Acho que não é de origem japonesa, mas não encontrei referências. Essa ferramenta, assim como a "ring tool" ou ferramenta anel, destinam-se a escavar as madeiras de topo.

Esta é a ferramenta gancho

Imagem

Esta é a ferramenta anel

Imagem

Segue um vídeo demonstrando o uso da ferramenta gancho :up:


Re: Grau de Afiação de Ferramentas

Enviado: Seg Mai 30, 2016 5:54 pm
por bruno007
Incrível realmente os japas mandam muito bem, gostei muito dos cabos das ferramentas deve ser muito bom de trabalhar com eles.

Re: Grau de Afiação de Ferramentas

Enviado: Seg Mai 30, 2016 10:57 pm
por silvio56
Mano Micro e amigos, nunca levei muito a sério este negocio de afiação correta a 30, 40, 45, 50º....Acredito que a melhor afiação é aquela a qual nos adaptamos melhor, acredito também que uma boa postura ao torno, a nossa altura e portanto a altura em que deixamos o torno, o tipo de madeira e a forma a que queremos dar à peça, tudo isto influencia e para tanto basta que procuremos a melhor afiação, a que mais nos agrade. Acho os Alemães e os Ingleses meio bitolados neste assunto, já os Japa e os Espanhóis tem mais liberdade em graduar suas goivas, também sigo estes conceitos. Não quero dizer que graduar suas goivas usando tabelas pré definidas esteja errado, só acredito que graduar conforme seu melhor conforto seja melhor.
Isso é apenas opinião, não deve ser entendido como conceito. É somente o que acho. E bom giros a todos.
Um grande abraço
Silvio

Re: Grau de Afiação de Ferramentas

Enviado: Qua Jun 01, 2016 11:33 am
por Ferrazoli
Alem da Boa afiação.... também a velocidade correta do torno é um fator determinante... Também não uso um grau específico para os formões que faço a afiação, como disse o Silvio, acredito que temos que usar o grau que nos facilite mais.... faço isso porque aprendi assim, sózinho, fui apanhando, levando tranco até achar um grau e me adaptar a ele... e faço assim até hoje.
Abraço
Ferrão