***************************************************************************************************
Olá amigos. Oi eu de novo...Hoje gostaria de fazer uma homenagem a uma madeira que foi muito utilizada há uns 20/30 anos atrás e que hoje por força da utilização excessiva, é muito rara e difícil de encontrar: A Peroba Rosa; que era muito utilizada em estruturas de telhados e normalmente para ficar exposta ao tempo.
Consegui uns bons pedaços de uma antiga casa que foi demolida e acredito que esta madeira deva ter por perto de 100 anos.

Depois de desempenadas e retirados os pregos, cortei os segmentos na minha nova serra 1/2 esquadria a 15º.São 12 segmentos por anel.

Colando montando e prensando os anéis da parte baixa da peça.

Para o anel central eu separei 12 pedaços de 7x7 cm e torneei no meio um circulo de 5 cm de diâmetro

Acertei os angulos na Serrabik para formar o anel central

O anel central foi torneado separadamente, assim como a parte de baixo e a superior, sera tudo montado no final

Na parte superior da peça eu fiz uma estrela com 12 pontas para dar um destaque, utilizei Ipê para formar o desenho da estrela; após o torno irá aparecer somente as pontas da estrela
Nesta foto o detalhe da peça inteira antes de ir para o torno

Agora o torneamento das peças

Consegui também um pedaço de Arueira, uma madeira bastante dura e de difícil torneamento e fiz 12 semi circúlos que irão compor o anel central

Tudo torneado e pronto para a montagem e acabamentos

Agora a colocação dos detalhes, bolinhas de Arueira de 4cm de diâmetro dentro dos circulos do anel central

Agora foi só lixar e a aplicação de seladora com tíner e polido com óleo. a peroba tem um tom roseado com manchas amarelas muito bonito e que deram um destaque bem legal com o ipê e a arueira, no final ficou assim:

Espero que os amigos gostem e comentem, ficarei contente com as criticas e sugestões, o trabalho é composto de 170 peças em Peroba Rosa, Ipê e Arueira sob uma base de Cedrinho com 57 cm de altura e diametro de 26 cm.
Um grande abraço a todos
Silvio