Página 1 de 1

Do zero ao segmentado - mestre Silvio, obrigado

Enviado: Sáb Jul 13, 2013 1:36 am
por Marcos
A saga por São Paulo foi mais complexa e agradável do que eu jamais poderia supor. Depois do churrasco no Chatara, ver o Brasil dar um sapeca na badalada Espanha, fazer um curso de caixas de osso com Nelson (8 horas praticamente de pé, aprendendo), ir dois dias na Mega Artesanal (antes uma passadinha na 25 de março, desce ladeira, sobe ladeira) e acompanhar a Kátia durante 8 horas andando de loja em loja, carregar tudo que ela comprou e umas besteirinhas que eu comprei, no dia seguinte andar todo o gasômetro, ir a pé para rua Piratininga e para fechar o dia, uma voltinha para comprar uns acessórios na praça da Sé, concluí que minha visita ao Silvio seria apenas um passeio na praia para conhecer as peças que ele já produziu, aproveitar o sol, a skol, um churrasco e a praia.

Claro que na praia daria para limpar as vistas e recuperar o desgaste. Logo cedo a Kátia se lembrou que ainda precisava comprar uns trecos e lá fui eu novamente. Na volta dei uma corridinha na Florência de Abreu para comprar um protetor facial. Só para fazer cinema, porque sabia que não teria pique para usar. Meio dia, fechamos a conta do Hotel, pegamos um grude no restaurante e partimos para a casa do Silvio. Graças ao Santo GPS, consegui não errar o caminho e dei sorte que o transito está amigão até demais.

A casa do Silvio me lembrou a casa do Nelson. Tem vaso, prato, cuia e etc. de todos os modelos e tamanhos em todos os cantos da casa. O tal do segmentado é realmente impressionante e ver fotografias não é nem de longe como poder ver e pegar nas peças. Os detalhes construtivos são intrigantes, eu diria. Depois de visto e revisto o arsenal, chegamos em uma bola de futebol. Aí eu parei e fiquei imaginando o tamanho do rolo que foi montar a dita cuja. Me perdi nos pensamentos e o Silvio tentava me explicar como foi feito, mas sinceramente: ouvi mas não compreendi. Fiquei apenas olhando para a Bola e imaginando: se o cara fez esta coisa, imagina o que vem por aí... Enquanto isto Kátia e Ivone estavam trançadas em um papo animado e somente foi interrompido quando o Silvio no chamou para prosseguir para São Sebastião, em virtude das obras gigantescas que estão sendo feitas na serra, para duplicação da pista e para não comprometer o horário, partimos.

Até a serra a viagem fluiu tranquila, mas quando começou o trecho em obras, ficou lento. Devagar que nem tartaruga dando marcha a ré subindo ladeira. A Kátia puxou uns salgadinhos e suco do isopor e comentou: Relaxa e aproveita a paisagem. Dava de ler o crachá dos operários.

Acontece que a lentidão do transito me permitiu olhar a paisagem e é simplesmente uma coisa maravilhosa. Como em Brasília quase não tem morro e a vegetação é baixa, rala e retorcida, apreciar aquela região foi uma oportunidade impar. E assim, foi tudo bem e nem percebi o tempo passar. Só me dei conta que anoitecia quando estava descendo para Caraguá. Curvas fechadas, cerração e chuva. Tudo que eu não gosto estava no mesmo pacote e o jeito foi andar a 30 por hora. Na frente o Silvio, Da. Ivone e Jhones. E eu ali, tenso, para não perder o Silvio de vista. Bem, chegamos.

O jhones pulou do carro e disparou pelo quintal, deu uma cheirada no coelho e continuou correndo e espalhando xixi. Nunca tinha visto cachorro amigo de coelho. Arrumamos as coisas e fui conhecer a oficina do Silvio. Espaço bom, máquinas e ferramentas à mão e o principal: o TORNO.

Dei uma olhada para ele e fiquei meio de longe porque o bicho é grande, bruto e tem cara de mal educado. Se eu estava com receio, agora estava mais que assustado. Mas foi só isto e fomos conhecer a geladeira. Lotada de SKOL. Pensei comigo: meu Anjo da Guarda escutou as minhas preces. Abri logo uma e continuamos o papo. O Silvio cheio de idéias e eu rezando para faltar luz no dia seguinte. Assim eu poderia ir para a praia e relaxar.

Que nada. As 7:30 começou a movimentação na cozinha, o cafezinho cheirando. Pulei da cama na velocidade de uma preguiça e fui à luta. Enrola daqui, embroma dali e o tempo passando, almoço, descanso da beleza... mas lá pelas 2 da tarde, não teve jeito. Fui convocado para ir para a oficina.

Lá nas esperava o secretário para todos os assuntos do Silvio. Marcos quero te apresentar o Zé. Eu disse olá e ele falou para o Silvio: "Tá qui o toco que o sinhô pidiu". Apontou para mim e perguntou: "É prá ele?" Pronto, estou lascado, pensei. Que diabos vou fazer com esta metade de tronco? O Silvio vai aprontar alguma para mim... Não deu outra.

Imagem

Imagem


Aqui a prova do crime, mas para chegar neste ponto teve uma certa preparação que o Silvio começou assim: Marcos, este é o formão e se usa assim, etc. etc. Foi uma luta memorável para conseguir acertar a distância, pressão, angulo de ataque, linha de corte e tal. O Silvio conseguiu tirar água do asfalto e me interrompeu e corrigiu centenas de vezes, mas três horas depois eu já me sentia quase um profissional na tornearia. Quem começou arredondando a peça claro que foi o Silvio. Ainda não tinha a menor ideia do que seria "tornear na sombra" e minha primeira tentativa resultou em um tranco que quase engoli a goiva. Passado o susto e ouvindo atentamente o mestre, fui me ajeitando.

Imagem


Aqui o resultado obtido lá pelas 11 da noite. Só o bagaço, mas muito satisfeito em ver o tronco transformado em cuia.


Imagem


Se não fosse a paciência e insistência do professor Silvio, nada teria saído e confesso que duvidava se conseguiria algum resultado positivo, muito menos uma peça muito legal e prontinha para ser usada. Fiquei feliz demais.


Segundo dia


Acordei no mesmo horário do dia anterior e o cafezinho já estava na mesa. Quando tentei levantar senti que a musculatura estava travada do pescoço a tornozelo. Parecia que havia sido atropelado por uma caminhão. Eu cheio de dor nos braços e panturrilha e o Silvio cheio de planos: Hoje vamos fazer um prato segmentado, disse ... Olhei para ele e nem esbocei reação porque não conhecia o processo mas sabia que teria que emendar um monte de pedacinho e tal... Será? Imaginei. Como no dia anterior ele conseguiu a mágica... vamos ver.

Em questão de minutos e no meio de muitas explicações, surgiu um gabarito com o tamanho das peças e um Jig para a serra BT. Em pouquíssimo tempo as peças de peroba estavam cortadas, as ripas de roxinho cortadas e lixadas na medida.

Imagem

Hora da montagem. Fita, cola, cinta de borracha para manter tudo no lugar. Agora é só esperar para secar.
Enquanto esperamos é hora escolher e de trabalhar o fundo do prato. Primeiro na serra de fita, depois no torno, até chegar na medida aproximada.

Aqui foi a hora da onça beber água. Tornear o material que ainda não estava bem colado. Todo cuidado era pouco.

Imagem

Pronto. Hora de colar o fundo e mandar tudo para a prensa.

Imagem


Secou. Voltamos ao torno e o serviço agora era do tipo: Errou, estragou. O profissional caiu na real e tremeu nas bases, mas o Silvio não deixava o moral baixar e corrigia, incentivava e o Zé, agora mais enturmado, me sacaneava.

Imagem

Imagem

Ver em Tamanho realhttp://imageshack.us/a/img198/3593/p3j.JPG[/miniatura]

Agora eu já estava mais solto no ambiente, recebia a visita da Kátia e Da. Ivone de vez em quando e surgiram os elogios.

Aqui, o resultado dos dois dias e de outras coisas que foram feitas no mesmo dia e na manhã seguinte.

Imagem

Imagem

Imagem


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem



Imagem


Imagem

Imagem



Às vezes temos um vocabulário até razoável, mas em certas circunstâncias é muito complicado encontrar as palavras certas para expressar nosso sentimento de gratidão. É o que acontece aqui agora, porque não sei como dizer muito obrigado amigo Silvio e Da. Ivone. Fomos tratados como se já fossemos próximos de muitos anos e seria demasiado longo listar todas as gentilezas das família do Silvio e do Zé e sua esposa conosco. Para encurtar o papo: O Silvio nos cedeu o quarto dele e foi para o quarto de hóspedes. Então, nada mais a comentar sobre quem é o Silvio e como nos tratou.

Durante as muitas horas de treinamento o Silvio ficou o tempo todo do meu lado e sempre me alertava se tinha algum modo melhor para trabalhar. Me ensinou um monte sobre torno e sobre formões. Aliás, ele fez questão de me fazer usar todos, inclusive uns especiais do Red Baron, para que eu tivesse chance de comparar e entender onde cada um se aplicava.
O Zé, que entende de tudo um pouco, inclusive sobre formões, deu uma "lixadeirada" em algumas de minhas goivas que estavam com corte para entalhe e transformou para o angulo adequado para tornearia. Agora, já tenho goivas no ponto de uso, algumas faltando só encaixar os cabos novos, vistos na fotos.

A cereja do bolo ficou para a última etapa: O copiador. Este realmente valeu muito. Além de poder usar o copiador, me foram passados todos os detalhes construtivos e as principais dúvidas e erros geralmente cometidos. Uma sugestão repetida algumas vezes: Dá uma olhada no post do Turco. Veja como o Samuel fez melhorias no dele. Observe o posto do Red Baron. Fazer um copiador para torno não é tarefa trivial muito menos para quem sabe pouco sobre o torno em si. Então esta chance de ver, pegar, medir, perguntar e tal, foi ótima. Apesar do pouco tempo de uso posso afirmar que o negócio funciona e é "muito simples" de usar.


Imagem

Bem, estou certo que devo ter esquecido de mencionar alguma coisa mas pelo menos pude registrar aqui a minha felicidade pelo aprendizado e o privilegio de conhecer e ser recebido pela família do mestre Silvio. Obrigado amigo e estamos te esperando aqui em Brasília.

Re: Do zero ao segmentado - mestre Silvio, obrigado

Enviado: Sáb Jul 13, 2013 9:19 am
por antosarai
Bonito testemunho, momentos de dar inveja a todos. Parabéns e obrigado por nos deixar participar deles.

Re: Do zero ao segmentado - mestre Silvio, obrigado

Enviado: Sáb Jul 13, 2013 9:38 am
por VANGODIAS
Caracas, o "omi" já tá quase "proliça" na arte da tornearia, as peças ficaram magnificas, se foram as primeiras, outras belas peças virão, com certeza. :clap1: :clap1: :clap1: Parabéns pelo trabalho e ao Silvio pela transferência de conhecimentos, isso demonstra nobreza, parabéns a todos.

Re: Do zero ao segmentado - mestre Silvio, obrigado

Enviado: Sáb Jul 13, 2013 9:51 am
por PC64
Marcos,

Que bela aula, hein? Você fechou o passeio com chaves de ouro!

Resumindo:

1 - Churrasco com o pessoal do fórum;
2 - Aula com o Mestre Nelson, aprendendo as técnicas de trebalhar com osso;
3 - Mega Artesanal, onde aprendeu técnicas de lixamento;
4 - Compras na 25 de março (tem que agradar a patroa);
5 - Passeio pela Florêncio de Abreu, Piratininga e Gasômetro (para quem não conhece, o paraíso das ferramentas aqui em São Paulo - um shopping a céu aberto);
6 - Para encerrar, visita ao Mestre Silvio: muito churrasco, muita cerveja e 2 dias de aula de tornearia, aprendendo desde como tranformar um toco em uma gamela até a arte de trabalhar com segmentados.

O que você pode querer mais?

Parabéns Marcos pelos trabalhos e ao Mestre Silvio, pela sua generosidade em compartilhar seus conhecimentos.

Ah, ja ia me esquecendo: comprou a bota da Katia? Ela bem que merece.

Re: Do zero ao segmentado - mestre Silvio, obrigado

Enviado: Sáb Jul 13, 2013 12:28 pm
por julioferr
Daqui um tempo teremos mais um mestre do segmentado, mestre Marcão.
Parabéns!

Re: Do zero ao segmentado - mestre Silvio, obrigado

Enviado: Sáb Jul 13, 2013 1:24 pm
por microscheme
. . .

Perrrrrrrrrrrrrrrfeito Gafanhoto

abraços

. . .

Re: Do zero ao segmentado - mestre Silvio, obrigado

Enviado: Sáb Jul 13, 2013 2:23 pm
por silvio56
Marcão meu véio, foi um grande prazer recebe-lo assim como a amiga Katia. São pessoas ótimas que aprendemos a estimar e que continuarão sendo parte de nossas vidas.
Tú só esqueceu de mencionar, que além de tudo que fez nestes dias; também se mostrou um excelente sheff de cozinha.
Pessoal o Marcão fez uma enchova assada no forno a lenha com um pirão de camarão, que por pouco fiquei sem experimentar. Enquanto ele cozinhava eu e as mulheres permanecemos sentados esperando a hora do rango.
Um grande abraço
Silvio
Imagem

Re: Do zero ao segmentado - mestre Silvio, obrigado

Enviado: Sáb Jul 13, 2013 3:35 pm
por Matuto


"O Mestre na arte da vida faz pouca distinção entre o seu trabalho e o seu lazer,
entre a sua mente e o seu corpo, entre a sua educação e a sua recreação,
entre o seu amor e a sua religião. Ele dificilmente sabe distinguir um corpo do outro.
Ele simplesmente persegue sua visão de excelência em tudo que faz,
deixando para os outros a decisão de saber se está trabalhando ou se divertindo.
Ele acha que está sempre fazendo as duas coisas simultaneamente."
Texto budista



Marcos, esta sua narração só veio confirmar algo que sempre achei de mestre Silvio, mesmo não o conhecendo pessoalmente. Trata-se de uma pessoa muito generosa e amiga, disposto a compartilhar seus conhecimentos com todos.

Obrigado e parabéns por sua feliz "jornada" aqui em São Paulo.

Abraço.

Nilson

Re: Do zero ao segmentado - mestre Silvio, obrigado

Enviado: Sáb Jul 13, 2013 4:47 pm
por mellado
Parabéns Marcos fechou com chave de ouro,e parabéns ao amigo Silvio e sua esposa por serem tão legais, realmente está sua viagem foi FANTÁSTICA.

Re: Do zero ao segmentado - mestre Silvio, obrigado

Enviado: Sáb Jul 13, 2013 6:28 pm
por Lauro
Que passeio magnífico Marcos :happy; :happy; . Receber aulas do Silvio deve ser sensacional. Ainda vou até a oficina do mestre para tentar aprender um pouco também (já estou me convidando :D ). Parabéns pelas peças! Ficaram espetaculares :clap1: :clap1: . Abraços!

Re: Do zero ao segmentado - mestre Silvio, obrigado

Enviado: Sáb Jul 13, 2013 7:21 pm
por mirandabhte
amigo marcos. em uma parte de seu relato eu fiquei com agua nos olhos de tanto rir e imaginar que realmente a primeira ves e assustadora mesmo :loll: . masss pelo que vimos o resultado foi perfeito e a paixao pelo torno com certeza ja aconteçeu /think . posso ate prever a compra e o resultado nos torneados. com toda certeza vc sera mais um girador . parabens marcos e silvio . abs mirandabhte :clap1:

Re: Do zero ao segmentado - mestre Silvio, obrigado

Enviado: Sáb Jul 13, 2013 8:31 pm
por silvio56
Lauro escreveu:Que passeio magnífico Marcos :happy; :happy; . Receber aulas do Silvio deve ser sensacional. Ainda vou até a oficina do mestre para tentar aprender um pouco também (já estou me convidando :D ). Parabéns pelas peças! Ficaram espetaculares :clap1: :clap1: . Abraços!
Amigo Lauro, você já foi convidado, aliás todos os amigos sempre serão bem vindo em meu canto.. Só preciso saber quais as preferencias Bramas, Scholl, Antartica, Boemias, etc etc...... :loll: :loll: :loll: :loll: \_/

Um abraço a todos
Silvio

Re: Do zero ao segmentado - mestre Silvio, obrigado

Enviado: Sáb Jul 13, 2013 9:07 pm
por Lauro
Grande Silvio! Depois dessa, precisamos marcar um final de semana :happy; :happy; . Depois que os problemas oculares aqui de casa passarem (agora, além de mim, minha esposa também está com conjuntivite) e o tempo firmar, conversamos para um final de semana aí :D . Obrigado e abraços!

Re: Do zero ao segmentado - mestre Silvio, obrigado

Enviado: Sáb Jul 13, 2013 9:49 pm
por Marcos
Mauricio,você já é uma pessoa especial para nós. Não pelos comentários neste post, mas pelo conjunto da obra. Acertou no mosca: Vou ter que comprar umas coisinhas... tornearia não é uma atividade trivial e vai requerer algum investimento além do torno. Umas coisas serão construídas com muito mais calor do que valor... Traduzindo: algumas ferramentas podem ser tipo home made e irão nos atender muito bem. Como um pingo é letra....

Lauro, se você ainda não passou algumas horas com o Silvio, tá perdendo. E perdendo muito. Silvio e Da Ivone são muito acima da faixa. Aquelas pessoas que são muito mais que diferentes, são maravilhosas. É complicado achar as palavras para descrever o casal, mas eu diria que:São ótimas pessoas. Eu não consigo imaginar o motivo de vocês estarem tão perto e não se conhecerem melhor. Aqui não vai nenhuma crítica. Pelo contrário. Estou maravilhado de ser um elo agregador. Ao que parece, se não fosse minha "ousadia" em ir até São Sebastião, você não teria incentivo para fazê-lo heheheheeeee. O mesmo pensamento vale com relação ao Nelson. Putz... pense em um cara legal.
É a mesma coisa que penso a seu respeito. estou convicto que uma visita à sua oficina, será impagável. Quem sabe, qualquer dias destes?

Nilson: Infelizmente nos falamos pouco, mas quero que saiba que o tenho em grande estima e seus comentários são sempre lidos por mim com mita atenção, aos detalhes contidas nas frases.

Copiando parte de sua mensagem, ao citar
"Ele simplesmente persegue sua visão de excelência em tudo que faz" esta afirmação tem tudo a ver com minha maneira de pensar."

Então, a vida segue.

Re: Do zero ao segmentado - mestre Silvio, obrigado

Enviado: Sáb Jul 13, 2013 10:07 pm
por mirandabhte
amigo marcos . com toda certeza posso falar que na grande maioria as ferramentas por nos mesmos feitas tendem a ser melhores pq alén do carinho e capricho e feita para determinado trabalho .sendo assim tendem a ficarem melhores . obrigado pelas palavras amigas :up: . agora quanto as goivas estou lutando :harg: para aprender a tempera perfeita e quando achar o caminho passarei com todo prazer . abraços mirandabhte

Re: Do zero ao segmentado - mestre Silvio, obrigado

Enviado: Sáb Jul 13, 2013 11:04 pm
por flaviovieira
Esse é o ESPÍRITO do M&B!

Re: Do zero ao segmentado - mestre Silvio, obrigado

Enviado: Sáb Jul 13, 2013 11:17 pm
por nelsondangelo
Aííí Marcããão, grande contador de causos, fiquei encantado no seu relato e concordo plenamete com o Matuto você e o Silvio são mestres na arte da vida.
Um grande abraço,
Nelson.

Re: Do zero ao segmentado - mestre Silvio, obrigado

Enviado: Sáb Jul 13, 2013 11:37 pm
por paulosena
sempre gostei dos segmentados , mas alem da paciencia precisa se ter tempo, ultimamente quase nao to tendo tempo nem pra as canetas q costumo fazer

Re: Do zero ao segmentado - mestre Silvio, obrigado

Enviado: Dom Jul 14, 2013 12:16 am
por Zelao
Olá, Marcos!!

Que maratona amigo, alias pela narração, muito gratificante e proveitosa. :up:
Parabéns a vc pelas lindas peças, e ao mestre Silvio por transmitir a vc e a todos nos suas aulas muito elucidativas, muito obrigado por nos ensinar. :clap1: :clap1: :clap1:

Abraços

Zelão

Re: Do zero ao segmentado - mestre Silvio, obrigado

Enviado: Dom Jul 14, 2013 10:30 am
por silvio56
[/color]
Marcos, esta sua narração só veio confirmar algo que sempre achei de mestre Silvio, mesmo não o conhecendo pessoalmente. Trata-se de uma pessoa muito generosa e amiga, disposto a compartilhar seus conhecimentos com todos.

Obrigado amigo Nilson.
Silvio

Re: Do zero ao segmentado - mestre Silvio, obrigado

Enviado: Dom Jul 14, 2013 11:07 am
por Vespasiano
Amigo Marcos, você tem razão, me deixou babando...
Suas peças ficaram excelentes, mas não foi só por isso, o melhor foi ter sido assistido pelo nosso Mestre Silvio, que como foi dito, e como experiência própria, é uma pessoa muito prestativa e atenciosa, disposta a ensinar e ajudar. Isso feito ao vivo e à cores não tem preço.

Fico feliz em saber que você tirou suas dúvidas dos torneados, tipos de ferramentas a serem utilizadas, e a utilização das mesmas.
No geral, sua estadia em São Paulo valeu não só pra você, mas para todos nós aqui, que aprendemos algo mais com suas experiências aqui postadas.

Muito obrigado por compartilhar amigo. :up:

Grande abraço,
Vespa

P.S.: Pra não perder o costume sem deixar de sacanear... Não sabia que no lago Paranoá tinha anchova... :loll: :loll:

Re: Do zero ao segmentado - mestre Silvio, obrigado

Enviado: Dom Jul 14, 2013 8:51 pm
por Matuto
nelsondangelo escreveu:Aííí Marcããão, grande contador de causos, fiquei encantado no seu relato e concordo plenamete com o Matuto você e o Silvio são mestres na arte da vida.
Um grande abraço,
Nelson.
Mestre Nelson, isto se aplica à sua pessoa também. Assim como ao Zelão, Lauro, Micro etc... etc... etc...

Os verdadeiros mestres não são aqueles que ensinam, são aqueles que são humildes o bastante para saber que a vida é um eterno aprender no caminho em busca da perfeição e, nesse processo, acabam por iluminar o caminho das pessoas ao seu redor.

Um cordial abraço.

Re: Do zero ao segmentado - mestre Silvio, obrigado

Enviado: Dom Jul 14, 2013 9:13 pm
por Matuto
Nilson: Infelizmente nos falamos pouco, mas quero que saiba que o tenho em grande estima e seus comentários são sempre lidos por mim com mita atenção, aos detalhes contidas nas frases.

Copiando parte de sua mensagem, ao citar
"Ele simplesmente persegue sua visão de excelência em tudo que faz" esta afirmação tem tudo a ver com minha maneira de pensar."

Então, a vida segue.
Amigo Marcos, também lamento por isso. É meu jeito de ser, infelizmente.

Certa vez, numa reportagem de televisão sobre o tsunami na ásia, foi mencionada uma tribo aborígene nômade que sobreviveu por viver no mar. Eles não têm a tradição de contar o passar do tempo, para eles é como se fosse sempre presente. Quando reencontram alguém que não viam a anos, agem como tivessem se falado a poucos instantes.

Creio que tenho um pouco disso em mim. Então, mesmo que não troquemos mensagens constantemente, procuro dar o máximo valor a cada palavra que troco com todos aqui do fórum.

Mesmo que eu não tenha por hábito beber... um \_/ para vc.

Abraço.

Re: Do zero ao segmentado - mestre Silvio, obrigado

Enviado: Dom Jul 14, 2013 9:46 pm
por XISLAIR
Marcão, grande amigo!!!

Li, e reli varias vezes seu relato sobre sua odisseia por São Paulo, confesso que fiquei com uma grande "inveja saudável" destes dias magníficos que vc degustou na presença de amigos muitos queridos aqui do M&B, seu relato só vem confirmar o enorme carinho e respeito que tenho pelas pessoas sem igual as quais vc pode conhecer e conviver nesses dias!

Silvio... mestre Silvio, vc é único meu amigo!!! vc foi sensacional ao transmitir seus conhecimentos/dicas/macetes ao Marcos, tenho certeza que foi um encontro muito proveitoso, onde bons momentos foram desfrutados!! Meu carinho e respeito por vc só aumentam meu amigo.

Marcos, gostei muito da cuia e do prato segmentado que vc fez com a inestimável orientação do mestre Silvio, as duas peças ficaram muito bonitas, tenho certeza que vc agregou muito do conhecimento transmitido na ocasião, e sei que vc vai disseminar este aprendizado, como vc já vem fazendo meu amigo, tenho aprendido muito com seus posts, são sempre muito dinâmicos e agradáveis!!!

Abraços,
Xislair!

Re: Do zero ao segmentado - mestre Silvio, obrigado

Enviado: Dom Jul 14, 2013 10:30 pm
por Fabioreis
Lindo relato, Marcos !

Parabéns pelas peças que você conseguiu fazer e ao Sílvio por transmitir seus conhecimentos !


Abraços,
Fábio Reis.

Re: Do zero ao segmentado - mestre Silvio, obrigado

Enviado: Seg Jul 15, 2013 9:27 am
por LeMar
Silvio e Marcos, Parabéns em dobro pela amizade e carinho, as peças trabalhadas ficaram lindas, vendo ninguém diz que é um primeiro trabalho, mas é claro que com a inestimável orientação de um mestre da tornearia do gabarito do Silvio, o resultado só poderia mesmo ser esse! Agora só falta o Marcos botar o torno dele para girar e mostrar o que aprendeu!!

LeMar!!

Re: Do zero ao segmentado - mestre Silvio, obrigado

Enviado: Seg Jul 15, 2013 2:59 pm
por silvio56
Quero agradecer a todos os amigos que mostraram o carinho com estas palavras, e em particular ao amigo Marcos por citar estes momentos muito especial.
Um grande e cordial abraço a todos.
Silvio

Re: Do zero ao segmentado - mestre Silvio, obrigado

Enviado: Seg Jul 15, 2013 3:18 pm
por julioferr
A narrativa do Marcos é tão boa que ja tô vendo um outro lado dele, esse cara pode começar a escrever livros pq ele tem queda pra coisa.

Re: Do zero ao segmentado - mestre Silvio, obrigado

Enviado: Seg Jul 15, 2013 3:48 pm
por maugasoni
Parabéns Marcos ficaram muito bonitos os teus trabalhos.

Abraços,

Maurício

Re: Do zero ao segmentado - mestre Silvio, obrigado

Enviado: Seg Jul 15, 2013 4:56 pm
por Dagoonun
Grandes Marcos e Silvio!!!!! que BELEZA!!!! Conviver, Aprender e Fazer!!!! MARAVILHA !!!! PARABENS a Ambos e gratissimo por compartilharem!!!!!

:clap1: :clap1: :clap1: :clap1: :clap1: :clap1: :clap1: !