Formões para tornear recém adquiridos - HELP ME

Galeria de Trabalhos dos Membros do Fórum, ou Assuntos Diversos Relacionados a Torneamento de Madeira

Responder
Anselmo Becker
iniciado
Mensagens: 4
Registrado em: Sex Jul 20, 2018 10:57 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Anselmo Tito Becker
Data de Nascimento: 16 Nov 1960
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Servidor Público Fed
Localidade: Porto Alegre
Estado: RS
País: BR

Formões para tornear recém adquiridos - HELP ME

Mensagem por Anselmo Becker »

E aí pessoal, tudo bem?


Sou iniciante, e quem viu minha apresentação sabe da história. Acontece que consegui (pura sorte: cheguei dois minutos antes do "adversário") comprar meus primeiros formões para torno: 03 da PACETTA e 03 da LUMINAR, todos antigos e aposentados desde o falecimento do antigo dono, hobbysta apaixonado, há 14 anos.

Bom, se sabe que os formões PACETTA são bons (somente bons?), mas os LUMINAR não conheço bem. Estou anexando fotos
destes queridos para que vejam, em especial àqueles que têm conhecimento destas 06 peças e possam me dizer mais sobre eles,
por ex. sua idade estimada, seu tipo de aço, o quanto podem valer e "otras cositas más".

Estão com ferrugem por cima, normal pelos catorze anos parados, mas me surpreendeu o quanto estão perfeitamente bem muito bem afiados. Parecem haver sido passados n'uma pedra japonesa 8.000 o quê, obviamente, não é o caso.

Agradeço gente, e fico aqui ansioso na espera.

Abração
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Redelease https://www.redelease.com.br/
Avatar do usuário
Giulliano
Ativo
Mensagens: 4605
Registrado em: Sex Set 11, 2015 7:27 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Giulliano Morais Pir
Data de Nascimento: 18 Jan 1972
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Técnico de Mecânica
Localidade: Volta Redonda
Estado: RJ
País: BR
Localização: Volta Redonda RJ

Re: Formões para tornear recém adquiridos - HELP ME

Mensagem por Giulliano »

Anselmo, não conheço essas marcas pessoalmente, apenas o PACETTA e de nome, mas formões, não goivas. Sugiro se inteirar mais sobre eles e principalmente sobre afiação. Parabéns pelas aquisições. Abraço.
Att;
Giulliano.

"A vida é muito simples, nós que a complicamos"

"O que somos é consequência do que pensamos"

Alguns

Avatar do usuário
Lauro
Membro Mebista
Mensagens: 6180
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 3:18 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Lauro
Data de Nascimento: 08 Fev 1970
sexo: Masculino
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: cartorário
Localidade: São Paulo
Estado: SP
País: BR
Localização: São Paulo-SP

Re: Formões para tornear recém adquiridos - HELP ME

Mensagem por Lauro »

Anselmo, quanto aos Pacetta, não posso opinar. Só conheço os novos, que não são bons, pois perdem o fio muito rápido. Esses antigos parecem ser de boa qualidade. Quanto aos Luminar, tenho cinco. Duas goivas e três inclinados. São excelentes! A informação que tenho é que foram fabricados há muitos anos no Brasil, utilizando aço de procedência sueca. A afiação dura bastante e o corte fica bem limpo. O único porém desses formões é o cabo curto. Prefiro cabos longos para tornearia. Se conseguir trocar os cabos é uma boa. Mudando de assunto, li na sua apresentação que está começando com uma multifunção. Também comecei com uma, da marca Ferrari. O torno da multifunção vibra muito e dificulta o bom acabamento da peça com as ferramentas. Precisará de muita lixa. Boa sorte e qualquer dúvida é só perguntar :up:
Lauro.

Anselmo Becker
iniciado
Mensagens: 4
Registrado em: Sex Jul 20, 2018 10:57 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Anselmo Tito Becker
Data de Nascimento: 16 Nov 1960
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Servidor Público Fed
Localidade: Porto Alegre
Estado: RS
País: BR

Re: Formões para tornear recém adquiridos - HELP ME

Mensagem por Anselmo Becker »

Valeu Lauro e Luciano... Pois é, a informação que eu tinha é que os Pacetta antigos eram muito bons. Vou ter que buscar mais informações.

Não dá nada, afinal as descobertas são a parte boa, não é mesmo?

Quanto aos Luminar, fico feliz em saber da qualidade do aço, pois não tinha conhecimento desta marca. Mas pelo que vi das afiações à primeira vista, os aços (dos duas marcas) me parecem realmente muito bons.

Depois de limpá-los e tratá-los, vou poder visualizar melhor. Mais ainda quando passá-los na pedra e usá-los. Tenho que pesquisar também para descobrir em que ano (ou década, pelo menos) foram produzidos, o quê faz uma enorme diferença.

Quanto à vibração e à lixa, a gente tem que suar no início, não é mesmo? Fazer o quê?

Um grande abraço

Responder

Voltar para “Tornearia Em Madeira - WoodTurning”