Desvalorização do trabalho

Galeria de Trabalhos dos Membros do Fórum, ou Assuntos Diversos Relacionados a Torneamento de Madeira

Responder
Avatar do usuário
Fritsch
Ativo
Mensagens: 459
Registrado em: Sex Jul 01, 2016 4:12 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Pedro Fritsch
Data de Nascimento: 07 Fev 1966
sexo: Masculino
Hobby: Carros antigos
Profissão ou ocupação: Marceneiro
Localidade: Caçador
Estado: SC
País: BR
Localização: Caçador-SC.

Desvalorização do trabalho

Mensagem por Fritsch »

Na minha opinião, trabalhando pra passar o tempo,
porque vender peça artesanal a esse preço...

http://ba.olx.com.br/grande-salvador/ar ... =2&xtcr=41
334620035392620.jpg
http://ba.olx.com.br/grande-salvador/ar ... =2&xtcr=39
338620030213862.jpg
http://ba.olx.com.br/grande-salvador/ar ... =2&xtcr=43
332620039244109.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Editado pela última vez por Edu em Qui Ago 25, 2016 4:45 pm, em um total de 1 vez.
Razão: Inclusão das imagens no fórum.

Redelease https://www.redelease.com.br/
Avatar do usuário
Lauro
Membro Mebista
Mensagens: 6180
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 3:18 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Lauro
Data de Nascimento: 08 Fev 1970
sexo: Masculino
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: cartorário
Localidade: São Paulo
Estado: SP
País: BR
Localização: São Paulo-SP

Re: Desvalorização do trabalho

Mensagem por Lauro »

Ou feito com trabalho escravo /think .
Lauro.

Avatar do usuário
microscheme
In Memoriam
Mensagens: 4318
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 5:42 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): João Batista de Oliv
Data de Nascimento: 01 Jan 1963
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria e Tornearia
Profissão ou ocupação: aeroportuario
Localidade: Guarulhos
Estado: SP
País: BR
Localização: Guarulhos - SP

Re: Desvalorização do trabalho

Mensagem por microscheme »

. . .
Fala sério
Por um preço destes, se for pra vender, nem ligo o torno
Não paga nem a energia utilizada pelo torno pro torneio da peça, fora o trabalho manual em esculpir os desenhos
Possivelmente é trabalho subfaturado pra não dizer escravo
E o pior que o cara que vende ganha dinheiro com as vendas
. . .
MicroScheme
I'm Going Slow . . . Forever Sloooooooooooow

Avatar do usuário
amaschio
Moderador Master
Mensagens: 760
Registrado em: Dom Nov 11, 2012 10:53 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Agostinho
Data de Nascimento: 20 Set 1965
sexo: Masculino
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro Eletricista
Localidade: Campinas
Estado: SP
País: Br

Re: Desvalorização do trabalho

Mensagem por amaschio »

Uma pena, Pedro

Um dia, parado numa obra na BR-116, na altura da subida da serra em SC, (por sinal, indo para Caçador a trabalho), longe de qualquer cidade, um vendedor ambulante me ofereceu um socador de alho, numa madeira avermelhada e de cheiro muito agradável, ricamente entalhado no formão (embora rústico), por R$20,00.

Perguntei se ele que criava ou se apenas vendia, ele respondeu com uma história tão comprida que fiquei sem entender :?:

Mas era uma peça, ainda que simples, muito bonita. No fim, dei R$25,00 (que era que tinha de troco do pedágio), mas creio que valia muito mais.

Fiquei acompanhando sua peregrinação na fila de caminhões que tinha atrás e aparentemente somente eu comprei. Então concluo que é isso: se o fulano está precisando do dinheiro, ele vende por qualquer preço. Mas uma desvalorização lamentável do trabalho, sem qualquer sombra de dúvidas.
Meta: Serrar, com serrote, em linha reta

Avatar do usuário
Giulliano
Ativo
Mensagens: 4605
Registrado em: Sex Set 11, 2015 7:27 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Giulliano Morais Pir
Data de Nascimento: 18 Jan 1972
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Técnico de Mecânica
Localidade: Volta Redonda
Estado: RJ
País: BR
Localização: Volta Redonda RJ

Re: Desvalorização do trabalho

Mensagem por Giulliano »

Esses preços parecem até piada.
Att;
Giulliano.

"A vida é muito simples, nós que a complicamos"

"O que somos é consequência do que pensamos"

Alguns

Avatar do usuário
microscheme
In Memoriam
Mensagens: 4318
Registrado em: Sex Nov 09, 2012 5:42 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): João Batista de Oliv
Data de Nascimento: 01 Jan 1963
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria e Tornearia
Profissão ou ocupação: aeroportuario
Localidade: Guarulhos
Estado: SP
País: BR
Localização: Guarulhos - SP

Re: Desvalorização do trabalho

Mensagem por microscheme »

. . .
Agora tu imagina
Se o cara for revendedor, tá ganhando algum
E quem faz, quanto será que ganha ❓❓❓
É uma incógnita, pois o trabalho sempre é muito bonito, mas o que vale, muitas vezes 50 pilas pra gente, pra quem precisa mais que a gente, 20 resolve o problema
Veja o caso das rendas do Ceará
As mulheres fazem o rendado por 20 contos e no aeroporto é vendido a 300
É um caso pra se pensar
Agora uma pergunta:
Tu acha, com o senso de valor que tu tem ou nós temos, quanto vale uma obra de arte do mestre Sílvio; eu não teria grana pra comprar um dos vasos segmentados que ele produz, certo . . .
Muitas vezes a gente comora alguma coisa pra ajudar alguém
Acredito que o maior valor está na intensão
Sei lá; vai saber
. . .
MicroScheme
I'm Going Slow . . . Forever Sloooooooooooow

Avatar do usuário
schneider
Ativo
Mensagens: 1015
Registrado em: Seg Nov 12, 2012 8:47 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Ademir Inacio Schnei
Data de Nascimento: 03 Dez 2012
sexo: Masculino
Hobby: marcenaria,tornearia
Profissão ou ocupação: contador
Localidade: Cruzeiro do Sul
Estado: RS
País: BR
Localização: Cruzeiro do Sul(RS)

Re: Desvalorização do trabalho

Mensagem por schneider »

Isso ai é artesanato indigena. Acho que ganham 10 pila por peça.
Uma vez teve um representante deles, com cadastro na funai e tudo, vendendo gamelas, muito bem feitas por sinal, por preços parecidos em uma feira. Exploração pura.

Avatar do usuário
mezzacappa
Ativo
Mensagens: 264
Registrado em: Qui Jun 19, 2014 11:27 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): sergio
Data de Nascimento: 09 Mai 1960
sexo: Masculino
Hobby: astronomia
Profissão ou ocupação: engenheiro
Localidade: São Paulo
Estado: SP
País: Br
Localização: sao paulo
Contato:

Re: Desvalorização do trabalho

Mensagem por mezzacappa »

alem da exploração existe a necessidade ( a fome obriga a qualquer coisa), ela que faz o preço; pois custo de confecção não existe é pura mão de obra e esta nao se valoriza ou nao o é. aqui onde moro bem proximo um rapaz veio roçar meu gramado, ele alugou uma chacrinha por 200,00 para morar ( morar e manter arrumadoo terreno, meu caseiro ganha salario minimo e moradia-- to quese demitindo o tião e alugando pro rapaz-- bricadeira a parte) e não tem como pagar o aluguel e olha que nem energia ele tem lá

Avatar do usuário
PC64
Membro Mebista
Mensagens: 10777
Registrado em: Dom Fev 17, 2013 9:39 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Estado: SP
País: BR
Localização: São Paulo / SP
Contato:

Re: Desvalorização do trabalho

Mensagem por PC64 »

Gente,

Vamos pensar em uma coisa: o difícil não é fazer; é vender.

O mercado de artesanato é bastante elástico em relação ao preço ou seja, você sobe um pouquinho o preço e as vendas despencam. Isso é uma característica dos produtos supérfluos.

Vamos tomar por exemplo o copo vendido a R$19. Vamos supor que o cara consiga vender 5 copos por dia. Ele fatura R95 ao dia, ou seja, mais de R$2.000 por mês. É muito mais dinheiro que ele conseguiria se trabalhasse em um emprego ganhando salário mínimo. Se ele cobrasse R$40 duvido que vendesse mais de um copo por dia, se tanto, pois o número de pessoas dispostas a pagar R$20 pelo copo é infinitamente maior que o de peassoas dispostas a pagar R$40.

As meninas que trabalham no café de um amigo meu ganham R$1.200 por mês. Acordam cedo, batem 2 horas de condução, trabalham o dia todo e depois do expediente são mais 2 horas de ônibus lotado pra chegar em casa... O artesão trabalha em casa: acorda a hora que quer e não precisa de transporte. Pode ser barato, mas ele consegue ganhar a vida de uma maneira fácil dentro das suas possibilidades. Ele tem o dom, portanto para ele é mais fácil girar o torno do que bater laje.

Há também o outro lado: artesões, designers e estilistas famosos cobram fortunas por trabalhos que a gente olha e diz: isso aí eu faço! Outro dia, andando pelo Lar Center (para quem não,conhece, um shopping center voltado à móveis, decoração e utensílios para o lar), vi uma loja vendendo uma mesa muito bonita. Pedi à minha filha para entrar e ver o preço: R$14 mil. Eu quase caí de costas pois chutando alto eu imaginava uns 5 ou 6 mil. Com a grana que eles estavam pedindo daria para comprar serra, plaina, desengrosso, lixadeira, furadeira, todo o material e fazer a mesa, que embora bonita não era um trabalho de grande complexidade. Ainda que eu jogasse todas as ferramentas no lixo teria gasto pouco mais da metade do preço que estavam cobrando por ela...

Mesmo desvalorizado o seu trabalho é suficiente para lhe proporcionar uma boa condição de vida. Sem contar que esse trabalho pode ser apenas uma complementação de renda, como no caso do nosso amigo Micro que está fazendo suporte para celulares: deixou de ser diversão e passou à produção de artesanato em série.
Abs,
Paulo Celso
________________________________
Na minha oficina sigo a máxima me meu avô:
"UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."


Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

Avatar do usuário
julioferr
Colaborador
Mensagens: 2943
Registrado em: Sáb Mai 04, 2013 10:15 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Julionice
Data de Nascimento: 03 Jul 1963
sexo: Masculino
Hobby: Artesanato
Profissão ou ocupação: Artesão
Localidade: Malacacheta
Estado: MG
País: BR
Localização: Malacacheta - MG

Re: Desvalorização do trabalho

Mensagem por julioferr »

Concordo com o PC.
Quando a pessoa pega o jeito para produzir, faz rápido o que um outro sem habilidade levaria horas para confeccionar.
E já sabemos que em geral as pessoas não valorizam o trabalho dos outros.
Certa vez, quando eu morava em BH, eu estava vendendo artesanato em frente uma Faculdade.
Aí uma aluna me perguntou quanto era um anel de madeira que eu fazia, dei o preço de 15,00 e ela respondeu: que madeirinha cara moço.
Sem ser mau educado, respondi: não estou vendendo madeira e sim uma peça artesanal, de madeira, mas se você quiser, amanhã eu trago uma ripinha e te vendo por 1 real.
As outras alunas caíram na gargalhada.
Da mesma maneira, outras pessoas valorizavam o meu trabalho.
Um abraço!!
Júlio
Descobri com o passar dos anos que o tempo é um forte veneno para o corpo,
mas um poderoso fortificante para o espírito...


Quanto mais o homem for homem, mais Deus será Deus!!

juliobh42@gmail.com

Luzio
||||||||||||||||
Mensagens: 690
Registrado em: Sex Mai 30, 2014 7:56 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Lúzio
Data de Nascimento: 12 Set 1963
sexo: Masculino
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: Fotografia
Localidade: Rio de Janeiro
Estado: RJ
País: BR
Localização: Rio de Janeiro

Re: Desvalorização do trabalho

Mensagem por Luzio »

Tem casos e casos. Aqui perto de onde moro (Rio de janeiro - Taquara/Jacarepaguá) tem uma pessoa q faz painel de 50x50cm com moldura de acabamento de porta (chamam aqui de "Alisar"), Neste painel ele coloca um vazo de madeira feita com o mesmo material e onde será colocado o vaso da planta... Vi o preço do conjunto de "Alisar" (um para a parte de cima da porta e 2 para as laterais): 16 reais. Um conjunto vc faz este painel de 50x50 e o vaso q vai preso neste painel. Ele vende (e vende muito) cada peça por 95 reais. Imagino q ele nem compre a madeira já processada (como no conjunto de alisar) ou se compra deve conseguir mais barato, imagino. Ele vende outras coisa do tipo para plantas e flores... Tem sempre gente comprando. Imaginem: Cada peça dessa q a gente monta em 15 minutos com um custo de 17 reais (1 real a mais por peça para eletricidade e pino da pinadora), vende por 90 (mais barato) e ganha 73 reais. Se vender 4 por semana: 292 Reais. X 4 semanas (1 mês) : 1168 reais... Já pago um monte de máquinas e ferramentas e acessórios...

A questão de q o PC levantou sobre a mesa é bem parecida com o q me fez seguir os caminhos do meu Avô português q era Marceneiro e do meu Pai (portuga e filho do portuga Avô) q fazia marcenaria como Hobby. Outro dia fiz uma estimativa de tudo q já fiz eu mesmo com as máquinas e ferramentas q comprei e já tá por volta de uns 70% de retorno do investimento. Além do mais ainda estou com TODAS as máquina e ferramentas... Estou finalizando a instalação elétrica da Hobbyficina e vou começar a visitar lojas de móveis chiques e fotografar com o smartphone e fazer um ou outro.. Estes painéis para plantas, definitivamente, vou fazer...Aqui onde moro tem um monte de condomínios de casas e apartamentos de classe média/média alta... e mulherada adora estes trecos...
Aliás, economizei uma grana boa da mão de obra de algum eletricista meia bomba...A oficina tá cheia de tomadas e fios bem parrudos e toda com trifásico. Agradeço ao meu Pai pelos ensinamentos (a força kkkkk) e um pouco a Internet...

Responder

Voltar para “Tornearia Em Madeira - WoodTurning”