Hoje eu gostaria de mostrar que com aquelas pequenas sobras de madeira, pequenos toquinhos inúteis que as vezes jogamos fora; servem para se fazer um pratinho segmentado e que é bem fácil de se fazer.
Eu sempre separo as minhas sobras, os toquinhos as ripinhas e os pedaços que estão tortos ou sem esquadro para queimar no fogão a lenha, mas alguns pedaços bem certinhos eu separo para outras utilidades.
Neste caso eu escolhi umas ripinhas de cedro mescla amarelinho cedrinho e marfim no total 11 ripinhas, que foram desempenadas e coladas formando um bloco quadrado de 26 x 26 cm. O processo de colagem e desempeno eu já mostrei em outros tópicos como faço por isso não vou mostrar aqui. Com o bloco montado foi colado uma circunferência de cedro para base e presa na placa do torno com cola quente. Ficou desta forma:
Desta forma colocado no torno eu posso tornear a frente e atras:

Primeiro foi feito um risco central que será escavado para fazer o fundo do pratinho.

Depois eu marquei nas arestas do bloco a quantidade que irá ser torneada, desta forma.

Ai é só tornear e tornear até ir dando forma, tanto na frente como atras com muito cuidado pois as pontas secas do bloco é bastante perigoso no caso de uma bobiadinha lá se vai o trabalho; e as vezes chega a quebrar a ferramenta. Por isso recomenda-se bastante cautela e muita calma no colocar a goiva na hora do giro.

Outra dica importante é que o giro mais rápido corta melhor e fica mais tranquilo o acabamento, sempre lembrando que giro mais rápido; tranco mais violento e trabalho estragado.

Ai é lixar muito e dar os acabamentos, neste caso; seladora/tiner e óleo para dar um brilho.

Depois do fundo feito e acabado, eu virei e coloquei na placa grande para prato e fiz a base e o entorno de traz.

E ficou assim, primeiro por traz
Depois a frente

E é isso ai, quem se habilita? Espero que os amigos também fação, este pratinho tem 11 peças com 26x26 cm cada lado e 5 cm de altura.
Tomara que voces gostem.
Um grande abraço
Silvio