consumo de energia em geladeira estando no mín. ou máx

Projetos e reparos Eletrônicos ligados a Madeira ou Não!
Esquemas, caixas de som, racks, etc.
Projetos ligados a fotografia, vídeos e filmagem.
Modelismo - Plastimodelismo - Aeromodelismo - Ferromodelismo - Miniaturas

Responder
geraldofran
Ativo
Mensagens: 130
Registrado em: Qui Jan 03, 2013 3:52 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Geraldo Franchoza
Data de Nascimento: 24 Set 1960
sexo: Masculino
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: aposentado
Localidade: Pirassununga
Estado: SP
País: BR

consumo de energia em geladeira estando no mín. ou máx

Mensagem por geraldofran »

Ouvi dizer que deixando o botão da geladeira no máximo o consumo de energia é igual como se tivesse no mínimo.
A alegação é que o consumo só aumenta durante o aumento da refrigeração, após isso o consumo é normal somente para manutenção.
Essa é minha curiosidade. Sei não se é verdade.

Foi me dado como exemplo uma caixa d'água com boia e levantássemos essa boia, então o consumo só aumenta durante o período que esta enchendo a caixa, após o consumo é normal.

Redelease https://www.redelease.com.br/
Avatar do usuário
PC64
Membro Mebista
Mensagens: 10777
Registrado em: Dom Fev 17, 2013 9:39 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Estado: SP
País: BR
Localização: São Paulo / SP
Contato:

Re: consumo de energia em geladeira estando no mín. ou máx

Mensagem por PC64 »

Essa analogia com a boia da caixa d'água está equivocada. No caso da caixa d'água você só vai gastar aquilo que foi consumido quando você usou a água, supondo que nāo há vazamento no encanamento. Se a caixa estiver cheia e você nāo abrir a torneira nāo haverá consumo!

No caso da geladeira a coisa é diferente, pois há perda de calor. A geladeira é um compartimento que mantém uma temperatura interna menor que a temperatura externa. Essa diferença de temperaturas faz com que haja um fluxo de calor entre o ambiente externo e o interno, no sentido de equilibrar as duas temperaturas. Embora as paredes da geladeira sejam feitas de materiais isolantes que dificultam a passagem de calor, nāo existe isolante térmico perfeito. SEMPRE haverá perda de calor pelas paredes da geladeira.

A quantidade de calor trocada por dois corpos, no nosso caso entre as coisas que estão DENTRO da geladeira e o ambiente externo, é dada por:
Q = m c (te - ti)
onde:
m é a massa das coisas que estão dentro da geladeira;
c é o calor específico das coisas que estão dentro da geladeira (é uma propriedade que depende de cada corpo);
(te - ti) é a diferença de temperaturas externa e interna.

Pela fórmula podemos ver que a troca de calor é proporcional à diferença de temperatura entre o interior e o exterior. Mantido todos os outros termos constantes, ou seja, não abrimos a geladeira para colocar ou retirar nada, o fenômeno só vai depender da diferença de temperatura entre o ambiente INTERNO e o ambiente EXTERNO.

Portanto, para manter uma temperatura MENOR no interior da geladeira a quantidade de calor a ser trocada será MAIOR. Esse calor trocado terá que ser reposto pelo motor da geladeira no sentido de manter a temperatura interna constante, portanto vai consumir mais energia.
Abs,
Paulo Celso
________________________________
Na minha oficina sigo a máxima me meu avô:
"UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."


Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

geraldofran
Ativo
Mensagens: 130
Registrado em: Qui Jan 03, 2013 3:52 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Geraldo Franchoza
Data de Nascimento: 24 Set 1960
sexo: Masculino
Hobby: marcenaria
Profissão ou ocupação: aposentado
Localidade: Pirassununga
Estado: SP
País: BR

Re: consumo de energia em geladeira estando no mín. ou máx

Mensagem por geraldofran »

Valeu pelas explicações PC64.
Vou informar meu parceiro que me questionou sobre argumento.
Ocorre que ele tem um pesqueiro que normalmente frequenta nos finais de semana, sendo assim ele deixa a geladeira no minimo durante toda semana para não gastar muita energia.
O inconveniente é que a cerveja que ficou lá vai tá meia boca quando ele chega.

Avatar do usuário
danilofreitas
Ativo
Mensagens: 1533
Registrado em: Sex Dez 14, 2012 12:32 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Danilo Reis freitas
Data de Nascimento: 07 Jun 1977
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Motoboy
Localidade: Frutal/MG
Estado: MG
País: BR
Localização: Frutal - MG

Re: consumo de energia em geladeira estando no mín. ou máx

Mensagem por danilofreitas »

Pc, deixa ver se entendi, isso quer dizer que quanto maior a regulagem menor é o consumo de energia?
Ter problemas na vida é inevitável, ser derrotado por eles é opcional.

Avatar do usuário
PC64
Membro Mebista
Mensagens: 10777
Registrado em: Dom Fev 17, 2013 9:39 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Estado: SP
País: BR
Localização: São Paulo / SP
Contato:

Re: consumo de energia em geladeira estando no mín. ou máx

Mensagem por PC64 »

danilofreitas escreveu:Pc, deixa ver se entendi, isso quer dizer que quanto maior a regulagem menor é o consumo de energia?
Danilo,

É justamente o contrário! Quanto maior a regulagem, mais gelado fica o interior da geladeira, mais calor ela tem que retirar, maior o consumo de energia!

Aquele botão da geladeira é um termostato que liga o motor quando a temperatura sobe e desliga quanto a temperatura volta ao valor programado. Imagine só: se o termostato fosse programado para manter a temperatura interna igual à temperatura externa, o motor não ligaria nunca, então o consumo de energia seria zero. Se programássemos o termostato para manter a temperatura 1 grau a menos que a temperatura externa, a troca de calor através das paredes da geladeira seria pequena e o motor ligaria muito pouco.... Quanto maior a diferença de temperatura, maior será a quantidade de calor que vai "escapar" pelas paredes e deverá ser compensado pelo motor...

Portanto, quanto mais gelado, maior o consumo de energia!
Abs,
Paulo Celso
________________________________
Na minha oficina sigo a máxima me meu avô:
"UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."


Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

Responder

Voltar para “Eletrônica, Eletricidade, Áudio, Vídeo, Fotografia, Informática, CNC, e Assuntos Relacionados..”