Olá pessoal boa tarde.Gostaria de saber se vocês podem me ajudar estou querendo adaptar uma serra de mesa e transforma-lá em tupia mas não consegui achar o eixo para tupia de bancada.e gostaria de saber se tem como adaptar o eixo no jacaré?
Re: eixo de tupia.
Enviado: Ter Jan 20, 2015 5:07 pm
por bruno007
Olha Luiz, as tupias manuais trabalham a uma rotação muito alta cerca de 30.000 RPM, Mas essas fresas tem que trabalhar a essa velocidade para dar um belo acabamento.
Nós aqui do fórum não recomendamos a construção desse tipo de maquina até porque vc não vai conseguir um resultado satisfatório com um motor de alta 3500 rpm, se optar por aumentar a rotação através de polias vai se tornar uma maquina extremamente perigosa imagina uma fresa por mais pequena que seja girando a uma rotação de 7000 RPM que talvez vc fosse colocar um mandril, o mandril não foi feito para esforços laterais só verticais.
Tô te falando isso porque já fiz uma tupia superior caseira com rotação de 5200 rpm e não chegava a dar um acabamento bom, depois que comprei uma tupia de mão, vou ter que desmanchar toda porque não preciso mais dela, então meu amigo, acho melhor vc comprar uma tupia pequena. Vc não vai se arrepender!
Seja bem vindo a Turma não se esqueça de se apresentar
Re: eixo de tupia.
Enviado: Qua Jan 21, 2015 11:53 pm
por Fabioreis
Luiz,
O Bruno tem razão.
Uma serra gira a 3.500rpm. Uma tupia gira a 30.000rpm.
Se você tentar fresar a 3.500rpm o acabamento vai ficar péssimo.
Dê uma boa pesquisada na internet. Tupias para pequenos acabamentos não são extremamente caras.