Página 1 de 1

Protótipo Seccionadora Vertical

Enviado: Ter Nov 18, 2014 11:42 am
por Pardal
Bom dia pessoal!

Montei com restos de material uma seccionadora pequena, cortando apenas no eixo Y, para ver se conseguia algum resultado. O corte saiu muito bom, fiz diversos, inclusive consegue fatiar a chapa com 5mm e perfeição. Estou surpreso, muito feliz e disposto a projetar uma máquina com materiais e recursos melhores.

Fiz um pequeno vídeo para vcs terem ideia de como ficou. Qualquer sugestão é imensamente bem vinda!


Re: Protótipo Seccionadora Vertical

Enviado: Ter Nov 18, 2014 12:45 pm
por danilofreitas
Que bom que deu resultados positivos, parabéns.Tudo bem que é um teste e talvez você já tenha pensado nisso, mas o próximo passo deve ser projetar uma fixação para a máquina, pois o trabalho nesta posição corre o risco da mesma se soltar de suas mãos e voltar contra você, nossa segurança é fundamental.

Re: Protótipo Seccionadora Vertical

Enviado: Ter Nov 18, 2014 12:48 pm
por Ilton
Pardal, começou bem, parabéns...aliás, você não iria comprar aquela pronta? não deu certo?

Re: Protótipo Seccionadora Vertical

Enviado: Ter Nov 18, 2014 1:42 pm
por Pardal
Valeu pessoal!

Danilo, já comecei a melhora-la, inclusive já estou desenvolvendo um sisteminha de contra peso, a máquina vai ficar mais leve de cortar. Quanto á ela voltar contra mim, no proprio trilho há possibilidade de instalar um subtrilho de travamento, igual ao original da Makita.

Ilton, estou num namoro ainda com aquela máquina, o cara subiu o preço repentinamente e além disso, percebi que minha necessidade maior era em corte pequeno, então estou adiando a compra até onde der. Quem sabe dê tempo para fazermos juntos?!!

abs!

Re: Protótipo Seccionadora Vertical

Enviado: Ter Nov 18, 2014 2:50 pm
por Lauro
Muito bom Alexandre :clap1: :clap1: . O corte ficou perfeito. Parabéns e abraços!

Re: Protótipo Seccionadora Vertical

Enviado: Ter Nov 18, 2014 5:37 pm
por chatara
Pardal, o protótipo já saiu legal, com mais algumas coisinhas vai ficar muito boa,sem gastar aquela nota toda, :10:

abss

Re: Protótipo Seccionadora Vertical

Enviado: Ter Nov 18, 2014 7:07 pm
por Edu
Acho que está no caminho certo, daqui a pouco este prototipo se transforma em uma grande máquina, e você vai esquecer a pronta :happy;

Parabéns :10:

Re: Protótipo Seccionadora Vertical

Enviado: Ter Nov 18, 2014 7:35 pm
por PC64
Pardal,

Muito bem.... Vamos aperfeiçoando o projeto.

Re: Protótipo Seccionadora Vertical

Enviado: Ter Nov 18, 2014 8:53 pm
por Fabio
Alexandre, gostei muito do resultado.

qual é o tamanho máximo das chapas que você pretende cortar ?
Eu vou ter que montar algo parecido com o teu projeto para cortar chapas de 2,20x1,60m

Re: Protótipo Seccionadora Vertical

Enviado: Qua Nov 19, 2014 6:59 am
por Pardal
Obrigado!

PC, minhas maiores ansiedades eram sobre a estabilidade e sobre a precisão, realmente a máquina se torce toda durante a montagem e era isso que eu queria testar fortemente, porem com alguns reforços ela fica bem travada, melhor do eu esperava. O corte foi a melhor coisa, tirei uma fatia de 3mm com perfeição.

Fabio, com essa maquina pequena atualmente dá pra cortar até 1,40m ou seja, 35cm a menos do que uma chapa deitada. Na verdade, o limitante é o meu trilho, que tem 1,50m, se eu fizer um trilho de 1,90m já dá pra cortar a chapa toda com folga, isso deitada.

Como eu trabalho sozinho, vale mais a pena por enquanto, eu peço a chapa já com uns 2 cortes maiores, e agora consigo picar ela em praticamente qualquer tamanho.

No vídeo ela estava apenas montada, sem acabamento ou reforço, eu já estou terminando isso e ela já está ficando mais bonitinha. Eu posto mais fotos!

abs

Re: Protótipo Seccionadora Vertical

Enviado: Qui Nov 20, 2014 11:48 pm
por Marcos
Pardal, muito bom ver o resultado positivo de sua engenherada e realmente cortar no esquadro é tudo que a gente mais deseja. Sei disto porque penei com uma diferença de 1 mm durante meses e depois descobrir que era uma folga no eixo de uma rodinha do carrinho... meia volta da chave e ficou zerado....

Manda brasa no teu projeto e fico torcendo por novos bons resultados

Re: Protótipo Seccionadora Vertical

Enviado: Dom Nov 23, 2014 6:25 pm
por Pardal
Obrigado Marcos!! Estamos sempre "em busca do esquadro perfeito!" rsrs

Pessoal, fiz algumas atualizações e adições na máquina, to testando sistema de contra peso, pés com rodízios, entre melhorias...

Um vídeo mais detalhado para que vcs avaliem e vejam melhor!


Re: Protótipo Seccionadora Vertical

Enviado: Dom Nov 23, 2014 6:59 pm
por PC64
Boa Pardal!

A máquina está ficando nus trinques...

Re: Protótipo Seccionadora Vertical

Enviado: Dom Nov 23, 2014 8:01 pm
por Fabio
Cada dia esta ficando melhor, gostei de esquema de contra peso.

Re: Protótipo Seccionadora Vertical

Enviado: Seg Nov 24, 2014 12:00 pm
por danilofreitas
Ficou muito bom, na minha nova oficina já estou pensando em fazer uma dessas, parabéns.

Re: Protótipo Seccionadora Vertical

Enviado: Seg Nov 24, 2014 3:25 pm
por jlunge
Parabéns pelo projeto Alexandre, ta ficando show de bola!

O bom é que não ocupa muito espaço ... e vc consegue trabalhar com chapas maiores! Bem legal mesmo ;)

Imagina a versão final da máquina hein !? Se o protótipo já esta assim ...

Grande abraço.

Re: Protótipo Seccionadora Vertical

Enviado: Seg Nov 24, 2014 5:01 pm
por chatara
boa Pardal, gostei do contra peso hidráulico

abss

Re: Protótipo Seccionadora Vertical

Enviado: Seg Nov 24, 2014 6:22 pm
por Odair
Boa Pardal, fazendo jus ao nome hein? :clap1:
Gostei muito do seu projeto, simples e funcional. Também quero construir uma
e tenho pesquisado muito na net, mas pela primeira vez vejo uma construída por
alguém que realmente mostra como a coisa foi feita e o mais importante: que funciona :up:

Parabéns

Abração

Odair

Re: Protótipo Seccionadora Vertical

Enviado: Seg Nov 24, 2014 6:30 pm
por Darta
:clap1: Rapaizzzz! To gostando dever, vai sair coisa boa. :clap1:

Re: Protótipo Seccionadora Vertical

Enviado: Seg Nov 24, 2014 7:05 pm
por Pardal
Pessoal, muito obrigado!

Chatara, dei muita risada com o "sistema hidraulico" ...kkkk - a idéia oficial é substituir por algum peso maciço de tamanho pequeno, correndo interno um cano 4"....mas ainda tá longe essa finalização.

Odair, é justamente neste ponto que quero chegar. Quando comecei a buscar informação foi uma pura confusão na minha cabeça, e avaliando vários sistemas possíveis, fui definindo o que seria mais prático e funcional, ou seja, o bendito corte vertical no esquadro.

O sistema vertical além de ocupar muito menos espaço, não oferece carga ao disco no momento do corte, a peça cortada se separa da outra sem influência da gravidade. Já o corte horizontal, além de necessitar de um sistema muito mais complexo de X e Y, trilhos com precisão e certamente maior dificuldade de acerto, ao passar o disco cortando a peça, há um certo "aperto" no disco da máquina, e não testei até onde isso pode afetar a precisão, mas acredito ser um fator relevante.

Outra aflição que eu tinha era sobre a torção da estrutura. Como nunca vi uma máquina dessa de perto, não sabia como ela se comportaria "carregada", meu medo era que ficasse balançando toda - daí a surpresa, com os travamentos básicos ela fica completamente estática e estrutural, um bom resultado. Isso deu a possibilidade de ela ser móvel, flexibilidade.

Falta agora instalar a trena, e quero melhorar outras coisas por capricho, mas a máquina já está trabalhando e se pagando!

Qualquer dúvida ou sugestão é muito bem vinda!

abs!!

Re: Protótipo Seccionadora Vertical

Enviado: Ter Nov 25, 2014 5:44 am
por mellado
Muito legal que deu certo Alexandre,e que a máquina já está se pagando, as minhas só ficam no prejuízo financeiro, mas se pagam em satisfação.

Re: Protótipo Seccionadora Vertical

Enviado: Ter Nov 25, 2014 1:09 pm
por Lauro
Alexandre, está ficando um espetáculo :clap1: :clap1: . Nunca trabalhei com uma máquina dessas mas, observando, não ficaria mais confortável se ela cortasse enquanto estivesse subindo? A impressão que passa é que o operador fica numa posição ergonomicamente ruim para cortar descendo. Aproveitando, parabéns pela princesinha que aparece na filmagem. Muito linda a menina :up: . Abraços!

Re: Protótipo Seccionadora Vertical

Enviado: Ter Nov 25, 2014 6:10 pm
por Pardal
Mellado, satisfação é mais cara!!! Logo, suas máquinas estão rendendo mais que as minhas! rsrsrs

Lauro, não chega a incomodar a posição de corte, ainda mais agora com o contra peso, ficou bem leve. Observando as máquinas profissionais, tbm cortam no mesmo sentido. Ficaria ruim tbm para o fio e para o sistema de aspiração se invertê-la, é mais prático virem por cima.

A menininha é minha filha, ela tem 4 anos e estava me ajudando a envernizar a máquina, adivinha a lambança que foi!!! kkkk, sobrou pra mim limpar tudo depois, mas criança gosta de participar nessa fase, eu procuro dar oportunidade quando possível.

abs!

Re: Protótipo Seccionadora Vertical

Enviado: Ter Nov 25, 2014 8:23 pm
por mellado
Realmente pardal, enquanto as crianças querem participar, não podemos perder a chance,a minha ainda pede para Me ajudar as vezes, mas logo vai ficar aborrecente, e acho que não vai querer mais.

Re: Protótipo Seccionadora Vertical

Enviado: Seg Dez 08, 2014 6:42 pm
por Pardal
Pessoal, escrevo-lhes para encorajá-los!!!

A máquina está cortando a todo o vapor, ainda sem as melhorias finais que eu já identifiquei e desejo fazer, permanece como o protótipo do vídeo. Os cortes estão saindo em sua maioria perfeitos, e alguns saem meio milímetro de diferença em 1m (o que é totalmente aceitável, dá pra tirar até na lixadeira). O sistema de contra peso é uma manteiga, suaviza demais o percurso e retorno.

Um ponto a se considerar é a SP6000!! Como a máquina é farta de recursos, o corte acompanha a qualidade. A aspiração do pó é impressionante, está cortando as duas faces do MDF sem lascar, pois ela permite que se risque antes do corte, não há o que se arrepender, mas um detalhe - fora do trilho, a SP6000 é totalmente desajeitada e pesada, não recomendo.

No que precisarem, informações ou dúvidas estou ás ordens!!!

abs!!

Re: Protótipo Seccionadora Vertical

Enviado: Ter Dez 09, 2014 7:55 pm
por Pardal
Taí a primeira peça feita 100% na máquina. Foram 26 cortes nessa peça, alguns pequenos com 10 cm, porém tudo dentro do previsto.
mesinha.JPG

Re: Protótipo Seccionadora Vertical

Enviado: Ter Dez 09, 2014 10:13 pm
por Fabioreis
Bom saber que o seu projeto deu frutos, Pardal ! Agora é só alegria !

Re: Protótipo Seccionadora Vertical

Enviado: Ter Dez 09, 2014 10:32 pm
por robertoguz
Olá Alexandre, gostei muito do seu projeto. Simples, bom e barato, melhor impossível. :up:
Nunca trabalhei com a SP 6000, por isto gostaria de saber se ela fica travada no trilho. Vc não corre riscos dela despencar. É isto?

Re: Protótipo Seccionadora Vertical

Enviado: Qua Dez 10, 2014 1:28 pm
por Lauro
Show Alexandre :clap1: :clap1: . Muito bom conseguir realizar um projeto desses e ver os excelentes resultado. Parabéns e abraços!

Re: Protótipo Seccionadora Vertical

Enviado: Qua Dez 10, 2014 2:30 pm
por Pardal
robertoguz escreveu:Olá Alexandre, gostei muito do seu projeto. Simples, bom e barato, melhor impossível. :up:
Nunca trabalhei com a SP 6000, por isto gostaria de saber se ela fica travada no trilho. Vc não corre riscos dela despencar. É isto?
Roberto, no trilho original ela fica travada sim, tem um dispositivo na lateral dela que fixa no trilho. Neste trilho homemade que fiz, ela ainda não fica, mas é possível fazer um acessório que a prenda como no original. A máquina não despenca porque o contrapeso á puxa para cima, na verdade ela fica parada onde vc colocar, pois os pesos estão equilibrados.

abs!

Re: Protótipo Seccionadora Vertical

Enviado: Qua Dez 10, 2014 3:59 pm
por DICAPEREIRA
Caro amigo!!
Eu estou projetando também uma seccionadora vertical, porém, acho que a potência de 1300w dessa máquina talves seja um pouco baixa, estou pensando em uma Makita 5902B de 2000w, gostaria de sua opinião e também de amigos aqui do fórum, visto que, a 5902 não usa trilhos...
Os trilhos da minha vou fazer com barras inox e rolamentos lineares (pillow block) tanto na horizontal como na vertical...
Estou aceitando sugestões....

Abraços...
Adilson... Dicapereira...

Re: Protótipo Seccionadora Vertical

Enviado: Qua Dez 10, 2014 4:45 pm
por Pardal
DICAPEREIRA, eu corto em 90% dos trabalhos chapas de MDF 15mm, e para este uso a SP6000 dá e sobra, ela nem sente o corte. Eu não sei o uso que vc vai ter, mas uma potência de 1300w não é baixa, é até que razoável, exceto se vc vá cortar muita madeira maciça dura...

Compartilha com a gente seu projeto!!!

abs!