Fórum com assuntos sobre marcenaria e bricolagem em geral
Ad blocker detected: Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker on our website.
Máquinas e ferramentas feitas por membros de modo artesanal. Diy (Do it yourself), Faça Você Mesmo, homemade, Fuí eu quem fez. Ferramentas Manuais Para Marcenaria e Carpintaria.
Sempre fui contra a inversão de serras circulares portáteis. Minha oposição a tal adaptação se deve ao fato da serra circular ser uma máquina muito perigosa. Acidentes com serras circulares causam ferimentos muito graves, na maioria das vezes com lesões permanentes.
Então, como o fórum é um espaço aberto a todos eu não gosto de incentivar essa prática porque a gente não tem controle sobre o que as pessoas vão fazer: há bons projetos, mas também tem aqueles que prendem a serra numa bancada multifuncional e saem serrando...
Eu já ví excelentes projetos na internet e até mesmo aqui no fórum. Me lembro de uma discussão que tive com o Sérgio Sgarbi sobre isso . Ele fez uma das melhores inversões de serra que eu já vi e me provou que era segura.
Quanto à serra do vídeo que você postou eu fiquei impressionado com o projeto do cara. Ele tomou o cuidado de fazer o eixo de inclinação da serra passar pela superfície da mesa de forma a permitir que um único zero clearance insert sirva para qualquer inclinação do disco.
Minha critica fica para a falta de um cutelo divisor, equipamento de segurança indispensável para evitar kickback.
Abs,
Paulo Celso
________________________________ Na minha oficina sigo a máxima me meu avô: "UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."