Limpeza do rolete de desengrosso

Máquinas e ferramentas feitas por membros de modo artesanal. Diy (Do it yourself), Faça Você Mesmo, homemade, Fuí eu quem fez. Ferramentas Manuais Para Marcenaria e Carpintaria.
Responder
Avatar do usuário
marcioreis
Ativo
Mensagens: 528
Registrado em: Seg Fev 15, 2016 9:18 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Márcio de Oliveira
Data de Nascimento: 22 Fev 1985
sexo: Masculino
Hobby: Decoração
Profissão ou ocupação: Estudante
Localidade: Brasilia
Estado: DF
País: BR
Localização: Brasilia DF

Limpeza do rolete de desengrosso

Mensagem por marcioreis »

Senhores, eu gostaria de saber se alguém aqui do forum faz a limpeza dos roletes que empurram a madeira do desengrosso, a máquina que eu tenho é a makita mas acho que o que é feito na desengrossadeira gamma também serve. A questão é que os roletes fica patinando e não empurram a madeira muito bem, certa vez eu limpei com desengordurante de cozinha e ficou uma maravilha, mas não sei se posso prejudicar a borracha.

Outra questão é que a mesa da máquina fica suja e faz com que a madeira acabe dando umas prendidas, eu já passei palha de aço, resolveu mas acho que não é o certo pois acaba deixando fiapos na máquina.

Eu gostaria de aproveitar e perguntar aos senhores, se desengrossar madeira muito fina, tipo 1 cm de largura causa algum dano ao rolete, já que a força fica concentrada em um ponto pequeno, pensei na possibilidade de rasgar a borracha.

Desde já agradeço a quem possa esclarecer as minhas dúvidas.

Redelease https://www.redelease.com.br/
Avatar do usuário
Mila
Ativo
Mensagens: 1969
Registrado em: Dom Dez 09, 2012 9:40 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Artur
Data de Nascimento: 19 Set 1969
sexo: Masculino
Hobby: Artesanato
Profissão ou ocupação: Marcenaria
Localidade: Campo Belo
Estado: MG
País: BR

Re: Limpeza do rolete de desengrosso

Mensagem por Mila »

Márcio. o meu desengrosso também é o da Makita.
O meu eu uso óleo de banana. Este solvente é o mesmo que as manicures usam para ralear o esmalte.
Este óleo de banana costuma tirar estes caramelos impregnados nos roletes. Estes caramelos que eu falo são as resinas das madeiras grudadas neste rolete.
A grande vantagem do óleo de banana é que ele é um eficiente solvente que não reage muito com o corpo do material a ser limpado. Ele não fosqueia, resseca ou queima a superfície, assim como acontece com a acetona que é bem mais agressiva.
É isto.
Abraços.
Há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia. - XEIKISPIR

Avatar do usuário
marcioreis
Ativo
Mensagens: 528
Registrado em: Seg Fev 15, 2016 9:18 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Márcio de Oliveira
Data de Nascimento: 22 Fev 1985
sexo: Masculino
Hobby: Decoração
Profissão ou ocupação: Estudante
Localidade: Brasilia
Estado: DF
País: BR
Localização: Brasilia DF

Re: Limpeza do rolete de desengrosso

Mensagem por marcioreis »

Mila escreveu:Márcio. o meu desengrosso também é o da Makita.
O meu eu uso óleo de banana. Este solvente é o mesmo que as manicures usam para ralear o esmalte.
Este óleo de banana costuma tirar estes caramelos impregnados nos roletes. Estes caramelos que eu falo são as resinas das madeiras grudadas neste rolete.
A grande vantagem do óleo de banana é que ele é um eficiente solvente que não reage muito com o corpo do material a ser limpado. Ele não fosqueia, resseca ou queima a superfície, assim como acontece com a acetona que é bem mais agressiva.
É isto.
Abraços.
Muito obrigado, Mila... Vou comprar amanhã mesmo. Por conta dos roletes terem deslizado em uma madeira, acabou fazendo um pequeno vinco na borracha, pois patinou bem em uma ponta, mas foi bem superficial... Se com o tempo não ficar limpando, o estrago vai só aumentando!::Muito obrigado, abraços!

Avatar do usuário
marcioreis
Ativo
Mensagens: 528
Registrado em: Seg Fev 15, 2016 9:18 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Márcio de Oliveira
Data de Nascimento: 22 Fev 1985
sexo: Masculino
Hobby: Decoração
Profissão ou ocupação: Estudante
Localidade: Brasilia
Estado: DF
País: BR
Localização: Brasilia DF

Re: Limpeza do rolete de desengrosso

Mensagem por marcioreis »

A minha outra dúvida sobre a largura da madeira é para eu saber se posso continuar com a pratica de aparelhar as laterais da madeira no desengrosso. ví essa dica no youtube, mas quem postou não parecia saber muito sobre o que estava fazendo.

a maneira como faço, inclusive com madeiras finas:
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
Giulliano
Ativo
Mensagens: 4605
Registrado em: Sex Set 11, 2015 7:27 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Giulliano Morais Pir
Data de Nascimento: 18 Jan 1972
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Técnico de Mecânica
Localidade: Volta Redonda
Estado: RJ
País: BR
Localização: Volta Redonda RJ

Re: Limpeza do rolete de desengrosso

Mensagem por Giulliano »

Marcio, vc usar coletor de pó no seu desengrosso?

Abraço.
Att;
Giulliano.

"A vida é muito simples, nós que a complicamos"

"O que somos é consequência do que pensamos"

Alguns

Avatar do usuário
Mila
Ativo
Mensagens: 1969
Registrado em: Dom Dez 09, 2012 9:40 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Artur
Data de Nascimento: 19 Set 1969
sexo: Masculino
Hobby: Artesanato
Profissão ou ocupação: Marcenaria
Localidade: Campo Belo
Estado: MG
País: BR

Re: Limpeza do rolete de desengrosso

Mensagem por Mila »

Márcio, 1 cm ainda é uma medida boa. Você nãoo pode é passar para tirar muito na madeira, pois aí os roletes apertam mais na madeira e pode a madeira marcar (esfolar) a borracha. Se passar passe no centro para não desbalancear um dos dois lados. Se passar madeira mais fina que isto também nem tem como a madeira parar em pé para desengrossar. O ideal é unir mais de uma tábua de 1 cm, exemplo, uma três madeiras de uma vez. Aqui faço desta maneira. Uno umas 4 tábua de pinus e passo.

Outro conselho que te dou e que aconteceu comigo e que já li relatos em outro forum que também aconteceu.
Fica esperto com os parafusos halen que prendem uma cruzeta de aço. Abra a carcaça e verifique este parafusos. Costumam bambear e se num azar ele bambear e sair e acertar a a lâmina do desengrosso em uso, aí é perigo na certa. Vai ser só um tiro de parafuso. Comigo o parafuso saiu e ficou no fundo do desengrosso.
Verifique portanto todos os parafusos e aperte se estiver bambo. OK?
E não se preocupe se o seu desengrosso começar a fazer um barulho estranho, tipo "toc toc".
Isto é normal, já aconteceu comigo, mas o barulho acabou e já li relatos que aconteceram com todos que tem este desengrosso.
Acontece que este desengrosso já sai em promoção de fábrica: compre um desengrosso e ganhe um tamborzinho. :loll:
Há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia. - XEIKISPIR

Avatar do usuário
marcioreis
Ativo
Mensagens: 528
Registrado em: Seg Fev 15, 2016 9:18 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Márcio de Oliveira
Data de Nascimento: 22 Fev 1985
sexo: Masculino
Hobby: Decoração
Profissão ou ocupação: Estudante
Localidade: Brasilia
Estado: DF
País: BR
Localização: Brasilia DF

Re: Limpeza do rolete de desengrosso

Mensagem por marcioreis »

Giulliano escreveu:Marcio, vc usar coletor de pó no seu desengrosso?

Abraço.
Oi Giulliano, eu tenho um coletor aqui que ganhei, mas eu nunca usei pois não tenho sistema de coleta de pó. A minha máquina de jato de pressão estragou, vou ver se o motor serve... Ele tem muita velocidade, só não sei quanto a força.

Faz muita falta aqui, as máquinas fazem muito pó e cavaco, a minha mãe fica braba comigo :Brv:

Avatar do usuário
marcioreis
Ativo
Mensagens: 528
Registrado em: Seg Fev 15, 2016 9:18 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Márcio de Oliveira
Data de Nascimento: 22 Fev 1985
sexo: Masculino
Hobby: Decoração
Profissão ou ocupação: Estudante
Localidade: Brasilia
Estado: DF
País: BR
Localização: Brasilia DF

Re: Limpeza do rolete de desengrosso

Mensagem por marcioreis »

Mila escreveu:Márcio, 1 cm ainda é uma medida boa. Você nãoo pode é passar para tirar muito na madeira, pois aí os roletes apertam mais na madeira e pode a madeira marcar (esfolar) a borracha. Se passar passe no centro para não desbalancear um dos dois lados. Se passar madeira mais fina que isto também nem tem como a madeira parar em pé para desengrossar. O ideal é unir mais de uma tábua de 1 cm, exemplo, uma três madeiras de uma vez. Aqui faço desta maneira. Uno umas 4 tábua de pinus e passo.

Outro conselho que te dou e que aconteceu comigo e que já li relatos em outro forum que também aconteceu.
Fica esperto com os parafusos halen que prendem uma cruzeta de aço. Abra a carcaça e verifique este parafusos. Costumam bambear e se num azar ele bambear e sair e acertar a a lâmina do desengrosso em uso, aí é perigo na certa. Vai ser só um tiro de parafuso. Comigo o parafuso saiu e ficou no fundo do desengrosso.
Verifique portanto todos os parafusos e aperte se estiver bambo. OK?
E não se preocupe se o seu desengrosso começar a fazer um barulho estranho, tipo "toc toc".
Isto é normal, já aconteceu comigo, mas o barulho acabou e já li relatos que aconteceram com todos que tem este desengrosso.
Acontece que este desengrosso já sai em promoção de fábrica: compre um desengrosso e ganhe um tamborzinho. :loll:
Eu vou ficar de olho nisso, deu até medo. Acho que eu tenho cola trava rosca aqui, vou entupir o parafuso... Você acredita que desmontei a minha desengrossadeira todinha atrás desse barulho!? Pense numa trabalheira... kkkkkkk
Muito obrigado pelas dicas, abraços!

Avatar do usuário
MPFerreira
Ativo
Mensagens: 685
Registrado em: Ter Jan 13, 2015 10:50 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Mauricio
Data de Nascimento: 06 Ago 1937
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Contador
Localidade: Araguaina
Estado: TO
País: BR

Re: Limpeza do rolete de desengrosso

Mensagem por MPFerreira »

Estou em dúvida sobre qual comprar; nos da Gamma ocorrem os mesmos problemas?
Abraços,
Mauricio.

Avatar do usuário
marcioreis
Ativo
Mensagens: 528
Registrado em: Seg Fev 15, 2016 9:18 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Márcio de Oliveira
Data de Nascimento: 22 Fev 1985
sexo: Masculino
Hobby: Decoração
Profissão ou ocupação: Estudante
Localidade: Brasilia
Estado: DF
País: BR
Localização: Brasilia DF

Re: Limpeza do rolete de desengrosso

Mensagem por marcioreis »

MPFerreira escreveu:Estou em dúvida sobre qual comprar; nos da Gamma ocorrem os mesmos problemas?
Abraços,
Mauricio.
Maurício, eu fiquei pouco tempo com o da gamma, o único problema que constatei foi a falta de força do motor em madeiras largas, mas segundo os amigos aqui do forum, a deles não apresentava essa caracteristica.

Quanto ao problema contado por Mila sobre o parafuso, é de fácil solução, basta remover alguns parafusos para ter acesso ao parafuso que se solta, pelo jeito é por causa da vibração da máquina, acho que se colocar cola para rosca, o problema fica resolvido, quanto ao problema no rolete, acredito que aconteça com qualquer máquina do tipo, pois é normal do uso.

Avatar do usuário
MPFerreira
Ativo
Mensagens: 685
Registrado em: Ter Jan 13, 2015 10:50 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Mauricio
Data de Nascimento: 06 Ago 1937
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Contador
Localidade: Araguaina
Estado: TO
País: BR

Re: Limpeza do rolete de desengrosso

Mensagem por MPFerreira »

MarcioReis,

Bom e útil tópico. Obrigado pela orientação.
Abraços,
Mauricio.

Avatar do usuário
PC64
Membro Mebista
Mensagens: 10777
Registrado em: Dom Fev 17, 2013 9:39 am
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Paulo Celso
Data de Nascimento: 24 Mar 1964
sexo: Masculino
Hobby: Marcenaria
Profissão ou ocupação: Engenheiro
Localidade: Sāo Paulo
Estado: SP
País: BR
Localização: São Paulo / SP
Contato:

Re: Limpeza do rolete de desengrosso

Mensagem por PC64 »

Mila,

Eu não tenho desengrosso, então posso estar falando besteira. Por favor me corrija se eu estiver errado. Vocês estavam discutindo de como passar a madeira em pé. Não é melhor passar um lado na plaina e depois acertar o esquadro ripando na serra circular?
Abs,
Paulo Celso
________________________________
Na minha oficina sigo a máxima me meu avô:
"UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."


Meu blog: http://cafofodopc.blogspot.com.br/

Avatar do usuário
Mila
Ativo
Mensagens: 1969
Registrado em: Dom Dez 09, 2012 9:40 pm
Nome de Nascimento (Não pode ser apelido): Artur
Data de Nascimento: 19 Set 1969
sexo: Masculino
Hobby: Artesanato
Profissão ou ocupação: Marcenaria
Localidade: Campo Belo
Estado: MG
País: BR

Re: Limpeza do rolete de desengrosso

Mensagem por Mila »

Paulo, concordo com você quando se tem um desempendadeira para isto. Mas se a pessoa souber trabalhar com o desengrosso, ela praticamente deixa a madeira desempenada também.
Outra coisa que seria mais vantajoso o uso do desengrosso é que nele não dá marcas de cortes, ou seja, ele pareia (deixa tudo na mesma largura) as duas, três ou quantas forem as madeiras de forma tudo já limpo, uniforme e praticamente lixado. Já com o uso da desempenadeira e depois da serra de bancada, na parte do fazer com a serra costuma deixar marcas da serra ou deixar rastros do queimado da Lâmina do disco. Aí para ficar bonito precisa de dar uma boa lixada na parte do corte na serra de bancada. Já no desengrosso não tem nada disto, pois ele te entrega as madeiras praticamente desempenadas e tudo limpo.
Mas tem que saber trabalhar com o desengrososo para ele te entregar tudo desempenado, Senão ele somente vai parear, porém vai te entregar a madeira curva.
Há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia. - XEIKISPIR

Responder

Voltar para “Máquinas e Ferramentas Homemade”