Fórum com assuntos sobre marcenaria e bricolagem em geral
Ad blocker detected: Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker on our website.
Máquinas e ferramentas feitas por membros de modo artesanal. Diy (Do it yourself), Faça Você Mesmo, homemade, Fuí eu quem fez. Ferramentas Manuais Para Marcenaria e Carpintaria.
Apesar de ter uma guia reta que veio com a tupia, sempre tive vontade de implementar esse projeto.
Hoje eu estava cheio de gás e ele saiu.
As hastes são de aço inoxidável de 5/16. O restante é madeira, MDF e uma tirinha de acrílico para deslizar melhor na peça a ser fresada.
Grande abraço a todos.
Uma das coisas mais belas da Internet
é a troca de conhecimento sem fins lucrativos.
Parabéns a todos vocês.
Fernando Simões.
A RT700 é uma excelente máquina. Um dia ainda compromuma....
Agora com essa guia a máquina ficou perfeita!
Abs,
Paulo Celso
________________________________ Na minha oficina sigo a máxima me meu avô: "UM LUGAR PARA CADA COISA, E CADA COISA FORA DO SEU LUGAR."
Parabéns pela tupia e pelo excelente projeto, a minha dúvida e se não fica um pouco dificil de se controlar, pois quanto maior o comprimento mais chance de desvio.
Pedro
"O impossível foi criado em seis dias "
"Errar é humano, acertar é divino"
Redbaron escreveu:Parabéns pela tupia e pelo excelente projeto, a minha dúvida e se não fica um pouco dificil de se controlar, pois quanto maior o comprimento mais chance de desvio.
Pedro
Realmente, não deve ser fácil de controlar com a guia toda esticada. Ainda não testei nessa condição. Usei as hastes que eu tinha e não quis cortá-las. Também usei como referência o comprimento das hastes da guia fornecida pela Makita (45 cm). Vou fazer um teste com ela no comprimento máximo para tirar essa dúvida.
Grande abraço.
Parabéns a todos vocês.
Fernando Simões.
Show de bola! Tirei o chapéu pra você Fernando. Ficou excelente. Obrigado por compartilhar conosco.
Grande abraço.
"Todo homem que se vende, recebe mais do que vale" Barão de Itararé
Participe da Distribuição de Brindes M&B:viewforum.php?f=140 Você se diverte, concorre a brindes e o mais importante: Ajuda a manter a Família M&B no ar!
Obrigado a todos pelas opiniões.
No teste estático, ou seja, com a tupia desenergizada, movimentando-a de maneira displicente, a guia mostrou um pouco de instabilidade quando toda aberta. Observa-se no vídeo uns estalos que são a base de acrílico se afastando do MDF e retornando.
Movimentando com cuidado, ela se comportou bem mesmo estando no seu comprimento máximo. Acho que isso acontece com qualquer guia, temos que usá-las com atenção e carinho.
Com a tupia em funcionamento e operando com cuidado, ela funcionou muito bem, com bastante estabilidade. Deslizou facilmente no MDF bruto, que é bem áspero.
Procurei ir e voltar com a tupia mergulhada para tentar forçar um erro no corte, o que não ocorreu.
Ela possui uma desvantagem em relação às comerciais que é o fato de as hastes serem fixas, ocupando muito espaço do lado oposto, no caso da guia estar bem fechada (curta), podendo causar interferência caso existam obstáculos.
Parabéns a todos vocês.
Fernando Simões.
Fernando já tinha gostado antes de ver o video depois de te-lo visto adorei, só uma dica, já que as hastes sobram, quando for usar em madeiras paralelas dá até para fazer uma contra guia e sofisticando mais até com um rolamento no centro.
Parabens e bom uso
Pedro
Redbaron escreveu:Fernando já tinha gostado antes de ver o video depois de te-lo visto adorei, só uma dica, já que as hastes sobram, quando for usar em madeiras paralelas dá até para fazer uma contra guia e sofisticando mais até com um rolamento no centro.
Parabens e bom uso
Pedro
Olha só Pedro. Ficou chique heim?
Grande abraço a todos.
Parabéns a todos vocês.
Fernando Simões.
Marcos escreveu:Com o seu Jig engatado no da Makita a coisa fica muito boa para fazer cortes longitudinais no topo, como mostrado na foto. Gostei bastante
É Marcos. Colocar uma fechadura vira brincadeira. Não precisa nem prática.
Parabéns a todos vocês.
Fernando Simões.
Fernando
Ficou chique no urtimo. Eu fiquei babando só de olhar, alem de ser bastante util ter um dispositivo destes. Agora com certeza irei fazer um igual.
Parabens
Um grande abraço
Pedro
muito bom seu guia, tenho uma parecido pra minha tupia bosch, fiz o meu usando dois parafusos Francês com 30 cm e retalhos de Mogno, ajuda bastante essa guia mais longa.
Fernando, adorei os testes, e a dica do Carlos (REdbaron) então foi perfeita.
Adorei a combinação de guias
Isso me fez coçar as mãos, pois tenho uma RT700
chwdy escreveu:existem aquelas hastes de impressoras que podem ser retiradas de sucata, acho que seria uma opção para esse projeto. achei útil e lindíssimo
É uma boa ideia Claudia. Aquelas hastes são interessantes pois na impressora tem umas buchas que correm nelas. Dá pra criar muita coisa. Grande abraço.
Parabéns a todos vocês.
Fernando Simões.
Pessoal. Fiz uma experiência com uma tábua de 32 mm de espessura simulando uma porta.
Dá para fazer a mesma coisa de maneira mais simples e mais automatizada.
Mas resolvi fazer essa experiência para testar as possibilidades do equipamento.
Grande abraço a todos.
Fernando.
Parabéns a todos vocês.
Fernando Simões.